A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) emitiu uma ‘Nota de Repúdio’, na quarta-feira (09/08), por considerar inaceitáveis ameaças feitas pelo ex-procurador do Município de João Pessoa, José Vandalberto de Carvalho, contra Thiago Moraes, do @portaldacapital, e Bruno Giovanni, do Blog do BG.
Os fatos foram registrados após publicação de notícia acerca da demissão de Vandalberto, após um processo interno do Ministério Público (MP).
O ex-procurador, através de mensagens registradas por meio do aplicativo WhatsApp e utilizando linguagem de baixo calão, após ameaças, tentou intimidar o profissional da imprensa insinuando que de nada adiantaria registrar Boletim de Ocorrência (BO) junto à alguma Delegacia de Polícia por também estar na condição de “ex-delegado de Polícia“.
Confira a íntegra da Nota:
“A API-PB considera inaceitável que um ex-servidor público, advogado, que deveria zelar pela legalidade e pela transparência, tente intimidar e ofender um profissional da imprensa que apenas cumpriu seu dever de informar a sociedade sobre um fato de interesse público“, diz um trecho da Nota.
Confira o texto na íntegra:
“A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) vem a público manifestar seu repúdio à ameaça feita pelo ex-procurador do município de João Pessoa, José Vandalberto de Carvalho, recém demitido do Ministério Público da Paraíba, contra o radialista Thiago Morais, do Portal da Capital. A ameaça aconteceu por conta da publicação de notícia acerca da demissão de Vandalberto, após um processo interno do MP.
A API-PB considera inaceitável que um ex-servidor público, advogado, que deveria zelar pela legalidade e pela transparência, tente intimidar e ofender um profissional da imprensa que apenas cumpriu seu dever de informar a sociedade sobre um fato de interesse público. Mesma agressão sofrida por Thiago Morais também ocorreu com o blog do BG.
A API-PB reafirma seu compromisso com o livre exercício da imprensa, direito constitucional que garante a liberdade de expressão e o acesso à informação. A API-PB repudia qualquer tentativa de censura, intimidação ou violência contra jornalistas que atuam no cumprimento de sua missão social. Lembramos que a imprensa é essencial para a democracia e para o controle social dos atos públicos.
A API-PB se solidariza com Thiago Morais e se coloca à disposição para prestar todo o apoio jurídico e institucional necessário. A API-PB também espera que as autoridades competentes apurem os fatos e tomem as medidas cabíveis para punir o responsável pela ameaça e garantir a segurança dos profissionais da imprensa.
A Diretoria”