Nos acompanhe

Paraíba

Programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa muda a vida de milhares de famílias

Publicado

em

O programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa mudou a vida para melhor de milhares de pessoas na atual gestão do prefeito Cícero Lucena, que entregou sete residenciais com um total de 1.280 apartamentos construídos em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica. Desde 2021, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) entregou os Residenciais Vista do Verde I e II, no Bairro das Indústrias, e no Complexo Habitacional Vista Alegre, no Colinas do Sul, foram cinco residenciais: I, II, III, IV e V.

A dona de casa Ana Paula Nunes mora no Residencial Vista Alegre I em um apartamento térreo adaptado às condições do filho dela que é especial. Willianderson tem 21 anos e foi diagnosticado com deficiência mental, retinopatia com baixa visão do olho direito e toxoplasmose. Ela conta que deixou de trabalhar para cuidar do filho e hoje se mantém com o benefício previdenciário que ele tem direito. “Eu ganhei da prefeitura muito mais do que um apartamento para viver com meus dois filhos, mas o prefeito Cícero Lucena me deu a oportunidade de ter uma vida melhor, com mais qualidade e conforto”, afirmou.

Outra moradora que é só felicidade depois que se mudou para o Vista Alegre é dona Dalvanira de Sousa, de 78 anos. Depois de ter passado muitos anos pagando aluguel e sem ter onde morar, atualmente ela mora com a filha no apartamento adaptado para pessoas idosas. “Minha vida melhorou em tudo depois que eu vim morar no Vista Alegre”, disse a dona de casa que passou a vida cuidando dos filhos, acrescentando que “o apartamento é confortável, tenho muitas amigas com quem conversar e tem também as assistentes sociais da Semhab que sempre estão aqui no Vista Alegre fazendo alguma atividade. Por tudo isso, eu só posso agradecer a Deus e ao prefeito que me deu um lugar para viver”, declarou emocionada.

A dona de casa Ivanice Paixão da Silva, que também mora no Residencial Vista Alegre, disse que a se considera uma mulher guerreira, pois já superou alguns problemas de saúde e hoje se sente uma pessoa renovada, segura de si e tudo isso porque tem um lugar para morar e não precisa mais pagar aluguel. “Sou uma mulher feliz, restaurei minha saúde e ter recebido da Prefeitura de João Pessoa um apartamento para morar foi o maior presente da minha vida. Eu só tenho que agradecer a Deus, ao prefeito e à secretária de Habitação, Socorro Gadelha, que nos trata muito bem e me dá esperança de dias melhores com o trabalho feito pela equipe da Semhab aqui no residencial”, comentou.

“A atual gestão tem tratado com atenção especial o setor habitacional, por entender que a moradia é a base de sustentação de toda família, porque garante conforto, segurança e estabilidade. Essa é a meta do prefeito Cícero Lucena, a de cuidar da cidade e, principalmente, das pessoas”, destacou a secretária de Habitação da Capital, Socorro Gadelha.

ITBI e Regularização Fundiária – Para facilitar a vida de quem deseja comprar um imóvel, a Prefeitura concedeu a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), permitindo a cerca de 6 mil famílias comprarem um apartamento novo. A medida ajudou a aquecer as vendas no setor imobiliário. “Em uma pesquisa, nós constatamos que o valor pago por uma família pelo aluguel de uma casa ou apartamento era semelhante ou igual a parcela de um apartamento novo, por isso, a Prefeitura concedeu a isenção do ITBI, que tem como base de cálculo o valor do imóvel para famílias com renda de até dois salários mínimos”, revelou a secretária.

Outro projeto de grande alcance social que vem sendo executado pela Secretaria de Habitação é o programa de Regularização Fundiária, que já beneficiou 548 famílias (cerca de 2.200 pessoas) nas comunidades do Timbó, São José e Jardim Mangueira e mais 497 famílias (cerca de 2.000 pessoas) estão com o processo em andamento. “O programa de regularização fundiária atende as famílias que já possuem o imóvel, mas não tem a escritura lavrada em cartório, porque não tem condições de pagar as taxas cobradas pelos cartórios e, no nosso programa, a escritura é emitida sem nenhum custo para a família”, explicou.

Urbanização – A secretária disse ainda que o programa habitacional da Prefeitura também tem realizado outros projetos para atender as famílias que precisam de uma moradia para viver, através de melhorias na comunidade onde elas vivem. Ela citou o caso da Comunidade Maria de Nazaré, entre os bairros dos Funcionários II e Grotão, onde a prefeitura está realizando obras de infraestrutura, como a reforma, construção e melhorias em equipamentos comunitários, calçamento de ruas para facilitar a acessibilidade, rede de abastecimento d’água e escoamento sanitário, além de realizar pequenos consertos para a melhoria habitacional, beneficiando 650 famílias.

Outro projeto de urbanização importante está sendo realizado nas comunidades Renascer e Saturnino de Brito, no bairro do Varadouro. Uma obra orçada em cerca de R$ 15 milhões, numa parceria com a Caixa Econômica e contrapartida financeira da Prefeitura. “A obra vai beneficiar diretamente 380 famílias e vai acabar definitivamente com as inundações e deslizamento de barreiras na época do inverno e também estamos urbanizando áreas com pavimentação, a construção de equipamentos comunitários e áreas comerciais e de lazer. A nossa previsão é concluir os trabalhos até o final do ano”, comentou Socorro Gadelha.

Comunidade quilombola e Cuidar do Lar – A secretária citou ainda a construção de um residencial com 80 apartamentos e toda a infraestrutura de apoio para atender a comunidade quilombola de Paratibe, na Zona Sul de João Pessoa. As obras estão em andamento e essa era uma antiga reivindicação da comunidade que está sendo atendida pela Prefeitura.

