Nos acompanhe

Paraíba

Confusão: integrantes da Associação dos Ambulantes tentam invadir Plenário da Câmara de João Pessoa

Publicado

em

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) foi palco na manhã desta terça-feira (29/08) de um tumulto que obrigou ao presidente da Casa Legislativa, vereador Dinho Dowsley (Avante) a ameaçar convocar a Guarda Municipal e a Polícia para conter os ânimos.

De acordo com as primeiras informações, os ambulantes foram protestar contra o PLO 1590/2023, Projeto apresentado pelo vereador Marcílio do HBE (Patriota), aprovado na última semana, que cria o ‘Comitê Gestor dos Blocos Tradicionais no Período de Pré-Carnaval em João Pessoa’ com objetivo de “disciplinar” a ‘Via Folia’, corredor utilizado pelos blocos tradicionais carnavalescos que desfilam na Avenida Epitácio Pessoa no período de pré-carnaval em João Pessoa, alcançando inclusive, a comercialização de produtos e serviços.

O tumulto “cresceu” exatamente na hora em que Marcílio passou a fazer uso do microfone durante a Sessão, fato que obrigou a intervenção do presidente da Casa de Epitácio Pessoa.

Confira o áudio:

 

Segundo o presidente da Casa, “todo protesto nesta Casa é bem-vindo. A Casa está de portas abertas, mas, não pode chegar aqui querendo quebrar vidraça, atropelar o processo“.

De acordo com o Dinho, o tumulto foi provocado por integrantes da Associação dos Ambulantes que queria obrigar a discussão do tema que estava fora da pauta do dia.

Ainda segundo o presidente, para tentar resolver a situação, foi criada uma comissão composta por 05 (cinco) vereadores para ouvir as demandas da categoria e averiguar a possibilidade do início de uma negociação.

Polêmica

A polêmica em torno do PLO 1590/2023 se deu porque o vereador que é autor da proposta aprovada, Marcílio do HBE (Patriota), teria comprado o Bloco dos Atletas e, para muitos, através do mandato teria apostado na tentativa de “recuperar” o investimento realizado e “comandar” o evento.

Leia também: PL que disciplina o ‘Via Folia’ é aprovado na Câmara e apontado como “privatização” do evento

A aprovação do PL provocou, inclusive, manifestação por parte da organização oficial do evento, a Associação Folia de Rua, que chegou a divulgar uma ‘Nota Oficial’ apontando uma tentativa de “exclusão do povo ao acesso à cultura em nome do lucro de meia dúzia de empresários do ramo do entretenimento“.

O vereador Marcos Henriques (PT) subiu à Tribuna e revelou que o Projeto foi aprovado sem as necessárias discussões com os representantes oficiais dos que fazem o ‘Folia de Rua’ apontada como a mais tradicional festa carnavalesca de João Pessoa e que, portanto, os ambulantes, naturalmente e com propriedade, se sentem inseguros diante das mudanças que podem ameaçar o trabalho que eles realizam também durante o período da festividade, que é considerado extremamente promissor para a categoria.

Confira o vídeo:

 

Continue Lendo

Paraíba

Rúbia apresenta plano com ações prioritárias voltadas à saúde pública de Princesa Isabel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil), apresentou, em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (23/09), mais um projeto que visa garantia e qualidade de vida à população da cidade.

O plano conta com ações prioritárias do Plano de Governo da prefeitável voltadas à promoção e melhorias na oferta da saúde pública na cidade. Entre os serviços, estão:

  • Devolução do Hospital Regional Deputado José Pereira Lima ao Governo do Estado
  • Garantia de gestão adequada e atendimento de qualidade
  • Aplicação de mais recursos e investimentos
  • Novos equipamentos e ampliação de serviços nas unidades de saúde
  • Aumentar a capacidade de atendimentos de maior complexidade no Hospital
  • Ativação de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Valorização dos profissionais que atuam no Hospital Regional

“Saúde será nossa prioridade. Sabemos o quanto o povo de Princesa vem sofrendo com a falta de uma assistência de qualidade na Saúde”, enfatizou Rúbia.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça concede prisão domiciliar à acusada de aliciamento violento de eleitores em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio de Novais, concedeu em decisão proferida nesta segunda-feira (23/09) prisão domiciliar a Kaline Neres do Nascimento Rodrigues, acusada de articulação para aliciamento violento de eleitores em João Pessoa.

Ela foi presa na última semana pela Polícia Federal na operação ‘Território Livre’, que apurou coação de votos em prol do nome da vereadora que busca a reeleição, Raíssa Lacerda (PSB). De acordo com a PF, Kaline tem ligação com facção criminosa alocada no bairro Alto do Mateus, local onde havia atividades de aliciamento eleitoral.

A juíza atendeu ao pedido da defesa da acusada, que alegou que a mesma tem dois filhos menores de idade e um deles tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). No entanto, Kaline deverá seguir as seguintes medidas restritivas, segundo a magistrada:

I) Fica proibido qualquer contato da investigada, por qualquer meio de comunicação, ou até mesmo, por intermédio de terceiros, com os demais investigados no caso, cujo descumprimento poderá ensejar revogação da prisão domiciliar.

II) Monitoração eletrônica, devendo a investigada permanecer em sua residência (o endereço detalhado deverá ser informado, com comprovante, e somente após a referida comprovação, será expedida a respectiva ordem de liberação) ficar monitorada 24 horas por dia a partir da instalação da tornozeleira eletrônica.

Continue Lendo

Paraíba

Deputado nega autoria de indicação para recém-formado assumir comando do Ibama-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual paraibano Chió (Rede) negou que tenha sido o autor da indicação para que um recém-formado assumisse o comando do Ibama na Paraíba. A informação foi publicada pela imprensa nacional.

Chió foi apontado como autor da indicação de Gustavo da Costa Dantas para assumir o mais alto cargo do Ibama na Paraíba. O fato porém, teria desagradado e, sobretudo, preocupado aos servidores por se tratar de um recém-formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 28 anos de idade, que não tem experiência no setor e sequer é servidor de carreira.

Leia também: Associação aciona cúpula nacional do Meio Ambiente contra nomeação de recém-formado para chefia do Ibama-PB

Para tentar evitar a fragilização e a precarização do Ibama-PB potencializadas pela inexperiência de um recém-formado e inexperiente em administração pública no comando da sede paraibana do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, num período tão delicado de prevenção às queimadas, a Asibama (Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama) na Paraíba, acionou através de ofício, aos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e  Rui Costa (Casa Civil), o presidente Rodrigo Agostinho (Ibama) e o procurador da República, João Raphael Lima de Sousa, para protestar contra o nome indicado para comandar o Ibama na Paraíba.

O fato chamou atenção da imprensa nacional e repercutiu em todo o país.

Continue Lendo