O secretário Gilney Porto, da Saúde de Campina Grande, se ausentou das suas atividades como gestor por um período de 15 dias para acompanhar os filhos nas férias escolares. Após dois anos e meio atuando diretamente na Secretaria Municipal de Saúde e outros dois anos atuando como médico na pandemia da covid-19, é a primeira vez que Gilney goza de férias.
Antes de entrar no recesso, contudo, o secretário comandou pessoalmente a implantação de um novo serviço em Campina Grande que visa facilitar a vida do cidadão no acesso à marcação de consultas e exames. Na sexta-feira, 14, foi iniciada a operação da Central de Atendimento ao Cidadão, por meio do telefone (83) 3077-1321, que vai tirar dúvidas da população e dar encaminhamento nos casos possíveis ao agendamento de procedimentos.
A medida faz parte do planejamento da Prefeitura de fortalecimento do Programa Saúde de Verdade em Campina Grande, cujos números atestam o sucesso da iniciativa no Município.
Gilney Porto retorna às atividades no final do mês, quando já tem agendas importantes já definidas. Uma delas: reunião em Brasília com a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para tratar da gestão dos recursos e convênios com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).
Durante o período, o secretário-executivo de Saúde, Emmanuel Sousa, assume a pasta. O recesso de Gilney Porto só foi possível justamente pela nomeação de Emmanuel. Antes disso, Porto comandou sozinho, por quase dois anos, a maior pasta da Prefeitura de Campina Grande.
Gilney atuou na pandemia, como médico do HUAC e professor preceptor de residentes. Nomeado secretário titular da Saúde, em 2021, uma das primeiras medidas do médico foi conceder férias de 15 dias para os servidores contratados, numa ação pioneira para a pasta, reconhecendo o valor dos funcionários com contrato temporário e admitindo a necessidade de todos os colaboradores em gozarem de recesso para se dedicarem às suas famílias, a projetos pessoais ou para pleno descanso.