Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro acontece a Semana Estadual Saúde na Escola. O tema da ação este ano é “Na escola também se vacina”. Em Campina Grande, as atividades de imunização nas escolas e creches já vêm sendo desenvolvidas desde 2021 e um cronograma está em execução neste segundo semestre de 2023. Durante essa semana, as ações serão intensificadas.
Na sagunda-feira, 28, a vacinação acontecerá na Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, no bairro da Ramadinha. Na terça-feira, 29, as ações serão na Creche Maria de Lourdes Cavalcante, no Bairro das Cidades, na Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira, em Nova Brasília, e na Escola Maria da Luz, no distrito de Galante. Na quarta-feira, 30, será a vez das Escolas Maria Minervina Figueiredo, na Bela Vista, e Maria Salomé Alves dos Santos, na comunidade Campo D’Angola, de São José da Mata. Na quinta-feira, 31, a iniciativa chega às escolas Professor Eraldo César, nas Três Irmãs, Escola Professora Laura Menezes, em Galante, e Professor Pedro Otávio, no sítio Bosque, de São José da Mata.
Na Multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que a partir dos 2 meses de vida, como Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV.
A iniciativa é desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola com a Coordenação Municipal de Imunização. Esta semana se realiza também a XII Semana do Bebê, ação promovida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF), em que uma das metas é a proteção vacinal para bebês e crianças.
As ações nas creches e escolas fazem parte da Busca Ativa Vacinal, que em Campina Grande aumentou a cobertura vacinal infantil em 85% em 2022. No primeiro semestre do ano passado, foram aplicadas 25.725 doses de vacinas de rotina. No segundo semestre, quando as ações foram desenvolvidas, foram aplicadas 47.820 doses. Entre julho e dezembro de 2022, a BAV foi realizada em 11 CRAS, 23 escolas e 42 creches.
As estratégias fazem parte da BAV, que também é um trabalho desenvolvido em parceria com o Unicef, e é um dos pré-requisitos do Selo Unicef. Campina Grande é um dos cinco municípios no país onde a Busca Ativa Vacinal está sendo desenvolvida. O trabalho de Campina Grande foi premiado no mês passado como melhor experiência da Paraíba no projeto ImunizaSUS no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.