A 19ª edição da Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes – Inclusão pela Arte, acontece neste domingo (23) com o tema ‘Mundo mágico cosplay da inclusão’, abordado pelo segundo ano consecutivo. O evento, que é gratuito, acontece uma vez por mês no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, a partir das 14h, reunindo crianças numa tarde animada e inclusiva.
“Esse projeto é único e especial para nós. Criamos há um ano e nove meses e tem dado resultados muito importantes para todos nós. Estamos conseguindo fazer um processo de inclusão social pela arte de crianças autistas, T21, ao mesmo tempo em que conseguimos mobilizar e integrar as mães e pais”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele afirmou que, além de ser um projeto de inclusão social pela arte, a Tardezinha é uma ação que trabalha com toda a família. “Nós temos uma abordagem artístico-cultural, mas também jurídica, psicológica, pedagógica para essas famílias. Tem sido um projeto fantástico, que conta sempre com o apoio e o estímulo do prefeito Cícero Lucena e da primeira-dama Lauremília Lucena. Para nós é um orgulho fazer parte dessa construção”, acrescentou.
Nik Fernandes, uma das idealizadoras do projeto, explica que cosplay pode ser definido como uma brincadeira de fantasia em que crianças, jovens e adultos se vestem como seus personagens favoritos, sejam mangás, animes, quadrinhos, séries, desenhos animados, livros ou filmes, e interpretá-los da maneira mais próxima possível.
Ela afirma que o que torna o movimento cosplay interessante é que cada um pode ser o que desejar, incluindo qualquer desejo de fantasia, personagens, sem regras para brincar e sendo respeitado no que escolher. Mas, há uma regra importante: O bullying é proibido nas brincadeiras. “A boa notícia é que o deboche e o bullying passam longe desses eventos. Lá é território sagrado. Se alguém for pego praticando qualquer tipo de bullying, principalmente aquele que fere a integridade humana, não é bem-vindo, principalmente no mundo mágico cosplay da inclusão, onde você pode ser o que desejar e se vestir de muito amor”, comenta.
A presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana Carneiro, disse que vai ser uma Tardezinha em que as crianças usam suas fantasias e aproveitam o momento para curtir seus personagens. Ela lembrou que, ano passado, foram muitas pessoas e os autistas gostaram do evento. “Pensamos no melhor para eles. Essa festa traz uma animação diferente. Quando falamos em inclusão, envolve um todo. Então, pensamos nos autistas, nas famílias que gostam do cosplay. Organizamos para não haver barulho excessivo. Vai ser um momento de realização, de fantasias que eles têm dos personagens que gostam. Isso traz muita alegria também para nós, que executamos a festa”, afirmou.
Programação – A criançada vai poder se divertir muito com a Turma Tá Blz, com a cantora Nik Fernandes, Dj Jhony Fernandes, os personagens Super Mário Bros e Luigi, Bita e Homem Aranha e também as palhaças Kika e Baba Baby.
Haverá apresentações de quatro grupos de K-pop e quatro solos de K-pop. Também estão programadas oficinas recreativas de pintura facial, com a Tia Pri, e oficina de pintura em gesso, com a equipe do Espaço Happy. Os pequenos poderão aproveitar a oficina de trancistas, brinquedos infláveis, entre outros.
O cantor mirim Raffael Star fará uma participação especial. Também acontece um desfile das crianças e pais de cosplay; oficinas de vegetais, com a Nutrikids Débora; oficina de artes com o Colégio Impactus; oficina de cosplay, com Imaginação; oficina de gesso, com Espaço Happy; oficina de maquiagem artística, com a Tia Pri; oficinas com Letícia Bello e Sandra Duartti, além da Feirinha Inclusiva, entre outras atrações.