Representantes da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM/PB) e da Escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba (EGEPEN-PB) reuniram-se na tarde desta sexta-feira (14), com o intuito de ampliar a atuação na área de formação e capacitação da Polícia Penal, bem como de fomentar a produção de informação e conhecimento sobre o sistema penitenciário da Paraíba.
Na pauta do encontro foram discutidas questões que envolvem principalmente o fomento a pesquisas científicas, formação e capacitação da polícia penal, realização de eventos, constituição de acervo bibliográfico específico na temática prisional e internacionalização da parceria.
O encontro contou com participação dos representantes da ANACRIM, Prof. Dr. Rômulo Palitot (Presidente), Christiane Araruna Sarmento (Conselheira Estadual) e Genesis Cavalcanti (Presidente da Comissão de Assuntos Acadêmicos), como também a presença do Diretor da EGEPEN-PB e Policial Penal, Dr. Mazukyevicz Ramon, do assessor da Egepen, Professor José Ferreira Nunes Neto.
Mazukyevicz destacou que o “objetivo da parceria com a Anacrim vai mais além do que estreitar os laços entre as duas categorias da Polícia Penal e a Advocacia, especial a criminal, mas, sobretudo, construir um alicerce científico para o desenvolvimento de trabalhos e políticas públicas a partir da informação gerada”. Segundo ele, a ideia é que “os advogados que possuem pesquisa, artigos, e livros publicados na área prisional, da violência e da segurança pública possam subsidiar a Escola Penitenciária da Paraíba com a formação de um acervo específico para que tanto os policiais penais, quanto os advogados, os estudantes e a comunidade possam ter na Escola Penitenciária um espaço de referência para pesquisa sobre o Sistema Penitenciário no Brasil”, declarou.
UNIVERSALIZAÇÃO – Ainda segundo o diretor da Egepen, Dr. Mazukyevicz Ramon, a parceria com a ANACRIM também tem a “pretensão de nacionalizar-se e internacionalizar-se, considerando que a Anacrim possui representação nacional e que a Escola Penitenciária também integra a Rede Nacional das Escolas e Academias de Serviços Penais, vinculadas à Secretaria Nacional de Serviços Penais – Senappen, a ideia é que no futuro nós pensemos ações não só no âmbito da Paraíba, mas também em âmbito nacional. Inclusive, aproveitando os contatos da Anacrim com os segmentos das universidades e academias não só no Brasil, mas também fora do Brasil; a intenção é que essa parceria possa também render frutos no que diz respeito à capacitação dos policiais penais, pesquisa sobre o sistema prisional com base em fontes, instrutores e material das universidades de todo o mundo”.
O presidente da ANACRIM-PB, Romulo Palitot, expressou sua satisfação em oficializar essa parceria estratégica e o planejamento de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento do Sistema Penitenciário do Estado. “A Anacrim está comprometida em contribuir com a formação e não medirá esforços para somar com a expansão do conhecimento das ciências criminais e capacitação de advogados criminalistas, bem como para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à sociedade paraibana” – complementou Palitot.