Nos acompanhe

Brasil

Adoção de tecnologia avançada no Brasil impulsionará a economia

Publicado

em

Com o surgimento e o avanço das inovações tecnológicas, a tecnologia tornou-se parte integrante de vários setores em países de todo o mundo. O Brasil, em particular, tem uma indústria de tecnologia em expansão e um cenário repleto de oportunidades. Em 2022, a adoção de tecnologia pelas empresas brasileiras aumentou 8,5%. O setor corporativo do país tem feito progressos no aprimoramento da segurança da informação, na atualização da infraestrutura e na integração da TI às operações comerciais. A tecnologia não apenas proporciona mais crescimento e oportunidades para empresas e setores individuais, mas também pode ajudar a contribuir para o avanço geral da economia brasileira. A tecnologia está a tornar os processos mais rápidos, mais precisos e mais eficientes, permitindo o surgimento de novas soluções e a melhoria das indústrias no país.

Tecnologia financeira

O Brasil é líder na América do Sul em abundância de tecnologias de ponta, preparando o terreno para a tecnologia financeira – também conhecida como fintech. Fintech refere-se ao uso de inovações e soluções tecnológicas para serviços financeiros, incluindo pagamentos, empréstimos, investimentos e muito mais. Os pagamentos digitais tornaram-se extremamente populares no país, com um Relatório Global de Pagamentos 2023 a mostrar que 18% dos consumidores preferem esta forma de transação. Isso permitiu que mais brasileiros tivessem acesso a serviços financeiros e de pagamento, especialmente porque muitos ainda não têm uma conta bancária.

A tecnologia financeira também se tornou fundamental para os investimentos e a participação no mercado de acções. As corretoras e plataformas de negociação online permitiram que mais investidores individuais se ligassem a vários mercados e negociassem activos como acções, índices, criptomoedas e muito mais.A plataforma de negociação MetaTrader 5 mostra como o software avançado pode equipar os negociadores de diferentes níveis de experiência com várias ferramentas analíticas, sinais de negociação e robôs de negociação para personalizar e agilizar a experiência de negociação.Os investidores podem aceder aos mercados e às suas contas através dos seus computadores ou telemóveis, pelo que não estão limitados pela localização.Com uma maior participação no mercado, as empresas do país podem beneficiar e prosperar, influenciando o crescimento económico do Brasil.

Produção

A tecnologia tem se integrado cada vez mais ao setor de manufatura em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Cada vez mais empresas estão investindo em inteligência artificial (IA), que comprovadamente melhora as cadeias de suprimentos e os processos industriais, executando tarefas com base em fluxos de trabalho complexos. Essa tecnologia pode coletar e analisar dados essenciais, executar tarefas domésticas e realizar manutenção preditiva para ajudar a agilizar os procedimentos para melhorar a produção e impulsionar a economia. Mas com alta tecnologia como a IA e outras inovações, há também a necessidade da tecnologia adequada para a suportar.

A tecnologia na indústria transformadora precisa de estar a funcionar eficientemente para ter o melhor desempenho possível. Caso contrário, os procedimentos podem ser prejudicados e afetar a produtividade, impactando significativamente a economia se não forem resolvidos. É aqui que soluções como a introdução do 5G no Brasil podem entrar em ação. No ano passado, o Brasil lançou a frequência 5G através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), permitindo que vários dispositivos a recebam. Além de seu benefício para os indivíduos, as indústrias também podem ganhar uma vantagem ao usá-lo para alimentar soluções como IA, IoT, nuvem e computação de ponta, entre outras tecnologias. A indústria pode utilizar redes 5G para manutenção preditiva avançada e alimentar mais máquinas para reunir um único fluxo de dados. Melhorar a linha de montagem e a gestão de recursos na unidade de produção através da tecnologia pode resultar numa maior produção, beneficiando, em última análise, a economia.

