Nos acompanhe

Notícias

Mangabeira: moradores lotam Avenida Josefa Taveira e assistem desfile cívico de escolas municipais

Publicado

em

Os moradores de Mangabeira lotaram a Avenida Josefa Taveira, no domingo (03/09), para assistir ao desfile cívico das escolas da Rede Municipal de Ensino, que abriu a programação em alusão ao dia 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil. A programação é promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), sendo organizada pela Seção de Bandas Escolares. No próximo sábado (9), o desfile será no Bairro dos Ipês, na Avenida Joaquim Pires Ferreira. Todos os desfiles acontecem das 8h às 12h.

A secretária de Educação e Cultura, América Castro, destacou a importância histórica do evento, que reforça o sentimento de pertencimento e reflexão. Ela ainda falou sobre a abertura dos desfiles ser realizada em Mangabeira e lembrou que até o final do mês outros bairros também terão desfiles. “Mangabeira é o pontapé, mas até o dia 24 nós teremos várias apresentações. Todos os distritos da Capital serão contemplados com a presença das nossas escolas, onde vamos mostrar os avanços da educação”, disse a secretaria, que agradeceu o empenho e a dedicação de todos para a realização do desfile.

A Polícia Militar abriu o evento em Mangabeira, seguida da Escola Militar e Bombeiro Civil, acompanhada da Banda Marcial da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda. Da Rede Municipal de Ensino desfilaram, neste domingo, 21 bandas marciais e 11 escolas.

Joalisson Souza, que é estoquista e mora em Mangabeira há 25 anos, disse que sempre acompanha os desfiles com a família e elogiou o evento. “O desfile aqui no bairro já é uma tradição e todos os anos nós prestigiamos esse evento, aqui na Josefa Taveira, que atrai muitas famílias. É bonito ver as crianças desfilando”, afirmou.

Além das escolas, desbravadores, escoteiros, grupo de idosos e academia de Jiu-Jitsu desfilaram acompanhados das bandas marciais das escolas municipais Deputado Fernando Paulo Carrilho Milanez, Duarte da Silveira, José Américo e Tharcilla Barbosa, respectivamente.

Um momento muito esperado foi o desfile dos alunos do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi) Arthur da Costa Freire, que entraram na avenida acompanhados da Banda Marcial da Escola Municipal Darcy Ribeiro.

A operadora de caixa Edvânia Souza contou que o filho Enzo, aluno do 6º Ano da Escola Municipal Luís Vaz de Camões, em Mangabeira, estava ansioso para participar do desfile. “É a primeira vez que ele participa do evento e estava muito empolgado, esperando por esse momento. Então, eu vim assistir e achei muito bonito e muito organizado”, avaliou. O estudante não escondeu a satisfação de representar a escola e já planeja participar do desfile no próximo ano. “Estarei aqui, com certeza”, completou Enzo de Souza.

Ainda participaram do desfile cívico o Clube de Aventureiros, além de escolas da rede estadual da Capital, escolas particulares e Banda Fanfarra Simples CEI de Itabaiana-PB. O encerramento do primeiro dia foi feito pela Banda Marcial Sênior da Sedec, que é formada por professores e ex-alunos da Rede Municipal de Ensino.

O desfile cívico tem o apoio de várias secretarias municipais, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, também foi parceiro do evento.

Programação dos desfiles cívicos até o final do mês:

Sábado (09)
Bairro dos Ipês – Avenida Joaquim Pires Ferreira

Domingo (10)
Bairro José Américo – Avenida Hilton Souto Maior

Sábado (16)
Bairro das Indústrias – Avenida Cidade de Cajazeiras

Domingo (17)
Bairro Valentina de Figueiredo – Campo da Marquise, início da Rua Avelina dos Santos

Sábado (23)
Bairro Funcionários II – Rua Desembargador João Santa Cruz de Oliveira

Domingo (24)
Bairro Alto do Mateus – Rua Joca Velho

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Brasil

Apoiador de Bolsonaro, deputado paraibano é indiciado pela Polícia Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), conhecido por ser um dos mais ferrenhos defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), confirmou ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF).

Segundo Gilberto, o suposto motivo teria sido por ter cumprido o dever de fazer denúncias na Tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, acerca da conduta do delegado Fábio Alvarez Shor, a quem aponta como responsável por “vários inquéritos ilegais contra inocentes brasileiros”.

Roubei? Matei? Trafiquei drogas? Pratiquei corrupção? NÃO! Apenas cumpri com o meu dever; fiz denúncias na tribuna da câmara dos deputados sobre a conduta do delegado Fábio, que está à frente de vários inquéritos ilegais contra inocentes brasileiros. Os ditadores não irão nos calar!“, disse o parlamentar que se acosta no Artigo 53 da Constituição Federal que diz: “Os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos“.

Confira postagem:

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo