Nos acompanhe

Paraíba

3º Maratona Internacional projeta João Pessoa no rol das principais corridas de rua

Publicado

em

Cinco mil atletas de todo o Brasil e até do Quênia. Em sua terceira edição, neste domingo (6), a Maratona Internacional de João Pessoa teve largada no Centro de Convenções e foi vencida pelo queniano Justin Morse. Já no feminino, a Marily dos Santos foi a grande vencedora. O prefeito Cícero Lucena, que correu o percurso de 10 km, disse que a prova coloca a capital paraibana no rol das principais corridas de rua do Brasil e confirma a tradição da cidade para os esportes saudáveis.

“A Maratona faz parte do nosso projeto de transformar João Pessoa na capital dos esportes saudáveis. A cada ano, nós estamos aprimorando – hoje estamos credenciados pela Confederação Brasileira de Esportes de Rua, servindo de índice para maratonas internacionais. Então, é motivo de muita alegria, profissionalizando cada vez mais e proporcionando aos moradores de João Pessoa e aqueles que nos visitam uma excelente prova – a mais arretada do Brasil”, destacou Cícero Lucena.

A competição foi organizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), e envolve o apoio de todas as pastas da administração municipal. O secretário de Esportes, Kaio Márcio, disse que o objetivo é transformá-la na maior do Nordeste. “O prefeito Cícero acredita no esporte, ele é nossa bandeira, porque é corredor e deu início a tudo isso. Atingimos um número excelente de participantes, queremos ampliar para oito ou até dez mil nas próximas edições”, projetou.

Nessa edição, a Maratona Internacional de João Pessoa também valeu como Campeonato Brasileiro de Atletismo nas provas de 5km e 21km e ainda foi índice para o Mundial da Letônia. Mas a competição se estende para além dos atletas de alto nível, que brigam por medalhas, sobem no pódio e conquistam as principais premiações.

Corredores de finais de semana, pessoas apaixonadas pelo esporte, que se desafiam para terminar um percurso, com o objetivo de superar o próprio limite. Essas estrelas anônimas do esporte também deram um brilho todo especial a competição. Teve até pedido de casamento na linha de chegada. Edivaldo ouviu, no sistema de som da organização, um “sim” de Josi, que completou a prova dos 10km.

Teve corredor caracterizado de personagem, como o ‘Cangaceiro Maratonista’, que já participou de 20 maratonas e fez outra maratona antes de participar da de João Pessoa – ele veio de Iguatu, no Ceará. “Eu estou acostumado com corridas de todo o Brasil, essa de João Pessoa é minha primeira vez. Eu gostei tanto que vou voltar ano que vem. Estão de parabéns, a prova está no nível mais alto das maratonas, desde o percurso até a organização”, elogiou.

A prova – Com quatro distâncias, o percurso passou por vários pontos turísticos da cidade, como o Farol e a praia de Cabo Branco. O retorno dos 21km foi após o antigo Jangada Clube, no Cabo Branco. Na Maratona (42km), os corredores passaram ainda pelos bairros de Tambaú, Manaíra e Bessa, com retorno na praia de Intermares, em Cabedelo.

Premiação – Somadas as premiações de cada distância, a Maratona Internacional de João Pessoa distribuiu mais de R$ 130 mil, do 1º ao 5º colocados de cada prova (premiação em dinheiro + troféu) e premiação do 1º ao 3º na faixa etária. O campeão da Maratona (masculino e feminino) recebeu o valor de R$ 12 mil.

Confira os primeiros colocados das principais categorias:

Categoria Elite 42km (Masculino e feminino)

1° Justin Morse – 2h 28’36
2° Jair José da Silva – 2h 29’05
3° Carlos André Silva – 2h 31’05
4° Silvan dos Santos – 2h 33’40
5° Rafael Almeida – 2h 33’44

1° Marily dos Santos – 3h 03’43
2° Daiana Justino dos Santos – 3h 10’07
3° Sterphania Ayssila de Brito – 3h 21’10
4° Maria de Fátima de Souza – 3h 23’33
5° Edileusa de Sousa Lima – 3h 26’27

Categoria Elite 21km (Masculino e feminino)

1° Justino Pedro da Silva – 1h 06’13
2° Lucas Paulo Ferreira – 1h 07’44
3° Marciel Almeida – 1h 07’48
4° Joilson Bernardo da Silva – 1h 08’50
5° Adriano de Oliveira Silva – 1h 11’03

1° Mirela Saturnino – 1h 18’57
2° Núbia de Oliveira da Silva – 1h 22’23
3° Aline Prudêncio – 1h 25’27
4° Rebeca Rodrigues Costa – 1h 27’36
5° Thaís Ribeiro Vieira – 1h 32’29

Categoria Elite 10km (Masculino e feminino)

1° Juliano de Araújo –  31’38
2° Adelson Rodrigues – 31’40
3°Michel Gabriel da Silva – 31’47
4° Gilson de Souza – 32’04
5° Paulo Roberto Pinheiro – 32’27

