Nos acompanhe

Paraíba

Concerto desta sexta-feira apresenta 8ª Sinfonia de Beethoven e marca estreia do novo maestro

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa realiza concerto nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, no Centro Cultural São Francisco, Centro Histórico de João Pessoa. Nesta edição, será executada a 8ª Sinfonia de Beethoven, seguindo a sequência das nove sinfonias do músico. Regida pelo maestro Nilson Galvão, a Sinfônica fará a abertura com a ópera La Gazza Ladra, do compositor italiano Gioachino Rossini.

O diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que, com este concerto, a Fundação está retomando as atividades em torno das apresentações da Orquestra, sempre no Museu de São Francisco. Nesta sexta-feira, será o momento também de acolhida do novo maestro, Nilson Galvão, que já está completamente integrado à Orquestra e aos músicos.

“Vamos começar a instaurar agora um novo processo de estímulo e valorização da Orquestra Sinfônica, inclusive com a execução de novas composições, novos estilos musicais, que é a linha do próprio maestro, incorporar com mais presença a música instrumental brasileira nos seus concertos e também a música popular, sem esquecer, evidentemente, a música clássica que é o fundamento da existência da própria Orquestra”.

E acrescenta: “O que nós vivenciamos com as apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa é uma continuidade de toda uma experiência em torno do conceito do Belo, da beleza estética, desde o século XVIII até os nossos tempos, e que tem uma linhagem muito forte em várias gerações de músicos. João Pessoa é hoje palco de uma produtividade, criatividade musical e instrumental muito forte, e nossa Orquestra é uma referência quando se apresenta sozinha ou com a Companhia Municipal de Dança em seus espetáculos integrados de música e dança”.

Para o maestro Nilson Galvão, as expectativas são as melhores possíveis. “Nos primeiros contatos com o grupo, notei que a Orquestra tem uma musicalidade excelente, nível técnico muito alto. Então, estamos sonhando e colocando nossos objetivos num patamar bem alto exatamente por entender que a Orquestra vai conseguir, com tranquilidade, alcançar esse nível. Na continuidade do trabalho, vamos procurar completar o quadro da Orquestra para poder fazer as obras grandiosas”, declarou o maestro.

Concerto – O regente Nilson Galvão ressaltou que, além da 8ª Sinfonia de Beethoven, a abertura será com uma ópera italiana, de Gioachino Rossini, que se chama La Gazza Ladra. Ele relata que essa abertura tem uns temas que são bem conhecidos. Por isso, o público pode esperar um concerto com música de excelente qualidade e, talvez, as pessoas reconheçam alguns dos temas apresentados.

O maestro observa que o próprio Beethoven tinha um carinho especial por essa sinfonia. Ele acredita que o músico tinha o desejo de fazer cada sinfonia numa tonalidade específica, dentro da escala musical. “Apesar dos sete sons da escala, devido ao cromatismo, temos doze sons quando incluímos os cromáticos, e ele fez uma sinfonia em cada tonalidade até chegar à 8ª, na qual ele repete uma tonalidade – o fá maior – de uma sinfonia que ele havia escrito anteriormente, a 6ª – Sinfonia Pastoral”.

A 8ª Sinfonia foi apresentada junto com a 7ª, pela qual, de fato, o músico teve maior apreço na época. Em uma de suas cartas, conforme o maestro, ele comenta que ficou até um pouco chateado, enfatizando que a 8ª seria melhor. Chamava ‘minha pequena sinfonia em fá’.

Muitos musicólogos e estudiosos falam que essa sinfonia é um marco porque tem a característica de ir contra a expectativa das pessoas. Achavam que deveria ser mais grandiosa do que a 7ª e a 6ª, mas ele faz o inverso. Colocou-a numa estrutura bem mais curta e bastante elegante, mas não muito avant garde. “Beethoven sempre chocava o público com seus concertos, suas sinfonias”, ressalta.

Galvão acrescenta que muitos estudiosos dizem que a sinfonia é cheia de piadas musicais, passagens cômicas que fazem com que se tenha até um pouco de desdém da estrutura. “É como se ele estivesse dando adeus à forma, tanto que na 9ª Sinfonia extrapola toda a questão estrutural da forma do Classicismo. É especial porque é um marco divisor e tem essa característica de ir muito contra a expectativa”, comenta.

Maestro – Nilson Galvão, natural de Recife, iniciou seus estudos musicais aos seis anos no Conservatório Pernambucano de Música. Aos oito anos começou a estudar violoncelo sob a tutela do professor Nivaldo da Silva Jr. Em 1993 foi primeiro lugar e prêmio revelação no concurso nacional de cordas em Campos dos Goytacazes (RJ); e em 1997 ficou em segundo lugar, na sua categoria, no prêmio Paraíba de Música.

Mestre em direção de orquestra pela Universidade de Louisville (EUA), mestre em violoncelo pela Universidade de Campbellsville e bacharel em música pela mesma instituição, é membro, desde 2013, do Quinteto da Paraíba, grupo instrumental de relevância no cenário nacional tendo como principal característica a propagação da música de câmara nordestina, colaborando com importantes artistas dentre eles Xangai, Zeca Baleiro, Marcelo Jeneci, Maestro Spok, Escurinho e Totonho.

De 2013 a 2019, foi diretor artístico musical do projeto Orquestra Criança Cidadã de Recife, projeto que fez história ao realizar concerto para o papa Francisco na Capela Paulo VI, em Roma, e também realizar concerto para cinco chefes de Estado na abertura da cúpula dos BRICS, em 2018.

À frente da Orquestra Criança Cidadã regeu artistas como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro e Lenine. Atualmente, desenvolve trabalho à frente da Orquestra Jovem de Pernambuco, através da Virtuosi Sociedade Artística de Pernambuco e, a partir de agosto de 2023, assume como maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo

Paraíba

R$ 38 mi: Governo Federal descentraliza verba para retomada imediata da Operação Carro-Pipa na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que descentralizou nesta terça-feira (26/11) o valor de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro-Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste.

Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente.

Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a Operação Carro Pipa atende atualmente 344 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.

Com um papel crucial na vida de milhões de brasileiros que vivem na região do semiárido, a OCP é uma ação emergencial coordenada pelo MIDR e pelo Exército com o objetivo de garantir o acesso à água potável em municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.

De 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas.

De janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 500 milhões para garantir a execução da OCP. No mesmo período, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca.

Continue Lendo