Prefeitos paraibanos estão reclamando da queda nos valores dos repasses federais às administrações públicas e agora cobram da bancada paraibana para conseguir aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) junto ao Governo Federal.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, durante entrevista concedida ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, desta segunda-feira (24/07), fez um alerta sobre a situação dos municípios e reclamou da falta de verba para administrar as políticas públicas municipais.
“Os prefeitos hoje estão aqui justamente para conversar com a Bancada, fazer essa reclamação. Temos aí vários temas, inclusive essa questão de transferência de valores da Prefeitura que estão travados. Têm prefeitos que estão com licitação, têm prefeitos que estão com obras para executar e não são liberados os convênios, não é liberada a transferência de dinheiro. Quer dizer, isso está prejudicando porque os prefeitos tem que bancar com o FPM, e o FPM não dá para bancar saúde, educação, porque o FPM é de recursos próprios, e não podemos deixar de fazer essa reclamação junto à bancada federal, porquê é uma bancada municipalista, vem dos municípios. Contanto, tem que trabalhar junto com o governo, porque a maioria dos partidos estão apoiando o governo para que resolva essa situação dos prefeitos”, declarou.
George afirmou, também, que todas as reivindicações apontadas pelos gestores serão encaminhadas a Brasília e revelou que ocorrerá no mês de agosto uma nova mobilização dos prefeitos na Capital federal.
“Esse movimento de hoje leva sim para Brasília, porque aí eles têm que pressionar o governo, pressionar a quem de fato é pra fazer essas liberações, e acima de tudo é uma prévia da mobilização do dia 15 e 16, que terá otura mobilização para seguir com a questão da reforma tributária que está no Congresso, mas também com reclamações de todos os Estados na questão de transferência de recursos dos municípios, emendas impositivas, extra orçamentarias e principalmente àquelas emendas de convênio”, apontou.
Imprensa nacional destaca articulação de Efraim para retomar abastecimento de água na Paraíba
Publicado
em 26 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
Após a suspensão, nesta segunda-feira (25/11), da Operação Carro-Pipa na Paraíba, interrompendo o programa que leva água potável para a região do semiárido brasileiro, a postura do senador do União Brasil, Efraim Filho (PB), diante do problema, tem sido destaque na imprensa nacional, a exemplo da manchete do portal Poder 360. Principalmente, porque o líder paraibano está mobilizando a bancada do Nordeste para obstruir votações de interesse do governo até que o abastecimento de água seja retomado.
“O Brasil tem tecnologia para extrair petróleo das profundezas do oceano e não consegue entregar água ao sertanejo. É inadmissível! Por isso, vamos atuar para obstruir as votações até que o programa de abastecimento seja retomado”, advertiu.
O Exército paralisou o programa de distribuição de água no Nordeste por falta de verbas federais. Como líder do União Brasil no Senado, Efraim acredita que terá apoio da bancada dos estados do Nordeste e de Minas Gerais, já que a porção norte do estado compõe o semiárido brasileiro.
“É a época mais quente do ano. É impensável que os municípios fiquem sem água neste momento”, alertou o parlamentar.
O senador também afirmou que o desabastecimento pode afetar a popularidade do presidente da República nos municípios paraibanos. “A cobrança tem sido grande por parte da população assistida pelo programa, que geralmente são famílias humildes e da zona rural”, concluiu.
Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa
Publicado
em 26 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.
Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.
Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.
Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.
O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.
A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.
Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.
Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.
Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.