A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) entregou, na manhã desta quarta-feira (19), os certificados de capacitação para os concluintes da primeira turma do curso de atualização de agente de trânsito. O objetivo foi cumprir a portaria 94/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que os órgãos de trânsito, a cada três anos, façam o curso de atualização dos seus agentes para manter a equipe em sintonia com todas as mudanças que são publicadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, falou da alegria de entregar os certificados para primeira turma de agentes de mobilidade. “Vamos investir mais em capacitação para que os benefícios sejam sentidos na Semob e, mais ainda, pela população. Ainda teremos parcerias com a UFPB e um laboratório de mobilidade com o objetivo de transformar a Semob-JP em referencia em todo o País”, declarou.
“Essa capacitação é de extrema importância para melhorar nossos conhecimentos e as nossas atribuições. Estávamos precisando de momentos como este para adquirir conhecimento, estudar a legislação, que é muito dinâmica, e sempre está se atualizando com novas resoluções. Agradecemos à autarquia pela confiança em trazer pessoas capacitadas e de grande experiência. Muito orgulho da Semob e dos agentes de mobilidade”, afirmou o diretor de Operações, Sanderson Cesário.
Já o palestrante Josimar Amaral, com ampla experiência em treinamentos para agentes de trânsito, ficou muito feliz com o curso sendo realizado em João Pessoa. “Foi um prazer em concluir essa primeira turma, pelo aprendizado, o compartilhamento de conhecimento, troca de experiência, a prática funcional e pela união que tem esse grupo. Além da função de controlar o trânsito, o agente tem a preocupação de fazer um serviço com excelência para a mobilidade urbana da cidade de João Pessoa”, ressaltou.
“Nós temos um trabalho muito difícil com a missão de defender vidas, nada mais justo termos essa atualização do CTB, dentro da legalidade e atendendo o interesse público. Agradecemos a oportunidade e capacitação”, destacou o agente de mobilidade, Tarik da Silva Lima.
O curso – A capacitação iniciou no dia 10 de julho, com turmas no período da manhã e tarde, carga horária de 32 horas e diversas disciplinas de legislação de trânsito, ética, cidadania, operação e fiscalização de trânsito. Nesta tarde, a segunda turma do curso de atualização de agente de trânsito também receberá os certificados.
Nesta quinta-feira (20), mais duas turmas vão iniciar o curso, que segue até o dia 31 de julho. São 178 agentes de mobilidade da Semob-JP que vão cursar e mais 25 agentes convidados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e das prefeituras de Santa Rita, Cabedelo e de Bayeux.
Além de Josimar Amaral, a qualificação foi ministrada por Ordeli Savedra, que tem diversos treinamentos e livros publicados sobre normas e regulamentos do Código de Trânsito Brasileiro.