Nos acompanhe

Paraíba

Pacientes do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel comemoram novo recomeço

Publicado

em

Enquanto a capital paraibana comemora seus 438 anos, muitos pessoenses comemoram um novo recomeço de vida após a realização de cirurgia bariátrica, procedimento oferecido pela Prefeitura de João Pessoa por meio do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que é referência no tratamento de pacientes com obesidade grave.

O serviço, que conta inclusive com um SPA Cirúrgico, tem devolvido saúde e qualidade de vida aos pacientes atendidos, como garante a funcionária pública Adriana Araújo, 43 anos, uma das primeiras pacientes do SPA. “É uma nova data de aniversário, o recomeço de uma vida saudável, nova vida em tudo, locomoção, trabalho, autoestima, saúde e, principalmente, me amar. Tudo isso eu recuperei com o tratamento, com a cirurgia”, declara.

Antes da cirurgia, Adriana ficou 39 dias no SPA Cirúrgico do hospital, que atende pacientes inscritos no programa que possuem dificuldade na perda de peso. A redução de 10% do peso é fundamental para a realização da cirurgia bariátrica e faz parte do pré-operatório, para garantir o nível de segurança do procedimento cirúrgico.

Hoje, 9 meses após a cirurgia, realizada em novembro do ano passado, Adriana está com 50 quilos a menos em relação ao peso que tinha no início do tratamento. “É uma nova vida em todos os aspectos”, comemora.

O SPA possibilita, através da internação hospitalar em leitos exclusivos e adaptados para as condições que os pacientes necessitam, um acompanhamento diário e contínuo, inserindo dietas mais restritivas associadas a atividades físicas. Os pacientes têm acompanhamento exclusivo de uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões bariátricos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e endocrinologistas.

Mudança de hábitos – Outra paciente atendida pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Santa Isabel é a profissional autônoma Fabiana de Lima da Silva, de 36 anos. Desde a cirurgia, realizada em fevereiro deste ano, Fabiana emagreceu 42 quilos e afirma que se sente outra pessoa, com melhorias, principalmente, em sua saúde.

“Me sinto outra pessoa, com mais saúde. É maravilhoso. Minha rotina mudou completamente. Hoje eu tenho uma segunda casa, que é a academia. Mudei meus hábitos de vida, melhorando minha alimentação e fazendo atividade física. Na hora em que eu aceitei o projeto, o tratamento, eu aceitei para o resto da minha vida”, afirma Fabiana.

Mais qualidade de vida – Oitenta quilos mais magro, o servidor público José Audo de Araújo, 38 anos, também comemora sua nova vida. Ele fez o procedimento o ano passado. “É uma mudança de vida muito grande. Eu não conseguia dormir direito, trabalhava cansando e hoje é outra coisa. Durmo bem, caminho melhor, trabalho normalmente. Foi um ganho enorme na minha qualidade de vida”, disse.

A exemplo dos outros pacientes, ele segue recebendo atendimento do serviço municipal. É que todos os inscritos no programa de cirurgia bariátrica continuam sendo acompanhados até um ano e meio após a cirurgia.

Quem pode fazer a cirurgia – Fator de risco para diversas doenças, a obesidade aumentou em níveis alarmantes nos últimos anos. O problema atinge uma em cada quatro pessoas de 18 anos de idade ou mais no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos tratamentos da obesidade grave é a cirurgia bariátrica.

No Hospital Municipal Santa Isabel, o serviço é chefiado pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto e o procedimento só é feito após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente. Para saber se a pessoa se encaixa no padrão indicado, o primeiro passo para o procedimento é a triagem dos pacientes, cujo parâmetro principal avaliado é o IMC, bem como o levantamento do histórico de saúde.

Uma vez que o paciente preencha os critérios, ele será encaminhado para uma reunião com a equipe multidisciplinar do serviço, onde terá um primeiro contato e assistirá uma série de palestras sobre o procedimento, o preparo e o que esperar do pós-operatório.

Nem toda pessoa com quadro de obesidade pode fazer uma bariátrica. Além de preencher os critérios de IMC, precisará passar por avaliação com os profissionais da equipe multidisciplinar, que vai avaliar e preparar o paciente para o processo envolvido no antes e depois da cirurgia.

Pacientes que apresentem condições clínicas, psicológicas ou físicas que impeçam a indicação da cirurgia poderão ser orientados e encaminhados a tratamentos para suas condições antes de seguir o preparo para cirurgia bariátrica.

