Nos acompanhe

Paraíba

Preso por corrupção, prefeito paraibano diz ser vítima de “julgamento antecipado”

Publicado

em

O prefeito de São Mamede, Umberto Jeferson, preso na segunda fase da operação ‘Festa no Terreiro’, após ser solto na noite da segunda-feira (28/08), após autorização concedida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), publicou um texto dizendo que figuras públicas como ele, na maioria das vezes, sofre com o “julgamento antecipado“.

Na mensagem, o gestor agradeceu pelas mensagens de apoio que teria recebido e, se referiu à “resiliência” como uma necessidade, “principalmente em rede social” onde estaria sendo alvo do dito “julgamento antecipado […] para massagear o ego doentio de quem não te conhece e se alegra com a desgraça alheia“.

O operação especial foi realizada pela Polícia Federal (PF) em parceria com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), do MPPB (Ministério Público da Paraíba), com o objetivo de combater a existência de um suposto esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Leia também: Polícia Federal prende prefeito no Sertão por suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro

Confira a íntegra do texto:

Agradeço as milhares de mensagens, orações e energias positivas enviadas, foram fundamentais para fortalecer minha convicção que agüentarei [sic] carregar esse fardo do contraditório, junto com nossos advogados, pelo período que for necessário até provar e esclarecer todos os fatos.

Qualquer figura pública deve ter resiliência, na maioria das vezes sofremos julgamento antecipado, principalmente em rede social, para massagear o ego doentio de quem não te conhece e se alegra com a desgraça alheia.

Minha resposta aos críticos, durante quase todos esses 7 anos à frente da Prefeitura de São Mamede foi o trabalho e o mesmo irá servir de base para minha defesa, inclusive nos destaques dessa página há registros institucionais, de populares e da mídia regional sobre as obras do programa Avança e sua rápida execução já durante os 2 primeiros meses após a ordem de serviço em 2021.

Além disso, todos os meus bens declarados e compatíveis com meus rendimentos.

Desejarei sempre o melhor para São Mamede, ficarei na torcida e que Deus continue abençoando.

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Machado e Jaceline Marques são demitidos do Sistema Correio durante programa ao vivo; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os comunicadores Emerson Machado e Jaceline Marques foram demitidos, na manhã desta segunda-feira (23/09), do Sistema Correio de Comunicação. A demissão aconteceu, surpreendentemente, durante o programa que eles apresentaram até hoje, o Correio da Manhã, na 98 FM.

A alegação é de que a empresa mudará o perfil do radiofônico matutino. A notícia do desligamento foi feita pelo jurídico da emissora, por meio do advogado Ricardo Pacheco, às 7h30. O programa foi ao ar até às 8h. Machado e Marques aproveitaram os minutos finais do programa para se despedir dos ouvintes. Jaceline também deixa a TV Correio, onde ocupava o cargo de repórter.

Confira em publicação feita pelo jornalista Hyldo Pereira:

Continue Lendo

Paraíba

Vacina oral da poliomielite será substituída por dose ainda mais segura e eficiente na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP. A mudança se dará até o dia 4 de novembro e alcançará a Paraíba e todos os Estados brasileiros.

O Brasil tem se destacado positivamente no avanço das coberturas vacinais, mesmo após enfrentar declínios desde o ano de 2016. E a vacinação contra a poliomielite no país é uma das causas do resultado positivo. Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o momento, a Paraíba já atingiu 86% de cobertura da VIP. Em 2023, o estado alcançou 87,58%.

A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.

A substituição no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI) e recebeu aval do colegiado. A decisão contou com a participação dos representantes de sociedades científicas, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – dose de reforço

O Ministério da Saúde já enviou recomendações aos estados para que desenvolvam ações e preparem seus respectivos municípios para a retirada da VOPb e a substituição das doses de reforço.

A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977. 

E o Zé Gotinha, continua?

Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite. Mas o personagem entrou em campo também para alertar sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Portanto, ele continua trabalhando em prol da imunização.

O Zé Gotinha se tornou um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante no processo de educação e combate às notícias falsas. Não por acaso, a mascote da imunização venceu, no início de 2024, o prêmio oferecido às melhores figuras do universo digital na categoria Brand Persona, do iBest. O personagem já atuou diversas vezes para mobilizar e incentivar a vacinação. Isso surtiu resultados positivos: em 2023 foi registrado crescimento da cobertura vacinal de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil em relação a 2022 – avanços que fizeram com que o Brasil saísse do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas no mundo.

Acesse o informe técnico

Saiba quais são as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação

Continue Lendo

Paraíba

Modernização de espaços comerciais de Mamanguape é compromisso de campanha de Eduardo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (16/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é a modernização e reestruturação dos espaços comerciais da cidade. Serão ações que promovam acessibilidade, mais conforto e atrativos com o objetivo de ampliar o desenvolvimento econômico local. Eduardo também garantiu criar um calendário de eventos com feiras e exposições para fortalecer o comércio.

Veja mais:

Continue Lendo