Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de CG realiza eleição para Conselho Municipal de Políticas Culturais nesta segunda-feira

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza nesta segunda-feira, 21, a eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais para o período de 2023 a 2025. Serão escolhidos 12 representantes da sociedade civil, ligados aos setores artísticos e culturais, e mais 12 suplentes.

O pleito será realizado na sede da Secult, localizada ao lado do Terminal de Integração de Passageiros, das 14h às 20h. Os artistas que se inscreveram para a votação deverão levar um documento com foto para exercer o voto. Cada artista habilitado poderá votar em dois representantes de cada segmento, neste caso, sendo um titular e um suplente.

O resultado da eleição sairá ainda nesta segunda-feira. O prazo para entrada de recursos será de 22 até 23 de agosto. Após a análise dos recursos, o resultado final passa para o dia 24. E no dia 25, o encaminhamento do resultado será levado ao prefeito Bruno Cunha Lima. A posse, provavelmente, acontecerá no dia 31 de agosto.

Finalidade do Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho, que tem o objetivo de garantir a participação da sociedade civil, é um órgão colegiado, vinculado à Secult, com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da política cultural no Município.

Na prática, isso significa que os membros podem exercer a fiscalização e controle sobre as ações públicas, principalmente sobre os planos e orçamentos ligados à gestão da Cultura dentro do Município. E, para além disso, somente com o pleno funcionamento do órgão e realização da Conferência de Cultura será possível a execução de verbas federais no âmbito municipal.

A Conferência de Cultura, por sua vez, é um importante espaço democrático para debates coletivos em prol da discussão de propostas e ações de políticas culturais.

Para que isso aconteça é necessário que sejam preenchidas as doze vagas para representantes da sociedade civil, bem como doze suplentes, ligados aos setores artísticos e culturais, que sejam residentes e/ou instalados em Campina Grande, e que, comprovadamente, desenvolvam atividades culturais realizadas no Município há, no mínimo, dois anos.

Veja a lista de candidaturas homologadas:

Audiovisual

Tatiane de Oliveira

Thaís Samara

Jaime dos Santos

Artes Visuais

Luidji Apolinário

Rebeca Araújo

Matheus Alves

Artesanato

Carleuza Rodrigues

Josenilda Marques

Cacilda Pereira

Paulo Roberto da Silva

Cultura Afro-brasileira

Anderson Albertino

Sofia Isbelo

Edvaldo Batista

Cultura Digital

David Araújo

Sérgio Melo

Cultura Urbana

Mateus Marques

Vinícius Ramos

Cultura popular

Andreson Lopes

Romério Humberto

Dança

Gizelly Monick

Kayo César

Edson José

Literatura

Stellio Mendes

Maria Aparecida

Emanoela Alves

Música

Thiago da Silva Pereira

Airton Pereira da Silva

Alfranque Amaral da Silva

Thiago Fernandes

Museus e espaços de memória

Alan Pereira

Jônatas Rodrigues

Ariôsto Farias

Herbert Andrade

Teatro e circo

José Marcos

Suellen Feitosa

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB doa mais de uma tonelada de alimentos e absorventes a entidades sociais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), entregou, nesta segunda-feira (23), os alimentos e absorventes arrecadados na Feijoada Solidária da Advocacia, realizada no último mês de agosto. Mais de uma tonelada de alimentos foram doados.

Os absorventes foram entregues ao projeto Sem Pobreza Menstrual, a Rede Câncer de Mama e ao Instituto Poderosas em Ação. Já os alimentos foram doado às instituições de assistencia social: Donos do Amanhã e Castelo de Mulheres.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que com as doações a Instituição demonstra sua função social, prestando assistência à sociedade e entidades que tanto necessitam de ajuda. “A OAB tem enorme prazer de participar de momentos como este, momentos de alegria, de doação e de responsabilidade social”, afirmou.

Harrison Também elogiou o trabalho social das instituições contempladas. “Os integrantes destas instituições aão além de si, cuidam dos outros. Sabemos da dedicação que todos vocês tem nas missões sociais que realizam. Enfim, quando fazemos a festa não deixamos de lembrar das pessoas mais humildes de nosso Estado”, acrescentou o presidente.

A advogada Ticiane Carneiro, que integra o Projeto Sem Pobreza Menstrual, agradeceu a Ordem pelo apoio. “Essa doação é extremamente importante para todas as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e não têm condições de comprarem seu pacote de absorvente. Somos muito gratas à OAB-PB por esse olhar social, sensível. Continuaremos juntos nessa parceria. Muito obrigado”, disse.

Veja mais fotos da entrega clicando AQUI

Feijoada Solidária 

A Feijoada Solidária foi realizada no último dia 31 de agosto, dentro das atividades da OAB-PB em alusão ao Mês do Advogado (Agosto). Na edição deste ano, o evento foi um sucesso de público e organização, superando todos os recordes de arrecadação, com mais de uma tonelada de alimentos sendo doada.

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo ao microempreendedorismo é dispositivo para desenvolvimento da Capital por Carlão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), em publicação feita nas redes sociais nesta segunda-feira (23/09), anunciou medidas de incentivo ao microempreendedorismo que pretende implantar em seu segundo mandato na Câmara caso seja reeleito.

Entre as medidas constam o processo de simplificação em legislações para soluções menos burocráticas em favor do cidadão; permitir que empreendedores possam operar sem ponto fixo, com a emissão de alvarás e licenças sanitárias em atividades de baixo risco; incentivo à criatividade e diversificação dos negócios móveis; projeto de lei para que os comerciantes possam estacionar os trucks, bicicletas e reboques em qualquer estacionamento sem limite de tempo, desde que autorizado previamente; compromisso com a responsabilidade ambiental da cidade.

“Queremos uma cidade com mais oportunidades de trabalho, com mais segurança, e mais projetos pensados no povo. Somos a favor de medidas que ajudem o pequeno empreendedor. É por isso que criamos o projeto Livre Comércio sobre Rodas”, destacou Carlão.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

“Cidade que investe em cultura é uma cidade mais justa e humana”, diz Mô Lima sobre prioridade para JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador e candidato à reeleição em João Pessoa, Mô Lima (PP), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (23/09) para ressaltar os esforços de sua atuação na Câmara Municipal em defesa da cultura e classe artística da cidade.

Músico de profissão e filho do multi-instrumentista Pinto do Acordeon, ele destacou a importância de investimentos à área na formação de uma sociedade digna.

“Quero lutar para que nossos artistas tenham mais espaço, mais apoio e mais oportunidades. A arte transforma, educa e une, e acredito que uma cidade que investe em cultura é uma cidade mais justa e humana. Contem comigo para dar voz a essa causa tão importante!”, enfatizou.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Confira:

Continue Lendo