Nos acompanhe

Brasil

Recife é a única cidade do Nordeste entre as 100 mais competitivas do Brasil, diz ranking

Publicado

em

Recife ocupa a 37ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023. A Capital de Pernambuco se consolida como a única cidade nordestina entre as 100 primeiras do ranking.

O estudo foi produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que antecipou o acesso aos dados com exclusividade à CNN nesta quarta-feira (23).

A cidade mantém um constante crescimento no ranking, saindo da 100ª posição em 2020, para a 37ª em 2023, com destaque nas áreas de saneamento, capital humano e funcionamento da máquina pública, diz esta matéria da CNN Brasil.

Veja o crescimento de Recife no Ranking:

  • 2020: 100° lugar
  • 2021: 55° lugar
  • 2022: 82° lugar
  • 2023: 37° lugar

Saneamento

Na área de saneamento, a capital pernambucana se destaca com nota máxima na coleta de resíduos domésticos, quesito que ocupou a segunda posição entre os indicadores da cidade na edição anterior.

Para a Prefeitura de Recife, o resultado no setor reflete as ações desenvolvidas pelo município. “Por exemplo, 100% do território municipal é beneficiado com a coleta de lixo, com cerca de 3.000 pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade, o que resulta numa média de 45 mil toneladas por mês, ou 1.500 por dia, de lixo domiciliar recolhido”, explica.

A capital lançou, em outubro de 2022, o programa Recife Limpa, que é “um conjunto de ações visando ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo, com ampliação do efetivo e da rede de equipamentos como papeleiras e contentores”.

Segundo a prefeitura, com o uso da tecnologia foi possível disponibilizar um espaço específico para acessar digitalmente os serviços de limpeza urbana por meio do aplicativo Conecta Recife.

Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil (ITB), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país, explica como está o cenário brasileiro.

“De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 2021, 84,2% do Brasil conta com acesso à água, 55,8% com acesso à coleta de esgoto, com 51,2% deste material sendo tratado.”

Entretanto, Recife, que ficou em 78º lugar no Ranking do Saneamento 2023, produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, “oferece acesso à água para 96,4% de sua população, com coleta de esgoto para 55% de seus habitantes e tratando 75,1% deste material”, explica a presidente executiva do ITB.

No setor, a cidade investe R$ 124,68 per capita, quase o dobro do investido no Nordeste e bem acima da média nacional, apesar de também estar abaixo do ideal colocado pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

De acordo com a prefeitura, os recentes investimentos na área do saneamento “mostram que a cidade trata o setor como prioridade. Atuando para que a cidade tenha uma cobertura cada vez maior da rede de coleta e tratamento de esgoto”.

Já o ITB, diz que “os resultados são, sem dúvida, reflexos dos investimentos. Cidades que investem mais em saneamento tendem a ter melhores resultados ao longo do tempo.”

Áreas com melhor avaliação em Recife, por posições

2020

  1. Funcionamento da máquina pública
  2. Saneamento
  3. Segurança

2021

  1. Funcionamento da máquina pública
  2. Qualidade da saúde
  3. Saneamento

2022

  1. Funcionamento da máquina pública
  2. Saneamento
  3. Capital Humano

2023

  1. Funcionamento da máquina pública
  2. Saneamento
  3. Capital Humano

Máquina pública

Outra área que se destaca em Recife é a de funcionamento da máquina pública, com foco na transparência municipal. A prefeitura da capital possui um site totalmente voltado para a divulgação de informações sobre a verba municipal.

Na página, é possível acessar receitas, despesas e demonstrativos fiscais e contábeis. As seções possuem seleções de filtro que permitem uma busca mais seletiva.

Em 2022, a capital obteve o mais elevado grau de confiabilidade no que se refere à qualidade e consistência das informações contábeis, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal Estadual, desenvolvido pelo Tesouro Nacional.

Por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), a boa colocação conferiu à cidade o selo de “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023”

Comparação entre as três áreas com melhor avaliação em Recife entre 2022 e 2023

Funcionamento da máquina pública

  1. 2023: 88.11
  2. 2022: 83.96

Saneamento

  1. 2023: 77.19
  2. 2022: 75.40

Capital Humano

  1. 2023: 76.94
  2. 2022: 73.37

Outras cidades

Duas cidades nordestinas se destacam por terem os melhores índices de educação no Brasil. Sobral (CE) lidera o ranking de qualidade de educação e Iguatu (CE) está em 4º lugar na área de acesso à educação.

Segundo o diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, a concentração econômica fornece uma herança da região Centro-Sul em relação à distribuição de investimento nas regiões. Para o diretor-presidente, grandes melhorias são apresentadas na região Nordeste, que “vem buscando muito como atrair investimento.”

“A gente vê uma melhoria grande, aos poucos, nessas cidades do Nordeste. Recife é uma delas, que a gente vê aí aparecendo. […] A gente vê Recife como um polo de tecnologia, como um porto digital”, finaliza Barros.

Sobre o Ranking

A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras — a exata quantidade de municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022.

Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

Esses dados foram retirados de cerca de 35 bancos de dados públicos. Para não haver desigualdade nas análises, todos os índices escolhidos costumam ser apresentados ou contam com a obrigatoriedade de divulgação de pelas prefeituras.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Continue Lendo

Brasil

Cássio Cunha Lima é destaque em série da TV Brasil sobre a Constituição brasileira; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-senador paraibano Cássio Cunha Lima foi convidado e participou da série “Senado, a História que Transformou o Brasil”, veiculada pela TV Brasil e que, com uma narrativa que conecta o passado ao presente, destaca momentos decisivos na história legislativa brasileira, mostrando, especificamente neste primeiro episódio, a importância do Senado brasileiro na conquista e fortalecimento da democracia do país que foi brutalmente atacada por vândalos no dia 08 de janeiro de 2023.

A série conta com áudios e vídeos históricos de historiadores, especialistas e personagens das maiores conquistas obtidas pelos cidadãos brasileiros junto ao Estado ao longo dos 200 anos da criação do parlamento no Brasil.

Cássio Cunha Lima, na fala que pode ser conferida a partir do minuto 43:06 do vídeo, relembra do momento crucial para o Brasil que foi a votação de uma Assembleia Constituinte para criação e votação da nossa Constituição, em 1988, após 20 anos de prevalência de uma ditadura militar.

Havia uma sociedade que estava com um ânimo aguerrido pra lutar pelos seus direitos pra conquistar essa Constituição Cidadã, como foi batizada por doutor Ulisses [Guimarães], que trouxe avanços inegáveis na organização do Estado Brasileiro“, frisou Cássio.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Brasil

“Bancada da PB tem que mobilizar Brasília contra a suspensão do abastecimento de água”, diz Efraim

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

“Água é vida! É inadmissível que tenhamos que lidar com a falta d’água em pleno século XXI, enquanto aguardamos a conclusão de obras como a Transposição do São Francisco, Vertentes litorâneas, Adutora do Pajeu entre outras! Junto com outras bancadas do Nordeste, Se tivermos de paralisar e obstruir votações de interesse do governo, faremos até que sejam garantidos os recursos para manutenção do abastecimento de água.” Foi com essas palavras que o senador Efraim Filho (União-PB) sintetizou sua indignação com a suspensão, mais uma vez, da Operação Carro-Pipa na Paraíba.

Responsável por levar abastecimento de água a pelo menos 70 municípios do estado, a operação será suspensa a partir da segunda-feira (25), conforme comunicado do Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército enviado aos coordenadores da Defesa Civil neste sábado (23).

A alegação é de que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido a falta de repasse de recursos por parte do governo federal. Para o senador Efraim, entretanto, esse pode já ser um dos efeitos da suspensão do orçamento.

“Com certeza essa suspensão dos carros-pipa já é um dos efeitos nocivos da decisão equivocada do STF em suspender a execução do Orçamento sem observar os critérios de urgência e necessidade de casos como esse, o que limita a velocidade para se reverter a paralisação indevida”.

Por mais de uma vez, Efraim foi aos ministérios para impedir a suspensão da Operação na Paraíba e garante que fará gestões em Brasília para evitar uma nova suspensão, o que vem se tornando recorrente no estado.

“É a época mais quente do ano. É impensável que os municípios fiquem sem água”, disse o senador, visivelmente indignado.

Continue Lendo

Brasil

Efraim é relator de projeto para tornar punição mais severa em crimes de roubo de fios de cobre

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em conversa com jornalistas nesta sexta-feira (22), o senador Efraim Filho (União-PB) se manifestou sobre sua relatoria ao Projeto de Lei nº 3780, de 2023, que aumenta o rigor da legislação penal para coibir novos crimes de furto, roubo, estelionato, receptação e interrupção de serviço telefônico, e outros de utilidade pública.

O parlamentar disse que é preciso aumentar as penas e incluir na legislação a proteção de bens jurídicos caros à sociedade como, por exemplo, roubos e furtos de cabos e equipamentos de telecomunicações.

“A população não pode ficar à mercê desses bandidos que prejudicam a coletividade, colocando em risco a segurança de todos e gerando estragos irrecuperáveis. O código penal precisa ser atualizado para evitar uma legislação branda para esses delitos. Não dá para ficarmos lenientes com crimes dessa natureza”, desabafou.

Efraim relembrou, ainda em tom de indignação, a recente invasão e o roubo de fios de cobre na Paraíba que afetou a distribuição de água na Região Metropolitana de João Pessoa afetando cerca de 760 mil pessoas.

“Hoje, existem quadrilhas criminosas especializadas que operam de forma criteriosa na subtração de equipamentos de alto valor, como cabos de cobre e baterias. Essas ações infratoras comprometem, muitas vezes com danos irreparáveis, serviços de utilidade pública como emergências médicas”, disse.

Em 2023, mais de 5,4 milhões de metros de cabos de telecomunicações foram subtraídos, um aumento de 15% em relação a 2022, e mais de 7,6 milhões de clientes tiveram seus serviços interrompidos.

“Nosso trabalho legislativo vai ser firme no sentido de punir severamente esses criminosos. O PL 3780 definirá como crime qualificado, com penas mais rigorosas, e não mais como crime comum, o furto e roubo de celulares e de cabos de energia elétrica e telecomunicações ou outros que afetem serviço essencial,” concluiu.

O relatório já está em fase de conclusão e será apresentado em breve pelo parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Continue Lendo