Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo abre inscrições para projeto de apoio psicológico e às mulheres em situação de risco

Publicado

em

Promover o bem estar emocional de mulheres vítimas de violência doméstica ou outras agressões, por meio do fortalecimento da autoestima. Este é o principal objetivo do projeto Maria Transformadora, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cabedelo (SEPMDH), anunciado este mês.

A iniciativa vai disponibilizar 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas na sede da SEPMDH, localizada à Rua Manoel Araújo do Nascimento, 130. Jardim Brasília, entre os dias 11 e 15 de setembro. O 1º encontro do grupo está previsto para acontecer no próximo dia 18.

A proposta central do projeto é a criação de grupos de apoio para proporcionar o acesso da comunidade à ajuda profissional especializada e a processos de ajuda mútua. A ideia é trabalhar em parceria com organizações locais e profissionais de saúde mental para oferecer suporte completo às mulheres que se encontrem ou já passaram por situações de violência doméstica.

“O projeto foi elaborado para oferecer ao público alvo da SEPMDH um tipo de apoio especializado, por meio de uma liga onde elas se fortaleçam, compartilhem a fé e a força para superar seus traumas e recuperar sua autoestima. Nossa meta é buscar o empoderamento das participantes que, fortalecidas por meio da autoconfiança criada pelo grupo, não venham mais a se submeter a situações degradantes e tampouco aceitem que alguém seja exposto a essa condição”, explicou a secretária da Mulher, Camilla Holanda.

Estruturada para funcionar nos moldes das organizações de ajuda mútua, como o conhecido Alcoólicos Anônimos (A.A), a estratégia do projeto é organizar reuniões, nas quais os momentos de espiritualidade e partilha sejam a tônica dos encontros entre  mulheres vítimas de violência ou que estejam em situação de vulnerabilidade, assim como membros da comunidade LGBTQIA+ vítimas de preconceito e outras situações de violação de direitos e dignidade humana.

Os primeiros objetivos da proposta compreendem o acompanhamento psicológico individual e em grupo para mulheres em situação de risco, visando à melhoria da saúde mental e emocional das participantes e a promoção de encontros em grupo para discutir temas relacionados ao bem estar e ao fortalecimento espiritual dos participantes.

O projeto prevê, também, o estabelecimento de parceria com organizações locais que atendem mulheres em situação de risco, e deve funcionar a base de encontros semanais, alternando entre sessões de apoio emocional e atividades de desenvolvimento espiritual. Também serão oferecidas sessões individuais para aquelas mulheres com maior necessidade de acompanhamento.

Dinâmica do projeto – O Maria Transformadora busca a realização de atividades em conjunto com organizações de saúde mental e com outras instituições de apoio a mulheres em situação de risco, bem como a elaboração de materiais educativos e de capacitação para profissionais de saúde, visando a conscientização sobre a importância do apoio espiritual na recuperação emocional.

“Esperamos que esse projeto possa ajudar muitas mulheres em situação de risco, oferecendo um apoio integral e ajudando-as a recuperar a autoestima e a espiritualidade. Além disso, esperamos que o trabalho realizado ajude a conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional das mulheres em situação de risco”, acrescentou Camilla.

Risco e cuidado – O número de mulheres que vivem em situações de risco vem crescendo significativamente, sendo recorrente o número de casos que ocupam espaço na mídia diariamente. Por outro lado, são diversas as políticas públicas para atender as vítimas de violência doméstica, abuso sexual ou emocional, situações paralisantes que impedem muitas delas de avançar, em especial por seu lado psicológico e espiritual estarem abalados.

As ações direcionadas a esse fim se baseiam nos fundamentos da saúde integrativa segundo a qual o ser humano, considerado em sua complexidade, é composto pela tríade “corpo, mente e espírito”. Assim, a prática busca engendrar meios de cuidar do indivíduo como um todo, de forma a alcançar não só a cura, mas também seu bem-estar integral. Medidas que podem ser aplicadas nos casos das violências que, além das cicatrizes físicas, imprimem marcas muito mais profundas e complexas de serem tratadas.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo