Nos acompanhe

Paraíba

Governo da PB atende reivindicação e crianças com microcefalia recebem atendimento ortopédico em CG

Publicado

em

O Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade pertencente à rede estadual de saúde, realizou atendimento em ortopedia pediátrica para crianças com microcefalia, neste sábado (19). Na ocasião, os pacientes também foram assistidos por fisioterapeutas. A ação atende a um pedido das mães de crianças com microcefalia acompanhadas pelo Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão (Ipesq), feito diretamente ao governador João Azevêdo.

Atualmente, os tratamentos estão centrados no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, e há uma demanda a ser atendida em Campina Grande. Neste primeiro momento, cinco crianças foram atendidas e o Hospital de Clínicas de Campina Grande continuará atendendo essa demanda também.

A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal. O quadro pode causar danos cognitivos, físicos e motores permanentes.

De acordo com o pediatra ortopédico Pedro Henrique Freitas, o apoio multiprofissional é essencial para crianças com microcefalia. “É muito importante trazer esse atendimento, não apenas para tratar, mas também para prevenir outros problemas ortopédicos”, explica.

Neste sábado, entre os pacientes esteve Maria Gabriela, de 7 anos, que sofreu uma luxação no quadril. De acordo com a mãe da criança, a enfermeira Maria Carolina Flor, a filha irá precisar de uma cirurgia. Ela falou sobre a expectativa com o procedimento. “A gente não está preparado para uma cirurgia, a gente não quer de fato passar por uma cirurgia, mas a gente sabe que é necessário para o bem-estar dela, para o desenvolvimento. Foi mais rápido do que imaginamos então, veio numa boa hora. No momento, certo”, comemora.

Outra acompanhante foi Jailma Lima Ferreira, avó de Ismael Lima, de 8 anos. Ela conta que o neto deixou de andar e acabou encurtando o joelho, e não consegue mais fazer a fisioterapia para o caminhar. “Ele não faz mais fisioterapia em pé, como deveria fazer o passinho. Então, ele precisa urgente de uma cirurgia de joelho. E o desespero da gente era isso. Como fazer essa cirurgia sem condições financeiras?”, expressou

Com o encaminhamento da cirurgia, dona Jailma já está pensando no futuro de brincadeiras do neto e compartilha que seu sonho é andar de bicicleta “Hoje, Ismael só se arrasta pelo chão. Meu sonho maior é ver o meu neto andando com suas próprias pernas”, revela a avó.

Continue Lendo

Paraíba

Partido Agir 36 vai à Justiça contra candidata a vereadora Leila Fonseca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O partido Agir 36 na Paraíba apresentou uma notícia crime no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) contra a candidata a vereadora em João Pessoa, Leila Fonseca (Republicanos). A representação ocorre após uma suposta tentativa de cooptação feita pela assessora de Leila a uma candidata do Agir por meio de vantagens financeiras para que ela desistisse da disputa.

A denúncia feita pelo corpo jurídico do partido consta diversos arquivos de áudio e capturas de tela de conversas que comprovariam a acusação.

De acordo com a candidata Pastora Raminha, uma pessoa que de prenome “FRAM”, identificando-se como assessora da candidata noticiada Leila Fonseca, fez contato com intuito assediador, com inúmeras mensagens e aliciamentos.

Leia mais: Flávio Moreira denuncia tentativa de cooptação de candidata do Agir 36 por parte de assessora de Leila Fonseca; confira prints e áudios

“Portanto, o noticiante, traz ao conhecimento do judiciário eleitoral, a notícia destas condutas claramente criminosas, que visavam alterar fortemente o resultado do pleito eleitoral, causando a exclusão do partido representante do pleito eleitoral”, reforçam os advogados na denúncia.

Clique AQUI e leia o processo na integra

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Brito recebe apoio de Aguinaldo Ribeiro e Eduardo Carneiro e eleva força política em Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante comício realizado no último sábado (21/09), o candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), recebeu importantes apoios na corrida eleitoral pela disputa da chefia do Executivo da cidade.

Ao marcarem presença no evento que levou uma multidão à Praça da Juventude, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade) reforçaram o nome de Brito para Mamanguape.

“Estou aqui ao lado de um homem comprometido, que conhece profundamente as necessidades de Mamanguape e que é raiz desta terra. Pouca gente sabe, mas minha história aqui vai além da política. Meu compromisso com Mamanguape é de longa data, estou firme ao lado de Eduardo Brito porque acredito que ele é a mudança que Mamanguape precisa. Vamos juntos garantir um futuro melhor para nossa cidade, e é hora de unirmos forças para levar Eduardo à vitória”, afirmou Aguinaldo.

Já Eduardo Carneiro destacou a força do povo nas ruas: “Quem conhece essa cidade é Eduardo Brito, que sempre esteve ao lado de vocês. Ele cuidou do nosso povo durante a pandemia, de graça, enquanto outros estavam distantes. Agora é a nossa vez de dar a resposta e eleger quem realmente tem amor por Mamanguape.”

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Medicinando: a necessidade da ética e tecnologia estarem em sintonia na prática da medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta quarta-feira (25/09), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre a importância de conceitos importantes estarem em sintonia na prática da medicina, como a ética e tecnologia. Para o gestor, a pertinência médica deve ser alicerçada em evidências científicas robustas; na busca incessante por benefícios para o paciente; na proteção ética, promovendo dignidade humana e preservando a autonomia do paciente; e na boa relação custo-beneficio, com enfoque na sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Além disso, Gualter elencou diversas novas ferramentas que são utilizadas em procedimentos médicos e que trazem inovação e otimizam as técnicas aplicadas na medicina moderna.

Veja mais:

Continue Lendo