O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), foi destaque na reunião do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), realizada na manhã desta terça-feira, 29, em João Pessoa.
O superintendente da STTP e presidente do núcleo, Carlos Dunga Júnior, explicou os resultados positivos atingidos pelas ações do NEAT. A partir das intervenções de fiscalização, educação e sinalização, determinadas pelo núcleo, em alguns pontos, a redução do número de sinistros e óbitos chega a 100%.
Além disso, o NEAT já realizou cerca de três mil atendimentos conjuntos às vítimas de sinistros de trânsito, em um trabalho que envolve o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os Agentes de Trânsito da STTP.
Durante a apresentação aos conselheiros do Cetran, do qual Dunga Júnior. é membro titular (tendo como suplente o assessor Jurídico da STTP, Gilberto Aureliano), o mesmo explicou que iniciativas como a do NEAT podem ser realizadas em outras localidades e que, inclusive, diversas cidades brasileiras estão enviando representantes a Campina Grande para conhecer o trabalho do núcleo que já foi reconhecido no Prêmio Senatran, em 2022, e no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, em 2023.
“É muito importante debater com um corpo técnico capacitado com este que é o Cetran. O NEAT é uma iniciativa que merece ser replicada porque cumpre um objetivo básico, estabelecido no Código de Trânsito e no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é salvar vidas”, explicou Dunga.
Durante a apresentação, Dunga estava acompanhado do gerente de Trânsito da STTP, Gustavo Alvarez; do coordenador do NEAT, Jefferson Farias; e da chefe de Estatística do núcleo, Wanessa Albuquerque.
Sobre o NEAT
O NEAT, criado em 2021, é composto por membros da STTP, PRF, CPTran, Corpo de Bombeiros, SAMU e Hospital de Traumas. As reuniões acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.
Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação.
Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU.
Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam.