Nos acompanhe

Paraíba

Saúde promove campanha Setembro Amarelo de combate e prevenção ao suicídio

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial, abriu, na manhã desta sexta-feira (1º), a campanha Setembro Amarelo, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), em João Pessoa. Este ano, a programação da campanha tem como tema “Não existe cuidado em saúde mental sem combate à desigualdade social”.

De acordo com a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Mendes, o mês de setembro é um período voltado para o combate e conscientização sobre a prevenção ao suicídio. E o movimento Setembro Amarelo envolve não só toda a população, mas também os trabalhadores da Saúde Mental, usuários da rede de atenção psicossocial, estudantes e profissionais da SES.

“O intuito é levar informações para o máximo de pessoas que em algum momento da vida está passando por algum tipo de dificuldade e necessita de um auxílio. A gente sabe que as condições de desigualdade da população influenciam muito no seu sofrimento, bem como no seu dia a dia, então o tema do Setembro Amarelo deste ano vem para dizer que o fortalecimento das políticas públicas faz toda a diferença quando o usuário está em sofrimento, não só a política de saúde, mas a de assistência, educação, moradia e renda. Então, esse movimento é voltado para toda a população”, pontuou.

A gerente ressaltou a importância da pessoa ou a família que perceber alguém passando por algum momento difícil na vida ou por algum tipo de sofrimento, que perdura e não passa, ou que está deixando de fazer algo que gosta e não tem mais estímulo para cuidar da sua autoestima, que procure um profissional de saúde no serviço de atenção à saúde ou vá diretamente ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em sua região.

“O importante é que a pessoa e sua família saibam que existe ajuda de equipes multiprofissionais de saúde capacitadas, que vão fazer uma escuta qualificada, para orientar o melhor caminho e o direcionamento certo a indicar. O atendimento vai diagnosticar se é o caso dessa pessoa receber um acompanhamento terapêutico com um psicólogo, se precisa de alguma prática integrativa de saúde ou de um encaminhamento a um médico psiquiatra. O importante é que ela vai receber os cuidados necessários para sair do sofrimento”, explicou.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFPB, Roberta Rocha; da gerente de Atenção à Saúde da SES, Isabel Sarmento; e da gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Mendes, além dos usuários dos Caps e os estudantes da residência multiprofissional em saúde mental da UFPB.

O suicídio é um importante problema de saúde pública com impactos na sociedade como um todo e é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

PROGRAMAÇÃO:

01/09 – ABERTURA DO SETEMBRO AMARELO AUDITÓRIO DA FAEPA
Palestrantes: Lucilvio Silva e Ivoneide Lucena

06/09 – EDUCACÃO EM SAÚDE COM TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA*
Tema: Rede de Atenção Psicossocial e Redução de Danos
*Restrito aos profissionais da EMLUR

14/09 – SAÚDE MENTAL DO(A) TRABALHADOR(A) PARA SERVIDORES DA SES
• Relaxamento
• Práticas de Cuidado (PICS)
• Roda de Conversa sobre Promoção de Saúde Mental no Trabalho

18/09 – PROGRAMAÇÃO JUNTO AO CAPS AD JOVEM CIDADÃO
19/09 – Cinema
20/09 – Oficina DH no Jardim Botânico
21/09 – Práticas Corporais na Praia
22/09 – Café com Prosa no CAPS

28/09 – EDUCAÇÃO CONTINUADA SEMANA S
Local: CAPS AD II – Jovem Cidadão
Tema: Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada

29/09 – ENCERRAMENTO – 14ª REGIÃO DE SAÚDE
Local: Centro Cultural Fênix Mamanguape
Tema: As interfaces do cuidado em saúde mental para além do Setembro Amarelo

Continue Lendo

Paraíba

TJPB aceita denúncia do MP contra prefeito por irregularidades junto a previdência dos servidores

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual contra o prefeito de Desterro, Valtércio de Almeida Justo. De acordo com a acusação, o gestor deixou de repassar integralmente ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Desterro (Desterropreve) as contribuições previdenciárias patronais entre os anos de 2017 a 2020.

O Ministério Público ressaltou que o Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares as contas do município de Desterro durante o período indicado, devido à omissão do prefeito no repasse dos encargos previdenciários.

Durante o julgamento, a Procuradora de Justiça Vasti Cléa Marinho afirmou que as provas colhidas demonstram que o gestor, repetidamente, deixou de pagar as contribuições, violando a Lei Municipal nº 207/2009. “A prova coletada demonstra que o acusado, mês após mês, não pagou os valores da contribuição patronal, descumprindo nitidamente a legislação”, declarou a procuradora.

O relator do processo, desembargador Frederico Coutinho, no voto do processo nº 0817608-81.2023.8.15.0000, destacou que a denúncia atende aos requisitos estabelecidos pelo artigo 41 do Código de Processo Penal. “Encaminho meu voto pelo recebimento da denúncia contra Valtércio de Almeida Justo, porém, sem o afastamento do cargo”, concluiu o desembargador.

Continue Lendo

Paraíba

João prestigia Final do Campeonato Brasileiro de Ginástica e destaca importância do evento na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo prestigiou, no domingo (22/09), a Final do Campeonato Brasileiro de Ginástica, ocasião em que também participou da premiação aos atletas. Realizado no Ginásio Ronaldão, o evento trouxe, logo após as Olimpíadas de Paris, nomes como Rebeca Andrade, ouro na capital francesa, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa, Júlia Soares e Arthur Nory.

