O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz, recebeu, na manhã desta terça-feira (29), a visita institucional de um grupo de auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de Roraima, designado pelo presidente da Corte de Roraima, conselheiro Célio Rodrigues Wanderley, para conhecer ferramentas de fiscalização criadas pelo TCE-PB para aprimorar e fortalecer o sistema de controle externo.
O grupo foi recebido pelo diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson Fernandes Santana, que apresentou as inovações e a experiência do Tribunal no uso de ferramentas tecnológicas adotadas pelo órgão no âmbito da fiscalização das prestações de contas municipais, contas de governo, acompanhamento de gestão e transparência.
Para colher informações das ferramentas tecnológicas e à atuação da auditoria, uma delegação do TCE-RR foi composta pelo secretário Geral de Controle Externo, Roberto Riverton de Souza Veras; a secretária de Contas de Governo, Priscylla Martins Viana de Carvalho; o coordenador do Centro de Informações Estratégicas Jonathas Coutinho da Silva e dos auditores de Controle Externo, Thomé Bayma Oestreicher; Aurisfran Feitosa de Oliveira; Bruno César Barreto Figueiredo; Marcos Vitor Carvalho de Souza; Angelina Batista de Souza e Maria do Perpétuo Socorro Moura Pinho.
Na oportunidade, o presidente do TCE-PB apresentou a ferramenta AJUNTA, que faz uso de inteligência artificial, e é considerada a primeira ferramenta do país capaz de detectar automaticamente a formação de conluio em licitações públicas a partir de cruzamentos de mais de 30 bancos de dados. Ela tem capacidade de receber e processar documentos, acolher denúncias e gerar, automaticamente, dados úteis às ações preventivas e corretivas dos Tribunais de Contas.
O Conselheiro Nominando Diniz, no final da reunião, agradeceu ao grupo o fato de terem escolhido o TCE-PB como referência para obtenção de dados necessários para o aperfeiçoamento do trabalho realizado pelo TCE-RR. Ele enfatizou a importância dos auditores na estrutura dos órgãos fiscalizadores, especificamente no que diz respeito à formação técnica e o ingresso por meio de concurso público, referindo-se ao quadro de auditores do TCE-PB, que é muito qualificado e comprometido com os interesses da administração pública.