O trabalho do Governo da Paraíba para a execução da Lei Paulo Gustavo (195/2023), que levará recursos para o setor cultural, ganhou o reforço de estrutura e de pessoal do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A instituição vai disponibilizar oficinas de elaboração de projetos e oferecer espaço físico para as inscrições dos proponentes nos editais que serão lançados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).
O acordo de cooperação científica, tecnológica e cultural foi assinado nessa quinta-feira (31), com a presença do secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Antônio Rangel Júnior; e da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho.
O IFPB disponibilizará pontos de inscrição para os artistas locais, promovendo o envolvimento com os grupos culturais dos territórios em que estão inseridos e viabilizando ações de extensão futuras.
Os 22 polos de inscrição estarão nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Esperança, Soledade, Picuí, Cuité, Monteiro, Sumé, Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Pombal, Princesa Isabel, Itabaiana e Pedras de Fogo.
“As instituições têm realmente que se juntar, sobretudo numa missão importante como essa. Somos uma instituição de ensino e devemos estar ao lado dessas pessoas, isso também nos fortalece. Precisamos iniciar um diálogo mais próximo e compartilhado com esses grupos”, avaliou a reitora Mary Roberta.
Parceria replicada – O secretário Pedro Santos disse que a parceria IFPB-Secult vai gerar frutos, entre eles territorializar oportunidades, já que o Instituto está bem situado no estado e a Fapesq tem experiência no processo.
“Essa nossa experiência já está sendo replicada por outros estados. Depois que anunciamos que haveria uma parceria com o IF, o Rio Grande do Norte já está se aproximando da UFRN, e Pernambuco também deve seguir o caminho”, revelou Pedro Santos.
A reitora Mary Roberta também revelou que, no Fórum de Pró-Reitores de Extensão dos IFs, ela anunciou a parceria em andamento na Paraíba, e a iniciativa foi considerada ‘gol de placa’. Pedro Santos completou: “Estamos apenas convergindo competências, os times estavam prontos”.
“A lei Paulo Gustavo é extremamente importante e dará um impulso muito grande à cultura. A Fapesq, uma instituição dedicada à ciência, tecnologia e inovação, entende que dentro da cultura também há espaço para a ciência. Agradecemos essa parceria e faremos o melhor possível para que o projeto tenha êxito”, disse o presidente da Fapesq, Antônio Rangel Júnior.
Da reunião, na sede do IFPB em João Pessoa, participaram também a pró-reitora de Extensão e Cultura Josy Batista; o diretor de Cultura Erivan Lopes, o assistente da Proexc, Adilson Luiz Silva; o diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro; o chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura, Edilson Parra; e o assessor Jurídico da Secretaria de Cultura, Ednaldo Paulo Santos Filho.
Edital aberto – Um edital selecionando bolsistas para atuarem na operacionalização desse trabalho já está aberto. Podem se inscrever estudantes e servidores do IFPB. A atuação será na coordenação das inscrições (servidor) e monitor das inscrições (estudantes). As inscrições vão até este domingo (3).
Acesse o edital – https://www.ifpb.edu.br/proexc/editais/extensao/ano-2023/edital-proexc-no-18-de-29-de-agosto-de-2023