1° Pedrina Silva Vieira – 35’36
2° Ana Catarina Amâncio – 38’11
3° Mirian Franco da Silva – 38’18
4° Adriana Teodósio – 38’21
5° Joelma Pereira de Andrade – 38’50

Categoria PCD – Cadeirante (Masculino e feminino)

1° Carlos Antônio Guedes – 17’04
2° Givaldo Augusto dos Santos – 21’11
3° Carlos Costa de Pinho – 27’53
4° Gilvan Andrade de Lima – 35’26
5° Cícero Carlos da Silva – 37’05

1° Angelina – 41’47

Categoria PCD – Não cadeirante (Masculino e feminino)

1° Gilmar de Oliveira Silva – 16’19
2° Samuel da Silva Araújo – 16’42
3° Marcelo da Silva Rumão – 17’02
4° Antônio Gomes da Silva – 17’13
5° Paulo Roberto Rodrigues – 17’57

1° Regirleide Ferreira – 21’13
2° Vera Lucia Leite – 23’30
3° Eveline Pereira – 23’46
4° Elizângela Cristina da Silva – 24’25
5° Luciana Soares dos Santos – 26’13

Categoria Elite 5km (Masculino e feminino)

1° Edimar Ferreira de Lima – 15’12
2° Everton Silva Lima – 15’22
3° João Paulo Marques – 15’23
4° Ubiratan José dos Santos – 15’31
5° Jonatan Lima Silva – 15’38

1° Anastácia Rocha – 17’45
2° Vaniclea Moura – 18’28
3° Carilene do Nascimento – 19’02
4° Claudivânia Elaine Barbosa – 19’24
5° Maria do Socorro Silva – 19’31

Continue Lendo

Paraíba

Mídia nacional aponta PB como melhores destinos no NE para relaxar e se divertir gastando pouco

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba figura entre os cinco melhores destinos do Nordeste para relaxar e se divertir gastando pouco neste fim de ano, de acordo com levantamento realizado pelo Portal NE9. A lista foi publicada nesta sexta-feira (4) e pode ser conferida no link https://www.ne9.com.br/cinco-destinos-do-nordeste-para-relaxar-e-se-divertir-gastando-pouco/.

A Paraíba, em especial Barra de Mamanguape, figura no quarto lugar desta lista. Para quem prefere uma experiência calma e intimista, a Barra de Mamanguape é um considerado um verdadeiro tesouro. A área é de preservação ambiental e abriga o Projeto Peixe-Boi, que trabalha para proteger esses animais marinhos em risco de extinção.

Além disso, o encontro do rio Mamanguape com o mar cria paisagens únicas, perfeitas para quem quer relaxar em contato com a natureza. Ótimos preços de hospedagem e culinário também são um ponto positivo de Barra de Mamanguape, segundo aponta o portal.

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ter um destino paraibano nessa lista de dicas é motivo de orgulho “É uma imensa alegria fazer parte dessa lista, ainda mais com a encantadora Barra de Mamanguape. Um local que enche os olhos do turista e cria experiências inesquecíveis”.

Já para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, esta é mais uma forma que mostra que a Paraíba está se tornando cada vez mais um destino bem visto e bem procurado. “Além de paisagens naturais e uma gastronomia singular, a Paraíba tem um povo muito acolhedor e hospitaleiro, fatores que também envolvem e colaboram com a experiência que o turista vive aqui.” comenta.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed JP lança 5ª edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. O episódio está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Sh_MVa0RLxo.

 

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Militar flagra distribuição ilegal de camisas amarelas em Remígio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite desta sexta-feira (04/10), a Polícia Militar flagrou um veículo sob a suspeita de distribuição indevida de brindes da chapa encabeçada por Claúdio Régis (PP), em Remígio. O flagrante constatou a presença de camisas e materiais de campanha da chapa, sob posse do primo do candidato a vereador Edu Gonçalves (PP). Essa prática é ilegal durante o período eleitoral.

A legislação eleitoral brasileira, conforme o artigo 39, §6º da Lei 9.504/97, proíbe distribuição de brindes, camisetas, chaveiros, bonés ou quaisquer outros bens que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

A prática é considerada captação ilícita de sufrágio, também conhecida como “compra de votos”, sujeitando o infrator a sanções que podem incluir multa e cassação do registro ou diploma do candidato beneficiado. Além disso, o responsável pela prática pode responder a processo criminal, com pena de até 4 anos de reclusão.

Durante a ação, os responsáveis pelos materiais ameaçaram advogados da chapa Pra Cuidar de Remígio, composta pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSB, União Brasil, PT e PV, que acompanhavam a ação de flagrante. A coligação que representa a candidatura de Gleds (Rede), acionará a Justiça para que as medidas legais sejam tomadas.

Continue Lendo