Videolaparoscopia – No Hospital Santa Isabel estão disponíveis para os pacientes as duas principais técnicas de cirurgia bariátrica: o Sleeve e o Bypass. Ambas são realizadas por videolaparoscopia, quando uma câmera é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças, o que torna os procedimentos minimamente invasivos e mais seguros.

Continue Lendo

Paraíba

Apuração dos votos em tempo real está disponível; confira como acompanhar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A apuração dos votos para a Eleição Municipal Ordinária 2024 deste domingo (06/10) já está disponível para consulta. Para acompanhar, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou clicar no link abaixo:

Clique aqui para acompanhar a apuração de João Pessoa.

Clique aqui para acompanhar a apuração de todos os municípios da Paraíba

Em João Pessoa, disputam o cargo de prefeito: Cícero Lucena (PP), Marcelo Queiroga (PL), Luciano Cartaxo (PT), Ruy Carneiro (PSC/Podemos), e Yuri Ezequiel (UP).

Continue Lendo

Paraíba

Confira ocorrências registradas na Paraíba confirmadas pelo Ministério da Justiça neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os indicadores da Operação de Segurança – Eleições Municipais 2024, de acordo com a atualização mais recente do Ministério da Justiça (MJ), traz os números relativos ao Estado da Paraíba.

Segundo os números atualizados às 15h38, no Município de Sapé a Polícia Militar registrou crimes eleitorais referentes ao transporte ilegal de eleitores (Art. 11, III. c/c art. 5º, da Lei 6.091/74). Auto de Prisão em Flagrante (APF). IPs concluídos/remetidos com autoria e materialidade.

Já em Mari, a PM registrou às 11h39, crimes eleitorais de boca de urna e arregimentação de eleitores (Art. 39, $ 5º, Inciso II, da Lei 9.504/97). Foi lvrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Em São José do Brejo do Cruz, às 10h25, foram registrados crimes comuns nos locais de votação/apuração, além de lesão corporal. As partes envolvidas, duas mulheres que se agrediram de forma mútua com tapas e puões de cabelo, foram liberadas mediante um Termo de Compromisso.

Em Monteiro, houve flagrante de transporte ilegal de eleitores envolvendo o candidato Idervaldo Campos Beliz “Lito de Dona Socorro”. Na ocasião, houve prisão em flagrante e apreensão de um veículo modelo Hilux CD 4×4, de cor prata, placa OFC2207, que estava sendo conduzida pelo próprio candidato que transportava os eleitores.

No Município de Água Branca, houve registros de crimes eleitorais, corrução eleitoral com Auto de Prisão em Flagrante (APF). No local, foi apreendido um total de R$ 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais), além de material de campanha (centenas de santinhos) que, segundo denúncia, seriam utilizados para possível compra de votos por pessoas ligadas ao candidato a vice-prefeito identificado como “Cigano” que teria entregado a quantia em dinheiro vivo no ROP e os santinhos a um indivíduo que foi conduzido, juntamente com o mateiral apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Água Branca para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Em Princesa Isabel, houve registro de boca de urna e arregimentação de eleitores, apreensão de “santinhos”.

Em Conceição foram registrados crimes eleitorais de boca de urna e arregimentação de eleitores envolvendo o nome do candidato Luis Furtado de Lacerda. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o material de campanha, do tipo “santinho”, apreendido.

Em Pombal, ainda na madrugada, houve apreensão de material de campanha, bem como de fogos de artifício.

Em Marizópolis houve apreensão de R$ 900,00 (novecentos reais), santinhos e título de eleitor.

Efetivo

O quantitativo empregado desde o mês de agosto de 2024 na Paraíba foi de 287 (duzentos e oitenta e sete), sendo 215 (duzentos e quinze) em efetivo e 72 (setenta e duas) viaturas.

Continue Lendo

Paraíba

Candidato a vereador é atingido por tiro em Tenório; vídeo com imagem forte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a vereador pela oposição do município de Tenório, Genilson Silva (PL), atingido com um tiro de arma de fogo na mão, por volta das 23h30 do sábado (05/10), no sítio Ponta da Serra.

O crime, segundo o blog do Heleno Lima, teria sido praticado por homens que estariam em uma camionete modelo Hilux, de placas não identificadas, que teriam disparado vários tiros ferindo o candidato em uma das mãos.

Genilson foi socorrido pela própria família, porém, precisou ser transferido em uma ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Ninguém foi preso até o momento.

Confira o vídeo:

Continue Lendo