A Prefeitura de Campina Grande finalizou nesta semana a reforma da maior ala do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). As obras foram realizadas na Ala das Flores, que possui 52 leitos para o binômio (mãe-bebê), recebendo as puérperas que acabaram de ter os seus bebês, tanto de partos normais quanto de cesáreos.
Na reforma foram realizadas as trocas das janelas antigas, das portas, feita a substituição das camas e colchões dos leitos, dos assentos para os acompanhantes, a reforma completa dos banheiros, além de uma pintura personalizada, a revitalização do piso, além de outras melhorias estruturais.
Também foi executado na ala um trabalho de renovação de todos os componentes elétricos, com uma completa restruturação da rede. A enfermaria foi preparada para receber em breve uma climatização adequada com novos aparelhos de ar-condicionado. Houve a instalação de chuveiros elétricos nos banheiros e também um novo sistema de iluminação em todos os ambientes do setor.
A Ala das Flores é um alojamento conjunto, sendo um local em que a mulher e o recém-nascido permanecem juntos e em tempo integral até receberem alta médica. São admitidas neste setor as puérperas de risco habitual, puérperas de alto risco e pacientes para tratamento clínico.
A ala conta com enfermarias identificadas com nomes de flores como a Bromélia, Dália, Orquídea, Rosa, Lírio, Margarida, Tulipa e Hortência, tudo para deixar o ambiente hospitalar mais aconchegante e acolhedor para as famílias. “Essa ação também faz parte do eixo do programa Saúde de Verdade de requalificação das estruturas prediais da saúde, que levam mais conforto e dignidade aos pacientes”, disse o secretário executivo de Saúde, Emmanuel Sousa.
Além da Ala das Flores, desde o ano de 2021 a gestão municipal já reformou a Ala Canguru, o Berçário Intermediário, construiu uma Unidade Semi-intensiva e reformou alas menores. O setor do Planejamento Familiar também passou por melhorias. E o Centro Cirúrgico e o Centro de Parto Normal Mãe Izabel (CPN) também estão sendo reformados.
O Isea é a maior maternidade pública do estado da Paraíba, sendo referência em alta complexidade obstétrica para mais de 170 municípios. O Instituto possui o selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, título concedido após avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, no final de 2022. E o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro tem a certificação de padrão ouro do Prêmio Íbero-Americano de bancos de leite materno.