Nos acompanhe

Paraíba

Maternidade Frei Damião incentiva visita do irmão e beneficia mães com bebês na UTI Neonatal

Publicado

em

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede materno-infantil do Estado, em João Pessoa, retomou uma ação de humanização que beneficia as famílias com bebês internados nas Unidades Neonatais. A visita do irmão é uma ação que acontecia antes da pandemia da covid-19 para que crianças visitassem o irmão ou irmã internada. Agora, o serviço foi retomado e beneficia também os recém-nascidos em tratamento na UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Convencional ou Unidade de Cuidados Intermediários Canguru.

A primeira visita do irmão após a retomada da ação em uma unidade Neonatal da Maternidade Frei Damião aconteceu na última sexta-feira (14), quando os filhos de Daniele Lopes estiveram juntos pela primeira vez. Daniele está na Maternidade Frei Damião desde o dia 11 de julho. O filho caçula, João Lucas, nasceu no dia seguinte (12), mas por conta de complicações, a mãe e o bebê não retornaram para casa dentro do previsto e, até agora, ela acompanha o recém-nascido na unidade. Com essa ação, João Pedro, de 10 anos, filho mais velho de Daniele, pôde finalmente conhecer o irmão. Muito emocionada, Daniele conta como a visita foi especial para a família.

“Não consigo conter as lágrimas quando lembro aquele momento. Foi maravilhoso vê-los juntos, ver João Pedro tocando o irmãozinho. Ele acompanhou a gravidez, beijando minha barriga e pedindo pra ver quando o bebê mexia. Esse momento foi de muita felicidade para ele e para mim também. Estou ansiosa para ir para casa para que eles mantenham esse vínculo e sei que João Pedro vai dar muito amor e me ajudar a cuidar do pequeno”, conta Daniele

A coordenadora de psicologia da Maternidade Frei Damião, Raissia Nóbrega, explica os benefícios dessa ação. “A visita acontece para aproximar a família o máximo que conseguimos. São permitidas crianças com idades entre 3 e 12 anos. A mulher que deixa filhos em casa e fica na maternidade se mostra bastante fragilizada e preocupada com as crianças que deixou. A criança que está longe da mãe pode se sentir abandonada ou trocada. Então, trazer esse irmão para visitar o recém-nascido tem o objetivo de estreitar essa distância, permitir que a mãe veja o filho que ficou em casa e aproximar os irmãos, esclarecendo para o mais velho o motivo da ausência”, explica.

Mesmo com os benefícios, Raissia conta que alguns cuidados precisam ser observados para que a visita aconteça com segurança. “Claro que existem condições para que a visita aconteça. Nós conversamos com a família, preparamos essa criança para o ambiente em que ela vai entrar. De maneira lúdica, a gente coloca os EPIs na criança e trabalhamos todo esse momento prévio para que a visita seja um momento de alegria e que aproxime aqueles irmãos. Depois da visita fazemos uma conversa com a família e a criança, para entender os impactos que aquele momento vai ter”, explica.

A visita é agendada com o Serviço Social e Psicologia, após avaliação do estado de saúde do recém-nascido pela equipe da UTI Neonatal. Juliana Veras, coordenadora da UTI Neo, detalha como o irmão é conduzido dentro de um ambiente controlado. “A criança vem acompanhada de um responsável, nunca sozinha. É importante salientar que a visita acontece com todos os protocolos de segurança para o recém-nascido e o visitante. São utilizados todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, somente quando a psicologia dá um parecer favorável, a gente permite que o irmão toque o bebê. Incentivamos que o irmão cante, que converse, que interaja com o recém-nascido da maneira que ele se sentir confortável. A nossa equipe de enfermagem também acompanha para dar as respostas que o irmão procura. Os pequenos visitantes perguntam o porquê de o bebê estar com esse tubinho, o porquê de estar nesse berço fechado e vamos dando essas respostas para que ele entenda, na sua pureza de criança, o motivo daquele cuidado especial com o bebê. A visita do irmão é um momento muito emocionante e tem um impacto muito importante para a família”, finaliza.

As famílias que desejarem a visita do irmão devem entrar em contato com o Serviço Social e a Psicologia da Maternidade Frei Damião. A avaliação da psicologia é fundamental e obrigatória nesses casos e somente os profissionais deste setor podem avaliar se a visita é possível.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo