A primeira chamada do programa Arte na Bagagem, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, selecionou 31 propostas artísticas para circulação regional, nacional e internacional. O resultado final da análise técnica foi divulgado no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (31) e está disponível para consulta na página da Secult, no Portal do Governo no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/arte-na-bagagem
Entre as propostas selecionadas há sete obras que farão circulação internacional em Portugal, Suíça, Argentina, Dinamarca, Itália, Moçambique e Paris. Outras sete obras foram selecionadas para circulação regional nos Estados do Piauí, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. As demais 17 propostas artísticas farão circulação nacional nos Estados de Goiás, Pernambuco, Amazônia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Essas propostas envolvem a participação de 56 artistas e as viagens deverão ocorrer até 30 de novembro de 2023.
Segunda chamada – As inscrições para a segunda chamada do programa foram iniciadas nesta sexta-feira (1) e poderão ser feitas até 30 de setembro. O resultado dessa etapa será divulgado em 27 de outubro de 2023 e as viagens deverão ocorrer até 24 de fevereiro de 2024.
‘Arte na Bagagem’ é um edital de chamamento público lançado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), com o objetivo de contribuir para a inserção da produção cultural paraibana em níveis regional, nacional e internacional.
O edital prevê 300 iniciativas de circulação artística, totalizando investimento de R$ 1 milhão, divididos em duas chamadas: 140 iniciativas para circulação nos estados da região Nordeste, exceto a Paraíba; 100 iniciativas de circulação nacional; e 60 iniciativas de circulação internacional.
Segundo o texto do edital, as propostas podem prever a participação de artistas solo ou em grupo, em eventos como festivais, mostras, exposições, lançamentos, feiras, encontros, congressos, simpósios e seminários relacionados ao segmento artístico-cultural.
Como produto estão definidos apresentação, performance, exposição ou exibição de obras e produtos culturais nas áreas de música, dança, circo, teatro, artes visuais, fotografia, histórias em quadrinhos, literatura, audiovisual, artesanato, capoeira, hip hop, gastronomia, moda, expressões das culturas tradicionais e originárias (ciganas, indígenas e quilombolas).
Acesse o Edital, Formulário de Inscrição e demais anexos do ‘Arte na Bagagem’ no link
https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/arte-na-bagagem