Nos acompanhe

Paraíba

STTP informa: novos radares ainda não estão registrando infrações

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), informa que os novos radares e lombadas eletrônicas que estão sendo implantadas em dez pontos da cidade ainda não começaram a registrar infrações, o que deve acontecer somente em 1º de setembro de 2023.

No momento, as sinalizações verticais e horizontais referentes aos equipamentos estão sendo concluídas e estão sendo enviadas as multas educativas para massificar a informação relativa à implantação dos radares.

O processo de instalação de radares de velocidade e avanço de sinal vermelho acontece em Campina Grande desde o ano de 2016, pois a cidade vem passando por uma mudança no seu perfil urbano com o aumento de vias asfaltadas e consolidação como referência regional, recebendo veículos e pessoas de cidades circunvizinhas, o que requer da administração pública ações efetivas para garantir segurança viária.

Soma-se a isso o fato de que, segundo o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), nos locais onde estão instalados radares há forte redução de sinistros e mortes, em Campina Grande. Em alguns casos, a diminuição chega a 100%.

Outro ponto importante é a redução de 30% no número de mortes devido a sinistros de trânsito em Campina, quando são comparados os primeiros sete meses de 2022 e 2023. Esse decréscimo ganha ainda mais relevância por causa do aumento de 20% na frota de veículos na cidade, no citado período. Ou seja, os radares e lombadas eletrônicas contribuem efetivamente para promover segurança viária.

Os pontos onde os equipamentos estão sendo instalados são os seguintes:

Av. Prof. Almeida Barreto x Av. Dom Pedro I (velocidade, avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres);

Av. Almirante Barroso X r. Odon Bezerra (velocidade, avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres);

Av. Francisco Lopes de Almeida, próximo à ponte (velocidade);

Av. Francisco Lopes, próximo à torre da Chesf (velocidade);

Av. Francisco Lopes de Almeida, próximo ao Detran (velocidade);

Av. Juscelino Kubitscheck, na altura do n° 3359 (velocidade);

R. Quinze de Novembro, próximo à escola Prof. Anísio leão (velocidade);

R. Quinze de Novembro, próximo à escola Dr. Heleno Henrique (velocidade);

R. Rodrigues Alves, próximo ao campo do Campinense (velocidade);

Av. Floriano Peixoto, próximo ao empresarial Laércio Tavares (velocidade).

As aferições relativas à velocidade serão registradas 24h, no entanto, avanço e desrespeito à faixa só serão computados das 5h às 23h.

A colocação de radares e de lombadas eletrônicas atende ao que preconizam os conceitos de Visão Zero (nenhum acidente é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). Tudo isso se conforma ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e ao que recomendam as Nações Unidas com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: mais de 800 denúncias já foram registradas na Paraíba através do Sistema Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até o início da tarde desta quinta-feira (03/10) um total de 816 (oitocentas e dezesseis) denúncias de propagandas eleitorais supostamente irregulares na Paraíba.

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 75101 (setenta e cinco mil, cento e uma) denúncias. A Paraíba segue em 17º lugar no ranking de Estados com maior número de denúncias.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à classe artística e criação de projeto musical nas escolas são propostas de Mô Lima; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), apresentou propostas e ações voltadas à cultura a ser implementado no próximo mandato caso seja reeleito à Câmara Municipal da Capital.

Em publicação feita nas redes sociais, o parlamentar elencou uma série de propostas que assumiu o compromisso de levar à classe artística na valorização da cultura na cidade. Os projetos são:

  • Criar um Centro de Cultura Paraibana no Centro Histórico de João Pessoa para estimular o artesanato e a música local;
  • Criação de um fundo municipal da cultura para financiamento cultural de teatro, danças e oficinas de fotografia;
  • Implantação de projeto de inclusão social pela música nas escolas da rede municipal;
  • Requerimento da Lei Pinto do Acordeon, que visa apoiar mestres da cultura popular da cidade;
  • Criação de sala de música e fonoaudiologia para crianças com autismo;
  • Construção de centro de atividades para pessoas idosas.

“Nosso compromisso com a cultura é essencial para fortalecer a identidade da nossa cidade. Estou apresentando propostas que visam apoiar nossos artistas, preservar nossas tradições e fomentar a produção cultural local. Juntos, podemos construir uma cidade que valoriza e incentiva a arte em todas as suas formas!”, destacou o vereador.

Sobre 

Mô Lima é cantor, compositor, musicista. É filho do saudoso Pinto do Acordeon, instrumentista, cantor, compositor e político brasileiro, natural de Conceição, no Vale do Piancó. Pinto foi eleito vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997. Já Mô Lima, seguindo os passos do pai, em 2020 foi candidato a vereador, não obtendo êxito na disputa, onde alcançou quase três mil votos e ficou na suplência. Também ocupou o cargo de diretor na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Continue Lendo

Paraíba

Marmuthe destaca realização de estudos para a construção da ponte que liga Valentina e Mangabeira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) destacou a importância do início da realização de estudos para a construção de uma ponte, que vai ligar os bairros de Valentina de Figueiredo e Mangabeira, na Zona Sul da Capital.

O parlamentar afirmou que o prefeito, Cícero Lucena (PP), autorizou a publicação de um edital para a realização de estudos técnicos a fim de viabilizar a construção da ponte. “Ao longo desses anos, aquela grande comunidade, ligando os dois maiores bairros da cidade, vem colecionando prejuízos e transtornos, principalmente nos períodos chuvosos”, afirmou Marmuthe, salientando que a ponte vem reparar esses prejuízos e que a obra é uma conquista da Zona Sul da cidade.

Marmuthe destacou ainda que os investimentos para a execução da ponte já estão garantidos. “A obra vai ser custeada com recursos próprios da Prefeitura e, até meados de maio, está prevista na programação a apresentação desse estudo técnico. A partir daí, vai ser publicado novo edital de chamamento das empresas para que a obra seja executada”, informou o vereador.

“Estou muito feliz em ver que a nossa passagem na CMJP está valendo, representando a cidade, mas com carinho especial para aquela região, vivenciando suas dores, transformando suas necessidades em proposituras na Casa, solicitando do governo do Estado e da Prefeitura a execução de ações e serviços que aquela comunidade tanto precisa e merece”, declarou Marmuthe, referindo-se ao bairro do Valentina e citando ações já executadas, como a implementação da Casa da Cidadania, do terminal de integração, obras de pavimentação de ruas, entre outros.

Continue Lendo