Tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 526/23, de autoria da deputada estadual Doutora Paula (Progressistas), que institui o dia 24 de junho como o ‘Dia da Mulher Sertaneja – Elba Ramalho’. O projeto além de homenagear Elba destaca a importância das mulheres que vivem nas áreas rurais da Paraíba e enfrentam os desafios específicos na vida cotidiana.
De acordo com a deputada, o projeto de Lei tem como objetivo promover a igualdade de gênero, o acesso à educação, saúde, empoderamento econômico e o reconhecimento do trabalho rural da mulheres na sociedade sertaneja, destaca publicação do jornalista André Gomes.
“O Dia da Mulher Sertaneja é uma data necessária para destacar a importância das mulheres que vivem nas áreas rurais da Paraíba e enfrentam desafios específicos em suas vidas cotidianas. É uma oportunidade de reconhecer e valorizar suas contribuições significativas para suas famílias, comunidades e para o país como um todo”, destacou a deputada.
Além disso, Doutora Paula reforça que faz-se necessário o reconhecimento e valorização do trabalho rural feminino, pois o trabalho das mulheres sertanejas muitas vezes não é adequadamente reconhecido e valorizado, seja na agricultura, na pecuária ou em outras atividades rurais ou de arranjos produtivos.
Elba Ramalho
Ao escolher a cantora Elba Ramalho para ser homenageada nessa ocasião, reconhecemos sua trajetória notável como uma das principais representantes da música sertaneja e nordestina. Elba Ramalho é um ícone da cultura brasileira, que através de suas canções e atuação artística, tem divulgado a cultura do sertão e levado adiante a rica tradição musical e folclórica dessa região. Sua voz poderosa e sua presença marcante têm inspirado gerações de mulheres sertanejas a seguir seus sonhos e a superar os desafios que encontram em suas jornadas.
Data
A escolha do dia 24 de junho para celebrar o Dia da Mulher Sertaneja possui um significado especial. Essa data marca o Dia de São João, uma festividade amplamente comemorada nas áreas rurais do Nordeste do Brasil, incluindo o sertão paraibano. A festa de São João é um momento de celebração da cultura popular, com danças, músicas, comidas típicas e diversas manifestações culturais. Ao associar o Dia da Mulher Sertaneja a essa data festiva, ressaltamos a importância das mulheres no contexto cultural e social do sertão, além de fortalecer a representatividade feminina nas tradições regionais.