Agricultura

A agricultura é uma indústria importante e um motor de crescimento económico no Brasil. Embora pareça estar em desacordo com a ideia de tecnologia, pode beneficiar significativamente da sua adoção. A necessidade de os agronegócios no país adotarem mais tecnologia é mais evidente do que nunca, pois o trabalho dos produtores pode ser melhorado com ajuda inovadora. A tecnologia pode ajudar a impulsionar as explorações agrícolas através da transferência de dados de máquina para máquina, fornecendo dados em tempo real aos agricultores ou às empresas, fornecendo formação ou recursos adequados para a recolha de água da chuva e das colheitas, acompanhando o progresso e o inventário, e muito mais. Os produtores podem utilizar indicadores para gerir as suas actividades diárias e identificar se estão a cumprir os objectivos e a tomar decisões.

Para Otávio Celidonio, diretor executivo do AgriHub, é preciso fortalecer a conexão entre as empresas de tecnologia e o agronegócio para apoiar os produtores rurais na potencialização dos esforços. Diversas soluções tecnológicas podem proporcionar diferentes formas de melhorar os processos agrícolas, que são variados e diversificados. Com a adoção de tecnologia, o sector agrícola pode beneficiar de uma melhor gestão e de um aumento da produtividade para ajudar no desenvolvimento económico do país.

Continue Lendo

Brasil

Comissão do Senado pauta PL que prevê mudança de regra para licitação em alimentação escolar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reúne na próxima quarta-feira (30/10), a partir das 9h, e deve apreciar o projeto que estabelece que os gêneros alimentícios adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deverão ser entregues com prazo restante de validade superior à metade do período entre sua data de fabricação e sua data final de validade. As licitações para a compra de alimentos deverão prever essa regra.

Com parecer favorável da relatora Daniella Ribeiro (PSD), o PL 2205/2022, se for aprovada pela CAS, ele seguirá para a Comissão de Educação (CE) e depois terá que passar pelo Plenário.

Fonte: Agência Senado

 

Continue Lendo

Brasil

Hugo Motta escolhe data para oficializar candidatura à sucessão de Lira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O Republicanos vai oficializar na próxima terça-feira (29/10), durante uma reunião da bancada na Câmara, a candidatura do deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) à presidência da Casa. O deputado quer ser candidato de consenso, com apoio de Arthur Lira (PP), do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A missão agora é multiplicar os votos de cada parlamentar de nossa bancada em seus Estados, para consolidar a eleição de Motta”, declarou à Coluna do Estadão o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
Principais adversários do deputado paraibano nessa disputa, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA) ainda não confirmaram que vão de fato concorrer. Os dois têm um acordo para apenas um ser candidato.

Continue Lendo

Brasil

Pardal: na reta final para o 2º turno Paraíba dispara na liderança do ranking nacional de denúncias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba, devido ao acirramento político em Campina Grande a Paraíba disparou na liderança no ranking nacional de denúncias por supostas irregularidades em campanhas neste 2º turno das Eleições 2024 e, no início da tarde desta sexta-feira (25/10) já contabilizava, um total de 344, número que representava 119 a mais que o Ceará, Estado que, com 225, aparecia em segundo no mesmo ranking.

O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em relação ao número de denúncias registradas até a publicação desta matéria no Município de João Pessoa o avanço tinha sido de apenas uma denúncia desde o sábado (19/10)m totalizando assim, 07 (sete).

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 1216 (mil duzentas e dezesseis) denúncias. O Estado do Ceará, que já estava em segundo lugar nacional com 188 (cento e oitenta e oito) denúncias, hoje aparece com 225 (duzentas e vinte e cinco) e, São Paulo, agora aparece com 213 (duzentas e treze), em terceiro.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking estadual:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 336
JOÃO PESSOA 7

 

Confira o ranking nacional:

Estado Total
PARAÍBA 344
CEARÁ 225
SÃO PAULO 213
RIO GRANDE DO SUL 89
RIO DE JANEIRO 55
AMAZONAS 37
GOIÁS 37
MATO GROSSO DO SUL 33
BAHIA 30
MINAS GERAIS 25
ESPÍRITO SANTO 24
RIO GRANDE DO NORTE 23
PARANÁ 22
PERNAMBUCO 17
PARÁ 13
RONDÔNIA 13
SERGIPE 7
MATO GROSSO 5
MARANHÃO 2
TOCANTINS 2

Continue Lendo