A Secretaria de Habitação também está executando outro programa de grande repercussão social. É o programa ‘Cuidar do Lar’, que já tem a inscrição de 500 famílias e 50 estão sendo atendidas. O programa tem como finalidade atender famílias que são proprietárias, mas o imóvel onde elas moram está em condições precárias e elas não têm recursos financeiros para fazer as melhorias necessárias.

“Nós fizemos as inscrições, depois selecionamos os casos mais críticos onde a casa estava muito deteriorada e agora estamos fazendo intervenção na infraestrutura física, elétrica, hidráulica e pintura da residência”, informou Socorro Gadelha, acrescentando que são obras rápidas e nesta primeira etapa foram selecionadas 50 moradias divididas em grupos de 10 para facilitar a realização os trabalhos. Ela adiantou que o programa é gratuito, as famílias beneficiadas moram em diferentes bairros da cidade e a equipe de engenheiros da Semhab continua fazendo vistorias nas casas inscritas.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 800 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 281, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux, Guarabira e Pombal.

O maior número de vagas em João Pessoa é para os cargos de ajudante de carga e descarga (20), carpinteiro, estoquista, mecânico de motociclistas, operador de caixa, pedreiro e vendedor interno (10 vagas para cada função). Além dessas, há vagas para motorista de ônibus rodoviário – médio completo, auxiliar de limpeza, atendente de lanchonete e servente de obras (seis vagas para cada cargo), recepcionista de mercadorias, embalador, a mão, operador de máquinas fixas, em geral e atendente de bar (cinco vagas para cada), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 137 vagas, com destaque para carregador e descarregador de caminhões (20), ajudante de obras (nove), vendedor porta a porta e empacotador a mãos (oito vagas cada função), consultor de vendas e repositor de mercadorias (seis vagas para cada cargo), açougueiro, garçom e auxiliar de cozinha (quatro vagas cada) e outras em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão ofertadas 125 vagas de emprego, entre elas aj. de carga e descarga de mercadoria (30), operador de caixa (18), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), repositor – em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 30 vagas distribuídas em várias funções: servente de obras, encanador e vendedor de comércio varejista  (cinco para cada função), conferente de carga e descarga de mercadoria, auxiliar de linha de produção e técnico de refrigeração – instalação (duas vagas cada), soldador, motorista de automóveis, auxiliar de logística, auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, atendente de telemarketing e motorista de caminhão (uma vaga cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as quatro vagas contemplam funções como auxiliar de armazenamento e pedreiro (uma vaga para cada) e embalador a mão (duas vagas). Em Sapé, serão 12 vagas – atendente de padaria, repositor de mercadorias e vendedor pracista (duas vagas cada cargo), ajudante de cozinha, pasteleiro, vendedor interno, motorista entregador e cozinheiro de restaurante (uma vaga para cada).

Em Guarabira, o Sine-PB vai ofertar 149 vagas para diversas funções tais como: costureira em geral (40), ajudante de carga e descarga de mercadoria e operador de caixa (30 vagas para cada cargo), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque e motorista de caminhão (10), fiscal de loja – médio completo (seis).

No município do Conde, serão 40 vagas direcionadas para o cargo ajudante de carga e descarga de mercadoria – médio completo. Em Mamanguape, serão oferecidas quatro vagas – garçom, supervisor de operações logísticas, retificador de motores veículos e auxiliar de fabricação na indústria de artefatos de cimento (uma vaga cada cargo).

Em Bayuex, estarão disponíveis 13 vagas – quatro para auxiliar de logística – fundamental completo, três para vendedor interno – superior completo, duas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, e uma para cada um dos cargos de gerente comercial, encarregado de estoque, assistente de vendas e balconista.

No Sine estadual de São Bento, serão disponibilizadas 20 vagas para funções como aj. de carga e descarga de mercadoria (10), operador de máquinas fixas, em geral (quatro), promotor de vendas, motorista entregador, atendente de lojas e vendedor – no comércio de mercadorias (uma para cada cargo). Em Pombal, uma vaga para agente de vendas de serviços – médio completo.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  as vagas 
Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do AGIR 36 Paraíba pedirá suspeição de ministro do STJ; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do Partido Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, confirmou que pedirá “suspeição” do ministro Antônio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por emitir uma fala capacitista em desfavor de pessoas atípicas e, consequentemente, suas respectivas famílias que se sentiram atingidas.

Segundo Flávio, o ministro afirmou que Autismo é “problema” e que clínicas são “passeios na floresta“.

Flávio Moreira, que também é advogado, ainda afirmou que buscará o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especificamente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, junto à questão.

O político é ferrenho defensor da causa atípica e, há anos, milita em favor do respeito e inclusão social desta parcela da sociedade.

Confira o post:

REVOLTANTE!!!
Mais um episódio, dos quase diários, que as famílias atípicas passam em um mundo capacitista, elitista, preconceituoso e ignorante. Desta vez, o mais grave é que vem de um MAGISTRADO, que tem a função de julgar demandas sobre o tema.

Enquanto partido político comprometido com a inclusão, iremos encaminhar ao nosso presidente @daniel.sampaiotourinho do @nacionalagir36 um pedido para que nossa instância maior vá ao @cnj_oficial buscando a suspeição do ministro em comento [sic] para que o mesmo seja IMPEDIDO de julgar causas que envolvam o tema, visto que o ponto de vista apresentado fere mortalmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana.

Iremos também acionar a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB para que se posicione frente ao caso. Não vamos nos calar diante de tamanho absurdo!

Continue Lendo