Nos acompanhe

Paraíba

Festival de Inverno movimenta Dona Inês, a partir de 30 de agosto

Publicado

em

O município de Dona Inês realiza, de 30 de agosto a 3 de setembro, o I Festival de Inverno. Entre as atrações, estão a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Grupo de Metais Nordeste, Seu Pereira, Luana Flôres, Fuba, Tadeu Matias, além de apresentações de artistas locais e representações da cultura popular com Lapinha, Boi de Reis e Banda de Pífanos.

O evento também terá atividades diurnas como trilhas, rapel, visita aos pontos turísticos da região e forró nas comunidades. Também estão sendo oferecidas aos moradores oficinas de dança, música, gastronomia, cinema, escultura, moda e coquetelaria.

Para presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ferdinando Lucena, os eventos culturais trazem mais visibilidade. “A realização de um grandioso Festival em Dona Inês só reforça a potencialidade turística do município”, comenta.

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, destaca a importância da realização do Festival. “Estamos trazendo para Dona Inês, através do apoio de grandes parceiros, apresentações de música, teatro, oficinas que deixarão um aprendizado, tudo isso para o povo do município, que muitas vezes, não tem oportunidade de participar de eventos desse porte cultural. E também esperamos os turistas e visitantes que vão se encantar com Dona Inês e toda a programação”, ressalta.

O secretário de Cultura e Turismo de Dona Inês, Josenildo Fernandes ressaltou que o objetivo do Festival é promover um encontro com representações artísticas diversas. “Serão cinco dias de muita arte e cultura, especialmente para a população local e turistas. Queremos frisar que esse Festival foi feito com a participação de muitas pessoas, e agradecer a todos:  nossa consultora e parceira Ana Gondim, a Secretaria de Cultura do Estado, com Pedro Santos, cineasta Torquato Joel, a UFPB, com os maestros Carlos Anísio e Eduardo Nóbrega, a Fundação Espaço Cultural, através da presidente Bia Cagliani, Cearte, IFPB, Sebrae-PB, e todos os artistas e colaboradores”.

Oficinas “Preparando a cidade”:

31/8 a 01/9 – Oficina de Gastronomia Pratos Regionais com Áquila Oliveira – IFPB
11 a 13 e 29 e 30/8 – Oficina de Customização com Arte Quilombola, com Romero Souza
17 a 19/8 – Oficina de Música para Filarmônicas, com José de Arimatéia Formiga
26 a 28/8 – Oficina de Pífano, com Renan Rezende e Renato Oliveira
29 e 30/8 – Oficina de Cinema, com Torquato Joel
29 a 31/8 – Oficina de Dança Popular, com Luciana Kalini Portela – CEART PB
29 a 31/8 – Oficina de Atuação para Teatro e Cinema, com Verônica de Lurdes Sousa – CEARTE
01/8 – Oficina de Drinks com Cachaça – IFPB
01/8 – Oficina de Argila, com Sérgio Teófilo

Quarta-feira dia 30/08

20h – Abertura oficial do I Festival de Inverno da Serra de Dona Inês pelo prefeito do município Antônio Justino.
– Apresentação do Grupo de Metais Nordeste, da UFPB
21hh – Mostra de Curta Metragem, conduzida pelo cineasta Torquato Joel.
22h – Coquetel e Degustação de cachaças do brejo paraibano com a jornalista e sommelier Rosa Aguiar
Local: Espaço da Memória

Quinta-feira dia 31/08

16h  – Roda de Conversa com Rejane Nóbrega, representante no Ministério do Turismo na Paraíba
19h30 – Abertura de exposição dos artistas plásticos Sérgio Teófilo (Dona Inês) e Babá Santana (João Pessoa).
Local: Espaço da Memória.
21h – Pré-lançamento da exposição de fotografias sobre Trabalho na Pedreira, do fotógrafo Gustavo Moura
21h30 – Sarau com apresentação da Lapinha, Boi de Reis, Desfile de Moda Quilombola com Banda de Pífanos, Ciranda e artistas locais.
Local: Palco em frente à Igreja Mãe.

Sexta-feira 01/09

15h – Contação de Histórias para Crianças – Professores do município
Local: Espaço da Memória
16h30 – Pôr do Sol com Café Quilombola, na Cruz da Menina.
19h – Cortejo da Filarmônica Mariano Ferreira da Costa pelas ruas da cidade, até a Igreja Matriz.
20h – Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba/OSPB
Local: Igreja Matriz
21h – Show musical com os artistas
Thadeu Matias
Neco Lobão
Luana Flores
Local: Pavilhão em frente à Igreja Mãe

Sábado 02/09

9h – Trilha na Mata do Seró (Saída em frente ao Espaço da Memória)
12h – Apresentação de Forró Pé de Serra na Mata
Local: Bar da Mata do Seró
15h – Roda de Conversa sobre Empoderamento e Criatividade, com Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae PB
Local: Comunidade Quilombola
17h – Apresentação de Teatro de Bonecos/João Redondo
Local: Calçadão da Praça do Trabalhador
20h – Apresentação da peça teatral “Zé Lins, o pássaro poeta”, com o grupo Engenho Imaginário
Local: Centro de Capacitação de Professores CEMCAP
21h – Show musical com os artistas:
Thainá Michele
Mestre Fuba
Seu Pereira
Local: Pavilhão em frente à Igreja Mãe.

Domingo 03/09

7h – Alvorada pelas ruas da cidade –  Filarmônica Professor Mariano Ferreira.
8h – Trilha e Rapel na Pedra Lavrada, com condutores e guias locais
12h – Forró Pé de Serra no Restaurante Flor de Cacto
Local: Sítio Zé Paz

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos a prefeito de Curral de Cima participam de debate nesta quarta-feira; conheça as regras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os candidatos à Prefeitura de Curral de Cima nas eleições deste ano, Adjamir (PSB) e Paulo Queiroz (PP), participam de debate nesta quarta-feira (25/09). Organizado pela Rádio Comunitária Alvorada FM 98.5, os prefeitáveis terão a oportunidade de expor suas propostas nos principais temas de interesse da população, além de apresentar o Plano de Governo ao município.

Candidato pela oposição na coligação ‘Um novo tempo de trabalho’, Adjamir busca o primeiro mandato na chefia do Executivo da cidade. Já o postulante na coligação ‘O trabalho não pode parar’ pela situação, Paulo Queiroz (PP), disputa a permanência do grupo na Prefeitura.

A transmissão será feita exclusivamente pela Radcom Alvorada FM 98,5 e pelas plataformas da LEVE TV a partir das 20h.

De acordo com os organizadores, as regras do debate são essas: 

  • Durante o debate não será permitido que o candidato faça calúnia, difamação, injúria, ofensas pessoais e palavras de baixo calão aos demais candidatos.
  • Em caso de calúnia, difamação, injúria ou ofensas pessoais o candidato ofendido deverá solicitar, via assessoria, o direito de resposta a ser analisado por uma banca julgadora (composta por 03 (três) participantes), e sendo concedido o direito, será de 01 (um) minuto para cada resposta concedida, que será utilizado no início do próximo bloco.
  • Em caso de uso de palavras de baixo calão/xingamentos o(a) candidato terá um tempo de 30 (trinta) segundos diminuídos por cada palavra proferida.
  • Cada candidato poderá ser acompanhado somente pelo(a) seu(sua) Vice e mais 02 (dois/duas) assessor(a) que só será permitido conversar com o(a) candidato(a) no intervalo de cada bloco.
  • Não será permitida nenhuma manifestação verbal por parte dos(as) assessores(as). Caso ocorra, os(as) envolvidos(as) será(ão) retirado(as) do local do debate.
  • Havendo atraso ou comparecendo apenas 01 (um/uma) candidato(a) no debate, será realizada apenas uma entrevista com os 12 (doze) temas propostos com o tempo de duração de 01 (um) hora e 30 (minutos) de entrevista.
  • Não será permitida aglomeração em torno do local do evento, no perímetro demarcado, caso ocorra a força policial dispersará. Assim, cada coordenação de cada candidato(a) se
    responsabilizará por manter a distância da respectiva militância no perímetro definido.
  • Quem fizer a abertura no início do primeiro bloco, obrigatoriamente, será o último a fazer as considerações finais.
  • O debate terá início às 20h00min, necessitando, para melhor organização que os(as) candidatos(as), cheguem com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência.