Para João Azevêdo, a escolha da Capital paraibana para sediar o Brasileiro de Ginástica demonstra a capacidade do Estado na realização de grandes eventos. “Gostaria de agradecer a todos que tiveram a oportunidade de ajudar na formatação e na execução desse grande projeto, que levou a Paraíba para o Brasil e para o mundo, mostrando a nossa capacidade de realizar grandes eventos. Gostaria, ainda, de agradecer à nossa Confederação Brasileira de Ginástica, em nome de Cacá Resende, que dirige de maneira brilhante a CBG. Estamos prontos para fazer pelo esporte aquilo que nos cabe”, afirmou.

“É uma honra e uma grande satisfação participar dessa Grande Final do Campeonato de Ginástica. São eventos que incentivam nossos jovens, que têm a oportunidade de ficar ao lado de seus ídolos, mas também que movimentam a nossa economia. Por isso, o nosso Governo não medirá esforços para que a Paraíba continue a sediar esses espetáculos”, garantiu o chefe do Executivo estadual, no Ronaldão lotado.

Rebeca Andrade externou satisfação por estar na Paraíba e destacou a importância do evento. “É muito importante poder mostrar que vários lugares podem receber esportes que são de tamanha grandiosidade. Foi uma honra estar aqui, foi uma honra poder conhecer tantas pessoas. Acredito que aqui a gente tenha muitos talentos também e espero que isso continue sendo incentivado”, comentou.

Em seguida, o governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins participaram da cerimônia de premiação aos finalistas. O gestor paraibano entregou medalhas a própria Rebeca Andrade, primeiro lugar na prova de paralelas assimétricas (14,500), Gabriela Vieira (13,100) e a Isabel Ramos (13,000). No individual geral, a campeã foi Júlia Soares — Rebeca, a grande favorita, não participou da prova.

Já a primeira-dama participou da premiação às finalistas do solo feminino: Hellen Silva (13,300); Júlia Coutinho (13,200) e Maria Heloisa Moreno (12,667).

Também ocorreram competições no masculino. No salto, por exemplo, o campeão foi Tomás Florêncio (14,200); Diogo Soares, com nota 14,150, foi prata; e Yuri Guimarães (13,900) foi bronze. O grande destaque foi Caio Sousa, com a conquista do individual geral e três medalhas de ouro na barra fixa, nas paralelas e nas argolas.

A Final do Campeonato Brasileiro de Ginástica foi prestigiada por Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel); Harlen Vilarim, secretário-executivo da Sejel; Maria Luciene Resende, presidente da CBG, entre outras autoridades.

Logo após o Campeonato Brasileiro de Ginástica, João Pessoa continua na rota dos grandes eventos esportivos, com o Paraíba Beach Games. Serão 45 dias dedicados aos esportes de praia, com destaque para as etapas do vôlei de praia — entre as quais, o Circuito Brasileiro e o Mundial e os Jogos da Juventude. O Beach Games tem início a partir de 10 de outubro.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta segunda: Justiça julga pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Raíssa Lacerda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça irá julgar o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa da vereadora Raíssa Lacerda (PSB), nesta segunda-feira (23/09). A parlamentar da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi presa Polícia Federal (PF) na quinta-feira (19/09) durante a segunda fase da ‘Operação Território Livre’, na Capital do Estado da Paraíba, para combate ao aliciamento violento de eleitores e organização criminosa atuante.

Raíssa é suspeita de liderar um esquema criminoso que, através de controle de território, juntamente com outras pessoas investigadas, estaria exercendo influência no pleito eleitoral, praticando condutas de constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.

Os advogados da vereadora Raíssa apresentaram pedido de habeas corpus alegando que ela é ré primária, possui boa conduta social e bons antecedentes, tem residência fixa e exerce o cargo de vereadora de João Pessoa, de modo que não haveria qualquer risco a devida persecução criminal no presente caso.

Além disso, a equipe jurídica de Raíssa argumenta que ela possui Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada e depressão. A defesa também informou que Lacerda é curadora e representante do irmão que é pessoa inimputável e com deficiência mental.

O pedido será analisado pela juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio de Novais.

A defesa da parlamentar também alega que não existe qualquer envolvimento da vereadora com aliciamento violento de eleitores e com o tráfico de drogas e disse que Raíssa está sendo vítima de acusações mentirosas para mancharem a imagem dela e obterem vantagens eleitorais prejudicando a sua candidatura.

Na primeira fase da operação, realizada na terça-feira (10/09) a parlamentar já havia sido alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Na ocasião, foram apreendidos, o montante de R$ 35 mil em dinheiro, vários documentos com dados pessoais de diversas pessoas, que não eram residentes no local da busca, além de contracheques de funcionários da Prefeitura e aparelhos celulares, provas que podiam indicar materialidade e autoria e reforçar os elementos já colhidos durante a investigação policial, objetivando a responsabilização dos envolvidos pelos crimes eleitorais praticados.

Na segunda fase, após coleta de novas provas, foi determinada a prisão da vereadora e também de outras cinco pessoas: Pollyana Monteiro Dantas dos Santos, suspeita de pressionar moradores do bairro São José para determinar em quem eles devem votar; Taciana Batista do Nascimento, usada por Pollyana para exercer influência na comunidade, uma vez que é ligada ao centro comunitário Ateliê da Vida; Kaline Neres do Nascimento Rodrigues, articuladora de Raíssa Lacerda no Alto do Mateus; suspeita de ter ligação com facções do bairro; e, Keny Rogeus Gomes da Silva, marido de Pollyanna e apontado como chefe da facção criminosa ‘Nova Okaida’; já estava preso no PB1.

Continue Lendo