Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado atende recomendação do CRMV-PB e mantém exigência de teste de mormo na Paraíba

Publicado

em

O Governo do Estado da Paraíba publicou a Portaria 121/2023 que estabelece normas para o trânsito intraestadual de equídeos e participação em eventos agropecuários. Entre as exigências está a de realização do exame de mormo, atendendo recomendação do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB).

O Brasil tem o 4ª maior rebanho equino do mundo, com aproximadamente 5,7 milhões de animais. A Paraíba conta com 66.111 cabeças de cavalo e se destaca pelo número de eventos agropecuários. Uma doença grave que afeta os equídeos e coloca em risco a saúde humana e animal é o mormo. Recentemente a exigência do exame sobre a doença foi suspensa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O presidente do CRMV-PB, José Cecílio, participou de reuniões e fez posicionamentos púbicos falando do perigo da suspensão da exigência do exame, ainda mais para estados nordestinos que convivem com casos da doença.

“A Portaria garante mais segurança para os animais e as pessoas. Vale destacar que não existe tratamento nem vacina para mormo. Um ponto que agrava o problema, é que podemos ter casos assintomáticos e isso representa um perigo para a região Nordeste que tem focos da doença, colocando em risco a saúde dos animais, a saúde humana e a realização de eventos agropecuários, interferindo no emprego e na renda de muitas pessoas. A decisão do Governo do Estado foi acertada”, disse.

O presidente do CRMV-PB observou que o prazo de validade dos exames de mormo no Estado será de 60 dias a partir da data da colheita da amostra em consonância com o parágrafo 4° da Instrução Normativa – MAPA n°. 06, de 16/1/2018. “É importante se ater a esse prazo para que não se tenha problemas com o transporte dos animais entre os estados e participações em eventos”, frisou.

De acordo com a Portaria, o trânsito intraestadual de equídeos fica condicionado à apresentação de: documento oficial de trânsito animal, aprovado pelo MAPA; resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando todo o período da movimentação; e demais exigências sanitárias, observada a legislação específica.

A Portaria estabelece ainda que fica dispensado do referido teste o equídeo com idade inferior a seis meses, desde que acompanhado da mãe e que esta apresente resultado negativo na prova de triagem ou complementar. A participação de equídeos em aglomerações dentro do estado fica condicionada à apresentação de: documento oficial de trânsito animal aprovado pelo MAPA; resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando todo o período do evento e o seu próximo destino e, demais exigências sanitárias, observada a legislação específica.

Sobre a doença – O mormo, popularmente conhecido como lamparão ou farcinose, é uma doença fatal e contagiosa que atinge os equídeos (cavalos, mulas, burros e jumentos), causada por bactéria. É considerado uma zoonose, ou seja, pode ser transmitido ao ser humano.

Os sintomas incluem febre, tosse e corrimento nasal, além de prostração e dispnéia. Na fase final da doença, a broncopneumonia leva o animal à morte por insuficiência respiratória.

A transmissão acontece pelo contato entre animais, ingestão de água e alimentos contaminados, inalação ou contato com materiais contaminados, como freio, bebedouro, comedouro, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo