Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de CG realiza ação de autocuidado para gestantes e lactantes no Cras Zona Leste

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande realizou mais uma ação dentro da programação da XII Semana do Bebê, através da Secretaria de Assistência Social (Semas). O evento ocorreu no Complexo Esportivo Plínio Lemos, na dessa quarta-feira (30), no bairro José Pinheiro e foi voltado para mulheres gestantes e lactantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz nesta região de abrangência.

Ao todo, 28 mulheres participaram de uma palestra sobre a importância da amamentação, ministrada pelas equipes do Criança Feliz e do Centro de Referência em Assistência Social – Cras Zona Leste, que também esteve à frente da organização. Equipes do Programa de Educação Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda) realizaram atividades com as crianças e adolescentes presentes, assim como o Palhaço Patatá, que ainda realizou brincadeiras. Já a Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) fez atividades de relaxamento com as mães, através de educadores físicos.

Um dos focos principais do evento foi oferecer serviços de estética às mães, como forma de promover o autocuidado, através de oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cras Bodocongó. Andreia Santos, é mãe de uma bebê de um ano de idade, e é acompanhada pelo serviço. Ela disse que gostou muito do evento. ’Nós aproveitamos muito, tanto eu quanto minha filha, interagimos com outras pessoas da comunidade e tivemos uma tarde bem divertida e maravilhosa’, disse a mulher.

Grávida de sete meses, Maria Cristina está há 1 mês sendo acompanhada pelo Criança Feliz. Ela conta qual foi a impressão desse primeiro evento do qual participou: ’Eu amei tudo! Fiz as sobrancelhas e escovei o cabelo. Eu fiquei feliz por poder tirar um tempo para mim, pois quando engravidamos nos preocupamos menos com a gente e olhamos mais para as questões da gravidez’, afirmou.

Conforme Fabricia Lacerda, coordenadora do Cras Zona Leste, esse evento mostra como a Prefeitura está empenhada em se voltar ao bem estar na maternidade. ’Trabalhar a autoestima com esse público é muito importante e ainda tivemos a oportunidade de repassar informações, porque o papel da gente é justamente distribuir o conhecimento. Com relação ao autocuidado, pensamos nisso porque às vezes as gestantes ficam mais esquecidas pela família, porque voltam mais a atenção para o bebê. Esse é mesmo um momento muito importante’, pontuou a coordenadora.

De acordo com Meruska Aguiar, coordenadora do Criança Feliz, essa ação, articulada de forma intersetorial, com o apoio da Supervisão dos Cras, teve um resultado muito positivo. ’A gente convidou essas mulheres para esse dia de cuidado, junto à outras atividades, pensando dentro da perspectiva da Semana do Bebê, então mobilizamos várias equipes para irmos além de repassar informações sobre a amamentação, em um momento que elas também fossem cuidadas. Tudo isso deu muito certo’, finalizou a coordenadora.

Continue Lendo

Paraíba

Secties abre 200 vagas para maratona de soluções sustentáveis no Campus Academy

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), abre 200 vagas para o Campus Academy, maratona realizada dentro da programação do Campus Festival 2024. O evento acontecerá dos dias 4 a 6 de dezembro, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa.

A maratona vai propor soluções para problemas relacionados às Mudanças Climáticas. De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, essa programação com foco em aspectos de sustentabilidade é fundamental para que “a gente possa conviver com o desenvolvimento tecnológico, preservando a Natureza, mantendo o Meio Ambiente e garantindo que tenhamos um mundo melhor”, destacou.

Para Will Fonseca, CEO da Luz Criações, a parceria com a Secties é muito importante para a realização do evento. “Ela nos ajuda a transmitir tudo aquilo que temos como missão: trazer desafios reais para problemas reais e encorajar os jovens para trabalharem em equipe”, completou.

As vagas  As vagas para o Campus Academy serão distribuídas entre 40 equipes de cinco participantes. O objetivo da maratona é orientar e dar oportunidades a jovens interessados em se conectar com o universo empreendedor, reforçando o senso crítico e estimulando a resolução de problemas.

As inscrições  As inscrições vão até o dia 3 de dezembro e podem ser realizadas, de forma gratuita, via plataforma Sympla, através do endereço eletrônico: sympla.com.br/evento/campus-academy-2024/2682336.

Quem pode se inscrever? – Podem se inscrever estudantes de graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior Públicas ou Privadas da Grande João Pessoa, de forma individual ou em equipe.

Sobre a maratona – O modelo da maratona será um ‘ideathon’, com a proposta de geração de ideias e modelos de negócios sustentáveis, que envolve seis desafios a serem propostos durante o Campus Academy. Ao final, as três equipes com melhor desempenho serão premiadas e todos os estudantes recebem certificado de participação.

Para a participação, os estudantes devem levar os próprios equipamentos como notebooks, cabos de carregamento de bateria, tablets e celulares. O Academy vai acontecer no 1º andar da Torre da Estação Cabo Branco.

Campus Academy – O evento faz parte do conjunto de ações Campus Festival – Academy, Talks, Creators, Comedy, Arts e Music – e é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Luz Criações e o Sebrae-PB.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba adota leis contra racismo recreativo e discriminação na primeira infância

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na semana que o Brasil reflete o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 20 de novembro, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) lembrou novas legislações em vigor na Paraíba, que combatem o racismo estrutural.

A parlamentar destacou que a Casa de Epitácio criou novos instrumentos no último ano, a exemplo da Lei 576/2023 que institui um Programa de Conscientização e Combate ao Racismo Recreativo na Paraíba.

“Devido ao uso de maneira descontraída, o racismo recreativo acaba sendo difícil de ser identificado e por consequência, difícil de ser combatido. Era necessário e urgente medidas e ferramentas que facilitem a identificação, no momento em que acontece, e que seja denunciado e combatido imediatamente”, alertou.

Francisca Motta citou como exemplo, jogos eletrônicos que imitam a condição da escravidão no Brasil, e que por pressão social foram retirados do ar. “São dispositivos recreativos utilizados como forma de opressão racial. O que é uma perversidade, porque mexe com o inconsciente e a emoção dos usuários”, completou.

A Lei Estadual defende redes e plataformas digitais que operem para a promoção da igualdade racial; promove a pauta antirracista através do combate às piadas e falas que reforçam o imaginário racista sobre a população negra; promove o desenvolvimento de cursos, oficinas e palestras nas escolas e locais de trabalho sobre o racismo recreativo e suas consequências, além do incentivo para que empresas tenham um Serviço de Atendimento ao Cliente ou Ouvidoria que acolha os casos de racismo recreativo no ambiente de trabalho.

Programa Criança Sem Racismo

Francisca Motta defendeu que o racismo estrutural seja combatido ainda na infância, com um amplo projeto de promoção e valorização da cultura negra, através do que propõe o Marco Legal da Primeira Infância.

“Os efeitos do racismo desde os primeiros anos de vida são prejudiciais para o desenvolvimento pleno das crianças, especialmente daqueles que têm até seis anos de idade”, acrescentou.

Entre as diretrizes da Lei 2653/2024, que institui o Programa Criança Sem Racismo na Paraíba está a orientação às famílias, bem como, aos Órgãos da Administração Direta e Indireta sobre as maneiras de contribuir para uma infância sem racismo; a promoção da equidade na educação a partir da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nas escolas estaduais, assim como, a implementação das Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola e dos Povos Indígenas no Estado, entre outras indicações.

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Militar divulga lista de nomes que tiveram pedidos de isenção deferidos para o CFO/2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) divulgou a lista de nomes constantes no resultado da análise de recursos do pedido de isenção dos candidatos (as) do Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Paraíba – CFO/PM/2025.

De acordo com o Ato nº 002-CCCCFO-PM/2025, a lista foi aprovada pela Comissão Coordenadora do Concurso para o CFO PM-2025.

Cliqu aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo