Nos acompanhe

Paraíba

Estudante paraibana realiza sonho de fazer intercâmbio após atuação da Defensoria Pública

Publicado

em

Aos 17 anos, a estudante Edrey Mirelly (foto) se viu mais perto de realizar um sonho: fazer um intercâmbio fora do Brasil. A paraibana de Caaporã, na região metropolitana de João Pessoa, passou mais de um ano participando de um processo seletivo voltado a alunos da rede pública de ensino, mas, uma mudança de última hora no edital, quase tirou da jovem o direito de viajar. Foi então que uma ação movida pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) garantiu que o sonho de Edrey se tornasse realidade.

Tudo começou quando, em meados de 2021, a estudante entrou na disputa por uma das vagas oferecidas pelo Governo do Estado para a realização de um intercâmbio no Reino Unido, dentro do antigo projeto Gira Mundo. Edrey, então matriculada no primeiro ano do Ensino Médio da Escola Profª Auricélia Maria da Costa, interessou-se pelo edital, que foi interrompido e só retomado em 2022 com o nome de Conexão Mundo, quando a estudante já estava matriculada no segundo ano.

“Quando o Gira Mundo foi cancelado e vieram com outro projeto eu já era do segundo ano. Consegui passar no processo seletivo, mas eles retificaram o edital colocando a idade máxima de 17 anos e seis meses e eu já havia passado disso. Quando eles fizeram a lista, eu fiquei de fora. Fui desclassificada”, conta. No entanto, essa alteração estabelecendo limites etários só foi realizada na terceira fase da seleção, depois que os estudantes fizeram a prova eliminatória, o que fez a família de Edrey procurar assistência da Defensoria Pública.

Na ocasião, o defensor público Filipe Pinheiro ingressou com um mandado de segurança com pedido liminar no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) para garantir à adolescente o direito de viajar. “Ela havia sido aprovada com uma das maiores pontuações e acabou desclassificada em razão de um requisito etário criado durante o andamento do certame, o que representou a quebra da isonomia”, explicou o defensor.

O pedido foi acolhido pelo juiz convocado Carlos Antônio Sarmento que destacou a necessidade de que a regra estivesse regularmente fixada em lei e no edital, comprovada no ato da inscrição. A decisão foi, para a estudante, motivo de alívio e de muita alegria. “No primeiro momento, quando eu vi que não estava apta, pensei que estava acabado ali. Mas, com auxílio dos meus professores, que me ajudaram a não desistir, e com a persistência do doutor Filipe e da minha mãe, eu consegui realizar este sonho”.

EXPERIÊNCIA – Após toda a expectativa gerada durante o processo seletivo, a viagem aconteceu em janeiro de 2023. Durante oito semanas, Edrey Mirelly viveu momentos inesquecíveis. “Foram dois meses bem intensos. Fiquei numa cidade do interior chamada Royal Leamington Spa, que é muito desenvolvida. Estudei algo parecido com logística, tive aulas de business e inglês. Também fiz visitas acadêmicas e realizei o sonho de ir para Oxford”, celebra.

Sobre as lições que o intercâmbio proporcionou, a paraibana relata que os dois meses fora do Brasil “ampliaram a visão de mundo”. “Isso abriu meus olhos para um leque de oportunidades, para me especializar fora e também valorizar meu país. Porque você começa a apreciar mais a sua cultura e, como estudante, eu só tenho mais aprender. O mundo está aí para isso”, reflete.

Continue Lendo

Brasil

Pardal: na reta final para o 2º turno Paraíba dispara na liderança do ranking nacional de denúncias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba, devido ao acirramento político em Campina Grande a Paraíba disparou na liderança no ranking nacional de denúncias por supostas irregularidades em campanhas neste 2º turno das Eleições 2024 e, no início da tarde desta sexta-feira (25/10) já contabilizava, um total de 344, número que representava 119 a mais que o Ceará, Estado que, com 225, aparecia em segundo no mesmo ranking.

O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em relação ao número de denúncias registradas até a publicação desta matéria no Município de João Pessoa o avanço tinha sido de apenas uma denúncia desde o sábado (19/10)m totalizando assim, 07 (sete).

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 1216 (mil duzentas e dezesseis) denúncias. O Estado do Ceará, que já estava em segundo lugar nacional com 188 (cento e oitenta e oito) denúncias, hoje aparece com 225 (duzentas e vinte e cinco) e, São Paulo, agora aparece com 213 (duzentas e treze), em terceiro.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking estadual:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 336
JOÃO PESSOA 7

 

Confira o ranking nacional:

Estado Total
PARAÍBA 344
CEARÁ 225
SÃO PAULO 213
RIO GRANDE DO SUL 89
RIO DE JANEIRO 55
AMAZONAS 37
GOIÁS 37
MATO GROSSO DO SUL 33
BAHIA 30
MINAS GERAIS 25
ESPÍRITO SANTO 24
RIO GRANDE DO NORTE 23
PARANÁ 22
PERNAMBUCO 17
PARÁ 13
RONDÔNIA 13
SERGIPE 7
MATO GROSSO 5
MARANHÃO 2
TOCANTINS 2

Continue Lendo

Paraíba

Representantes da Segurança Pública e TRE-PB se reúnem para garantir tranquilidade no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes da Segurança Pública e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) se reuniram para alinhar os últimos detalhes antes do dia da votação do 2º turno das Eleições 2024 em João Pessoa e Campina Grande.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, garantiu que os ajustes finais estão sendo tranquilos graças ao planejamento antecipado que objetiva o sucesso que a operação de segurança obteve no 1º turno.

Os comentários do secretário foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (25/10).

Confira o áudio:

 

O comandante geral da Polícia Militar paraibana, coronel Sérgio Fonseca, também fez questão de tranquilizar a população.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Não votar no 2° turno pode gerar multas e cancelamento do título

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com a proximidade do segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorre neste domingo (27/10), a Justiça Eleitoral fez um alerta aos eleitores que faltarem ao pleito e não justificaram a ausência.

Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), ao deixar de votar e não apresentar justificativa perante o juiz eleitoral, a pessoa incorre em multa de 3 a 10% do valor do salário-mínimo da região, imposta pelo juízo competente. Além da multa, o cidadão também pode ter o título cancelado pela Justiça.

Na Paraíba, o segundo turno ocorre em João Pessoa com a disputa entre o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), contra o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL); em Campina Grande a corrida eleitoral pela Prefeitura é entre Bruno Cunha Lima (União Brasil) e Jhony Bezerra (PSB).

Ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta sexta-feira (25/10), o coordenador das eleições do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassemiro, deu mais detalhes sobre as sanções e reforçou a importância de exercer o voto aos eleitores.

“Se você não comparecer no segundo turno, você vai tomar duas multas. Então é importante que você compareça, que você vote e se não puder votar, justifique. Até porque três faltas consecutivas podem ensejar o cancelamento do seu título. Fique atento a isso. Compareçam nos mesmos locais do primeiro turno”, destacou.

Ouça:

 

Continue Lendo