A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta quarta-feira (09), a nova sede da Secretaria do Controle do Uso e Ocupação do Solo (Secos).
Localizada à rua Rua Golfo de Gênova, s/n, em Intermares, o prédio moderno e funcional foi construído com recursos próprios e em terreno da própria Prefeitura. O novo espaço tem 475m² de área e comporta os 13 setores que compõem a Secos.
De acordo com o prefeito Vitor Hugo Castelliano, a nova Secos é um marco importante na busca pela eficiência e excelência na gestão urbana, além de potencializar ainda mais a capacidade de arrecadação do Município.
“Queremos, antes de tudo, parabenizar a valorosa equipe desta Secretaria por entender definitivamente qual é o propósito da nossa gestão para poder avançar e começar a enxergar essa nova Cabedelo. Atualmente, há um avanço muito significativo na construção civil, no mercado imobiliário e industrial do Município, e tudo isso passa ou passará pela Secos, que já é referência no Estado da Paraíba. Graças à celeridade e transparência da nossa gestão e, principalmente, através da dedicação dos profissionais desta pasta, uma construção – que antes demorava meses para receber um alvará – consegue sua documentação em dias ou semanas. Com este equipamento público e próprio do Município sendo entregue à população é mais um legado que a nossa gestão deixa na história de Cabedelo”, destacou Vitor.
O prédio dispõe de salas de Protocolo e Recepção, Recursos Humanos, Assessoria Jurídica, Setor de análise, Diretoria de Licenciamento, Chefia de Gabinete e Gabinete do Secretário, Expedições e Taxas, Topografia e Geoprocessamento, Alvará de Funcionamento, Cadastro Imobiliário, Fiscalização, Setor do Habite-se, Arquivo, DML e 07 WCs, além de ampla Área de Estacionamento com vagas inclusivas.
A Secos tem a finalidade de promover a execução, o controle e a fiscalização da política urbana do município; garantindo o cumprimento da legislação urbanística, o Plano Diretor e os Códigos de Zoneamento, Edificações e Posturas. A pasta também é a responsável pela emissão de licenças para construção, carta Habite-se, dentre outros.
O novo prédio foi projetado levando em consideração as necessidades específicas de cada setor, proporcionando um espaço de trabalho colaborativo, integrado e de fácil acesso para os servidores e para a população. Com instalações modernas e de alta qualidade, a nova sede busca otimizar o atendimento e facilitar o fluxo de informações entre os diversos setores.
“É muito fácil falar de uma gestão onde a gente obtém resultados tão proativos e reconhecidamente positivos em diversas áreas. Com esta obra estamos vendo a valorização de uma pasta eminentemente técnica e que também dá sua contribuição para o crescimento do município. E posso garantir que não foram medidos esforços nesta obra que honra e orgulha o cidadão cabedelense. Esta gestão municipal, inclusive, será laureada brevemente pelo SindusCon (Construção Civil) com o emblema de praticidade junto aos projetos de análise, ratificando as boas práticas nas atividades exercidas aqui, e que transforma Cabedelo num Município cada vez mais avançado”, ressaltou o secretário do Controle de Uso e Ocupação do Solo de Cabedelo, Abelardo Jurema Neto.