Na noite dessa quinta-feira (14), o Centro Cultural Mestre Benedito foi palco da abertura da III Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo, evento organizado pela Secretaria de Cultura municipal (Secult) e que debate políticas públicas voltadas para as artes e para a cultura do município.
Com o tema “Cultura Viva para Inovação, Sustentabilidade e Diversidade cultural”, a Conferência segue as diretrizes estabelecidas pela Portaria n° 41, de 04 de julho de 2023, do Ministério da Cultura. O evento busca avaliar, debater e propor de forma democrática e participativa ações que possam engendrar políticas públicas voltadas para as artes e para a cultura. As atividades seguem nesta sexta-feira (15).
A iniciativa, que desde 2013 não era promovida, reúne sociedade organizada, classe artística e cultural e representantes do poder público interessados em fazer parte dos debates.
Durante a abertura do evento, o prefeito Vitor Hugo Castelliano demonstrou toda atenção que tem com o setor cultural, destacando as conquistas e o pioneirismo das ações do segmento.
“Neste espaço democrático, temos a grata satisfação de afirmar que temos a melhor Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba! Esses 5 anos não foram fáceis, porém, conseguimos profissionalizar a cultura de Cabedelo. Daqui pra frente, ninguém mexerá mais no que é próprio da Cultura, pois estará tudo protegido por lei”, disse.
O secretário de Cultura de Cabedelo, Igobergh Bernardo, entregou ao gestor do município a comenda “Prefeito Amigo da Cultura”, e em suas palavras destacou a importância da conferência e das ações realizadas nesta gestão. Ainda de acordo com Igobergh, Cabedelo é a primeira cidade na região metropolitana de João Pessoa a promover a Conferência Municipal após a reconstrução do Ministério da Cultura (Minc).
“A cultura é um local de desenvolvimento humano e esta é uma noite extremamente importante, simbólica e afirmativa, na qual estamos consolidando esse trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos. Durante esse tempo, lutamos muito pra ressignificar a confiabilidade da classe cultural com o poder público e, assim, alcançamos grandes resultados. Recentemente, no Encontro Nacional de Gestores, recebemos elogios de representantes do Minc apontando Cabedelo como gestão exemplo para o Brasil. Isso nos orgulha muito e não seria possível se os artistas não tivessem confiado no poder público. Também queremos destacar o pioneirismo de Cabedelo em formalizar o método de gestão com os 4 Ps da governança – envolvendo os Planos, Políticas, Programas e Projetos com foco na Agenda 2030”.
A III Conferência Municipal de Cultura de Cabedelo aborda os seguintes eixos temáticos: Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; e Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade. Na oportunidade também foi lançado o Programa Municipal Memória Viva, que já estava inserido no Plano Municipal de Cultura Viva e é dedicado à preservação e manutenção do patrimônio cultural material e imaterial de Cabedelo.
“Cabedelo é um município muito rico e diverso em cultura, por isso trago um abraço da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Este é o momento de conferir o que foi feito até então e o que tem que ser feito daqui pra frente. E também é a celebração da volta destes processos democráticos e onde vamos tratar dos temas que são do escopo da Cultura. Também é a hora de rever o que o segmento cultural local, junto com o poder público, querem para o município. Espero que todos tenhamos uma boa conferência e que todos estes eixos postos sejam amplamente debatidos. A participação social é muito importante nesse momento de redemocratização do país, pois já temos uma defasagem de 10 anos da última conferência. Cabedelo é um celeiro cultural muito importante e já possui alguns equipamentos. Uma cidade que tem cultura, tem desenvolvimento”, afirmou a coordenadora estadual do Ministério da Cultura, Rejane Nóbrega.
Apresentações – A noite de abertura foi abrilhantada com diversas apresentações culturais, dentre elas a performance sempre animada do Grupo de Coco e Ciranda do Mestre Benedito, sob o comando de Teca do Coco; coreografias premiadas do Ballet Jovem de Cabedelo (Apresentação solo de Any Evellyn com a performance “Deixe-me ir”; Apresentação solo de Vitória Isabel com a performance “Song for you”; e uma coreografia adaptada do espetáculo Rei Leão); e, por fim, a apresentação do grupo folclórico Farol da Pedra Seca.
Presenças – Estiveram presentes ao evento diversas autoridades, dentre elas, o secretário executivo do Fundo de Incentivo à Cultura – (FIC), Josemberg Pereira (representando o Governo do Estado); o presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, André Coutinho; o secretário de Finanças de Cabedelo, Ricardo Coelho; a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Desenvolvimento Humano de Cabedelo, Camila Holanda; a secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Geusa Ribeiro; a secretária adjunta de Cultura, Vera Simões; a reitora do IFPB Campus Cabedelo, Turla Alquerque.