Nos acompanhe

Paraíba

Projeto Cooperar realiza Encontro Estadual de Organizações Produtivas e Entidades Parceiras

Publicado

em

O Governo da Paraíba, por meio do Projeto Cooperar – Programa PB Rural Sustentável, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Sebrae/PB, realizará nesta quarta-feira (2), o Encontro Estadual de Organizações Produtivas e Entidades Parceiras. O evento, que acontecerá no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae/PB (1º Andar do Shopping), em João Pessoa, visa a consolidação de parcerias para o apoio às organizações produtivas paraibanas, notadamente as que lidam com a agricultura familiar.

O encontro contará com a presença de potenciais parceiros, a fim de atender demandas identificadas por ocasião dos planos de negócios e dos planos de ações estratégicas e acessos a mercados, principalmente nas áreas de acesso a crédito, consultoria e treinamento. “A busca de apoios que permitam a estas organizações o conhecimento que lhes assegure um nível confiável de gestão trará maior segurança para que se alcance o desejado êxito no âmbito destas organizações produtivas e do PB Rural Sustentável”, comentou o presidente do Projeto Cooperar, Omar Gama.

O evento contará com as parcerias do Banco do Nordeste, Empreender Paraíba, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural, Regularização Fundiária (Empaer), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB-PB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PB), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Prefeituras Municipais e Organizações Produtivas (Cooperativas).

Programação: Dia 02/08/2023

CREDENCIAMENTO E ABERTURA DO EVENTO
8h – Credenciamento dos participantes e café da manhã
9h30 – Abertura – Composição da mesa e pronunciamento de autoridades

EXPOSIÇÕES E DEBATES SOBRE ACESSO A CRÉDITO

10h – Acesso a crédito para Cooperativas – Banco do Nordeste
10h20 – Acesso a crédito para Cooperativas – Empreender
10h40 – Debates sobre o tema

O MERCADO INSTITUCIONAL – GOVERNO DA PARAÍBA e o APOIO DA
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

11h – O mercado institucional no âmbito do governo da Paraíba
11h20 – Relatos dos Prefeitos sobre o apoio às Cooperativas locais
12h – Debates sobre o tema
12h20 – Intervalo para o almoço

EXPOSIÇÕES DOS PARCEIROS INSTITUCIONAIS SOBRE
CONSULTORIAS E CAPACITAÇÕES

13h30 – Atuação da OCB/PB no apoio às demandas apresentadas pelas Cooperativas
13h50 –Atuação do Senar/PB no apoio às demandas apresentadas pelas Cooperativas
14h10 – Atuação do Sebrae/PB no apoio às demandas apresentadas pelas Cooperativas
14h30 – Atuação do Insa no apoio às demandas apresentadas pelas Cooperativas
14h50 – Atuação da Cinep no apoio às demandas apresentadas pelas Cooperativas
15h10 – Atuação da Empaer no apoio às demandas apresentadas pelas Cooperativas
15h30 – Palestra sobre o tema: Mercados Institucionais

INTERAÇÃO DO PÚBLICO ALVO COM PARCEIROS INTITUCIONAIS

15h50 – Pronunciamento de Francisco Mangueira Peixoto – Presidente da Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Sertão Paraibano (Coaspa), representando todas as organizações produtivas presentes ao Encontro.
16h – Avaliação e encaminhamentos decorrentes

Continue Lendo

Paraíba

MPPB traça medidas para cumprimento de transição responsável entre gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer garantir uma transição responsável nas gestões municipais, que serão renovadas a partir de 1º de janeiro. Para tanto, o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público do MPPB elaborou uma cartilha para orientar promotores de Justiça e gestores sobre o processo de transição dos mandatos de prefeitos.

Segundo o coordenador do CAO do Patrimônio, promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, a cartilha traz uma série de medidas que devem ser adotadas pelos gestores para garantir a transição, evitando interrupção de serviços públicos essenciais, extravio de documentos e arquivos digitais e atraso no pagamento de servidores públicos e fornecedores.

O promotor Carlos Davi Lopes informou que foi encaminhado um material às Promotorias de Justiça com atribuição na defesa do patrimônio público, contendo a cartilha e cópia de portaria de instauração de procedimento administrativo, para acompanhamento do processo. “A cartilha elenca os principais pontos de atenção dos novos gestores e do Ministério Público nesse processo. Uma transição republicana garante a preservação da memória institucional e evita solução de continuidade dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação”, comentou o coordenador do CAO.

A cartilha

A cartilha possui 11 capítulos que orientam sobre a formação de uma comissão de transição nos municípios (integrada por membros da gestão atual e da futura); o acesso e preservação de registros, documentos e arquivos públicos; informações sobre a situação financeira do ente; e a catalogação de bens patrimoniais (móveis e imóveis) e de material de consumo.

Também são abordados aspectos relacionados à área de pessoal das prefeituras; às obras públicas e serviços de engenharia; aos regimes próprios de previdências; à implantação de sistema de controle interno, entre outras providências práticas que devem ser tomadas para assegurar uma transição governamental responsável.

Clique aqui e confira a íntegra da Cartilha.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege nova Mesa Diretora, desembargador por antiguidade e define lista tríplice do MP nesta 4ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba realiza, nesta quarta-feira (9), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação será durante a sessão administrativa, a partir das 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico do dia três de outubro.

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Na mesma sessão, o Pleno do TJPB vai eleger o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

O edital de vacância para o cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, é outro processo que está na pauta. O pedido foi formulado pelo juiz Onaldo Rocha de Queiroga.

Em seguida, o Pleno escolherá três nomes, entre seis indicados pelo Ministério Público, para compor a lista tríplice que será enviada ao governador do Estado, João Azevêdo, para escolha do nome que preencherá a vaga de desembargador pelo quinto constitucional do MP. Na lista enviada pelo Ministério Público constam os nomes dos procuradores Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, João Geraldo Carneiro Barbosa, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, Amadeus Lopes Ferreira, Bertrand de Araújo Asfora e Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa.

Continue Lendo

Paraíba

“Unidos para campanha de Cícero e para decisões na CMJP”, diz Tibério aos vereadores eleitos do PSB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na tarde desta terça (08/10), o presidente do PSB em João Pessoa, Tibério Limeira, reuniu a bancada eleita da legenda para reforçar o apoio à campanha de segundo turno de Cícero Lucena. Os vereadores eleitos pelo PSB Odon Bezerra e Jailma Carvalho, estiveram presentes, juntamente com o vice-presidente da legenda e deputado estadual Tanilson Soares, que também representou o vereador eleito Edmilson Soares.

O encontro teve como principal objetivo alinhar as ações do PSB para garantir um apoio sólido à reeleição de Cícero Lucena e reafirmar a importância da unidade partidária tanto para este momento decisivo da campanha quanto para o futuro da cidade. “A presença de nossos vereadores eleitos é uma prova de que o PSB está inteiramente comprometido com o progresso de João Pessoa. Estamos unidos em torno da candidatura de Cícero Lucena porque acreditamos que esse é o caminho para continuar avançando em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura,” afirmou Tibério.

Durante a reunião, também foi reforçado o engajamento do partido nos projetos desenvolvidos em parceria com o prefeito e o governador João Azevêdo. “Nosso engajamento com os projetos de Cícero e a continuidade da parceria com o governador são fundamentais para garantir uma gestão eficiente e focada em resultados”, completou Tibério.

Além disso, Tibério adiantou que a bancada socialista marchará unida nas decisões futuras da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), especialmente nas tratativas para a composição da mesa diretora. “Combinamos que estaremos juntos, não só na campanha de Cícero, mas também nas decisões estratégicas dentro da CMJP, para garantir que o PSB continue sendo uma força decisiva no legislativo”, finalizou.

Continue Lendo