Continue Lendo

Paraíba

Caiana dos Crioulos é a primeira comunidade quilombola titulada pelo Incra na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

proximadamente 300 famílias da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande e Matinhas, municípios do Agreste paraibano, comemoraram a conquista dos Títulos de Domínio (TD) dos três imóveis inseridos na área de 646 hectares do território. Trata-se da primeira comunidade quilombola da Paraíba a receber o título definitivo de suas terras.

Os documentos foram entregues em solenidade realizada em 19 de setembro (quinta-feira), em Alcântara (MA), pelas mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante ato de celebração da assinatura do Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos relativo ao Acordo de Alcântara. Na ocasião, foram concedidos outros 18 títulos a comunidades quilombolas de todo o Brasil, além de 11 decretos de interesse social.

O Título de Domínio de terras quilombolas é coletivo, imprescritível e pró-indiviso concedido à comunidade, em nome da sua associação legalmente constituída. É gratuito e não pode ser vendido ou penhorado e, além da posse da terra, garante o acesso a políticas públicas como educação, saúde e financiamentos por meio de créditos específicos.

Atualmente, 36 processos para regularização fundiária de territórios quilombolas encontram-se em andamento no Incra na Paraíba. De acordo com informações da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afrodescendentes da Paraíba (Aacade), 49 comunidades remanescentes de quilombos no estado já possuem a Certidão de Autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares.

Tradição e resistência

Caiana dos Crioulos, localizada a cerca de 130 quilômetros de João Pessoa, é uma das comunidades remanescentes de quilombos mais conhecidas da Paraíba. O grupo ainda mantém bem vivas as tradições herdadas de seus antepassados africanos e preserva vários traços de sua cultura e história. Entre as manifestações artísticas, estão os grupos de coco de roda e de ciranda, que se apresentam em eventos no estado e em outros lugares do país.

O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da comunidade foi publicado pelo Incra em dezembro de 2015. Segundo o documento, a origem da Caiana dos Crioulos não é concludente. Alguns autores afirmam que a população descenderia de ex-escravizados que por lá se instalaram entre os séculos XVIII e XIX, rebelados quando do desembarque de um navio negreiro aportado em Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. Outros entendem que o agrupamento teria se originado pela chegada à Alagoa Grande de sobreviventes do massacre do Quilombo dos Palmares, o que justificaria a existência da localidade denominada Zumbi nas proximidades do município.

Embora nenhuma destas versões seja confirmada pelas pessoas da comunidade, porque a história de sua origem não foi transmitida entre as gerações, é possível afirmar, a partir de depoimentos dos mais velhos, que o grupo está estabelecido no local há mais de 150 anos.

As famílias do Caiana dos Crioulos vivem, principalmente, de culturas de subsistência, como feijão, fava, milho, mandioca, inhame, batata-doce, bem como da criação de animais e da fruticultura.

Saiba mais sobre o processo de regularização fundiária quilombola do Incra

Continue Lendo

Paraíba

“Não há pré-candidatura lançada”, revela Efraim sobre articulação para o Governo do Estado em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador e presidente do União Brasil na Paraíba, Efraim Filho, revelou nesta terça-feira (24/09) que até então não há pré-candidatura lançada em torno do nome dele para disputa do Governo do Estado nas eleições de 2026.

No entanto, Efraim revelou que os desenhos serão feitos após o resultado das eleições municipais deste ano, na qual ele alega que a oposição sairá fortalecida. As declarações foram feitas em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuna FM.

“Não há pré-candidatura lançada ao Governo. Essa é uma construção que vai ser feita depois das eleições municipais. Quando a gente entender qual é o cenário, qual é o tabuleiro agora, o que é que eu posso falar de hoje? Não de nomes, mas de estratégia, de movimentos, de inteligência política. A oposição sairá muito fortalecida das urnas em 2024”, detalhou.

Ouça:

 

Continue Lendo