Nos acompanhe

Paraíba

Grupo de teatro Arte do Riso encena mensagens de educação ambiental da Emlur

Publicado

em

A dramatização é um recurso importante na transmissão de uma mensagem. Por meio de recursos lúdicos, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) trabalha a conscientização ambiental, abordando temas como coleta de resíduos sólidos, varrição ou capinação. O trabalho é realizado pela Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, que aborda os temas por meio do grupo de teatro Arte do Riso.

O trabalho teatral está sendo retomado como mais um canal de comunicação com a população. O grupo conta com oito integrantes, mas segundo o teatrólogo Erivan Lima, o objetivo é crescer. As inscrições estão abertas para os servidores da Emlur e são realizadas na Diac.

“Para participar, só é preciso ter vontade de aprender. Aqui, a gente vai transformar a partir da preparação corporal e de voz. Temos pessoas com mais de 40 anos que nunca fizeram teatro e estão se descobrindo, estão bem empolgadas”, explica o teatrólogo.

A assistente social Janilene Rodrigues entrou no grupo de teatro há três meses e está gostando da experiência. “Sempre tive vontade de participar de teatro e de fazer algo relacionado à música e à dança. Você aprende a ser vários personagens e sente um conjunto de emoções quando está em um grupo teatral. Teatro é vida!”, frisou.

Erivan Lima já dirigiu o grupo de teatro da Emlur anteriormente e tem experiência com teatro empresarial e educativo. “Este tipo de teatro é pautado na arte da repetição. Conseguimos levar a mensagem pela parte lúdica, que encanta e deixa a mensagem gravada no espectador por um bom tempo, ao criar uma relação afetiva”, conta.

Orgulho – O grupo está sempre levando a mensagem da limpeza urbana. Erivan Lima está trabalhando na montagem de um espetáculo sobre o orgulho de ser agente de limpeza. “O texto é bem educativo, fala sobre como o agente deve se comportar, como recolher os resíduos, e sobre a coleta seletiva também”, adiantou.

O grupo Arte do Riso também entra em cena para fazer um trabalho educativo aos servidores. Recentemente, encenou um texto numa ação de capacitação dos agentes fiscais. “Também pautamos nossas ações de acordo com os eventos. A apresentação foi sobre como os agentes fiscais deveriam agir, e, após a ocasião, eles criaram um momento de diálogo, relatando suas experiências diárias”, disse Erivan Lima.

As apresentações teatrais também contam com o apoio do grupo musical da Emlur, Baticumlata, que entra em cena com suas canções autorais sobre temas relativos à limpeza urbana. O Batimcumlata tem um forte viés sobre a coleta seletiva, já que, em vez de instrumentos musicais, fazem sua música com materiais recicláveis, como bombonas de plástico, colheres de pau e tonéis de ferro.

Continue Lendo

Paraíba

Candidato no Sertão é preso ao ser flagrado com arma de fogo irregular e faz vídeo em cela

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Uiráuna, localizada no Sertão da Paraíba, Alexandro Freitas de Figueiredo (PDT), foi preso pela Polícia Militar após ser flagrado com arma de fogo com numeração raspada dentro do carro do candidato.

A PM foi acionada na noite desta terça-feira (24/09) após receber uma denúncia que um homem estaria armado em um veículo, após ter se envolvido em uma discussão de trânsito.

Nas imediações da rua Francisco Leão Veloso, em Uiraúna, Alexandre Figueiredo foi abordado quando estava dentro do carro e os policiais deram ordem de parada. No momento da revista policial, foi encontrado no interior do carro um revólver calibre .38, com a numeração raspada e contendo seis munições intactas.

Alexandro negou ser o proprietário da arma de fogo, porém recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Polícia Civil de Cajazeiras. De acordo com a Polícia Civil, o candidato segue preso.

O inusitado é que o candidato, após ter sido detido, publicou um vídeo no interior de uma cela na delegacia, no qual relatava que estava sofrendo injustiça, e que alguém teria colocado a arma no interior de seu veículo para prejudicá-lo.

Continue Lendo

Paraíba

Hospital da Unimed João Pessoa sedia palestra sobre ciência da vida após a morte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As evidências científicas sobre uma das questões mais desafiadoras e difundidas ao longo dos tempos – a sobrevivência da consciência humana após a morte – será tema de uma palestra gratuita nesta quarta-feira (25), às 19h30, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, na Torre. A realização é da Associação Médico-Espírita da Paraíba (AME-PB) e da Academia Paraibana de Medicina (Apmed).

Com o tema “Ciência da vida após a morte (provas objetivas)”, a palestra será proferida pelo dermatologista Edilson Pinheiro do Egito e terá como moderador o otorrinolaringologista Islan Nascimento, presidente da AME-PB. O evento, que conta com o apoio da Unimed João Pessoa, é aberto ao público em geral. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

O palestrante tem artigos publicados em revistas internacionais, a exemplo de “Provas da Permanência da Vida após a Morte do Corpo Físico”. “O evento tem caráter científico e não religioso. Será um momento de amplo debate sobre evidências científicas de sobrevivência da mente/consciência após a morte, a partir de estudos científicos”, informou o dermatologista Edilson Egito, que vai apresentar evidências objetivas e de cunho científico sobre o assunto.

SERVIÇO

Palestra Ciência da Vida após a morte (provas objetivas)

Data: 25/09

Horário: 19h30

Local: Auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Realização: AME-PB e Apmed

Continue Lendo

Paraíba

Partido Agir 36 vai à Justiça contra candidata a vereadora Leila Fonseca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O partido Agir 36 na Paraíba apresentou uma notícia crime no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra a candidata a vereadora em João Pessoa, Leila Fonseca (Republicanos). A representação ocorre após uma suposta tentativa de cooptação feita pela assessora de Leila a uma candidata do Agir por meio de vantagens financeiras para que ela desistisse da disputa.

A denúncia feita pelo corpo jurídico do partido consta diversos arquivos de áudio e capturas de tela de conversas que comprovariam a acusação.

De acordo com a candidata Pastora Raminha, uma pessoa de prenome “FRAM”, identificando-se como assessora da candidata noticiada Leila Fonseca, fez contato com intuito assediador, com inúmeras mensagens e aliciamentos.

Leia mais: Flávio Moreira denuncia tentativa de cooptação de candidata do Agir 36 por parte de assessora de Leila Fonseca; confira prints e áudios

“Portanto, o noticiante, traz ao conhecimento do judiciário eleitoral, a notícia destas condutas claramente criminosas, que visavam alterar fortemente o resultado do pleito eleitoral, causando a exclusão do partido representante do pleito eleitoral”, reforçam os advogados na denúncia.

Clique AQUI e leia o processo na integra

Continue Lendo