A Vigilância Sanitária de João Pessoa fiscalizou 78 hotéis e 101 restaurantes da Capital em uma ação realizada entre os meses de junho e julho deste ano com o objetivo de monitorar e preparar os serviços mais procurados pela população e pelos turistas no período de férias escolares.
Do total de restaurantes fiscalizados, todos foram notificados e dois foram interditados em decorrência, principalmente, das condições higiênico-sanitárias. “Não estavam adequadas para receber o consumidor. Também foi identificada a presença de vetores, além de produtos com a data de validade vencida”, afirmou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, setor no qual está inserida a Vigilância Sanitária.
De acordo com Raquel Moraes, os hotéis visitados foram aqueles em que se verificou que não estavam em regularidade junto à Vigilância Sanitária. “Todos esses hotéis foram notificados para que, em 48 horas, pudessem procurar o órgão para regularizar a sua situação. Nenhum deles foi interditado, apenas notificados, e passarão por inspeção assim que derem entrada nos seus licenciamentos”, explicou.
Os estabelecimentos notificados recebem um prazo para se ajustarem às regras sanitárias. Caso não cumpram, podem ser autuados e/ou multados. Já os que foram interditados não podem reabrir até se readequarem. “Todos já foram reabertos, porque houve o cumprimento dos itens preconizados”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde.
A Vigilância Sanitária contempla os mais diversos campos de atuação, desde os específicos da área sanitária, até outros, como saneamento, educação e segurança. As ações desenvolvidas pelo órgão são de caráter educativo (preventivo), normativo (regulamentador), fiscalizador e, em última instância, punitivo.