A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (05), a Ação de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania. O evento, que reúne usuários dos serviços de assistência do município e pessoas da comunidade, teve como objetivo prover a população idosa da cidade de informações sobre direitos, acesso a serviços de cidadania e saúde.
A ação aconteceu em frente ao Pátio da Secretaria de Saúde com a oferta de vários serviços, entre quais orientações sobre saúde e direitos, emissão da carteirinha do idoso, cadastramento e atualização do Cadúnico e do Bolsa Família, entre outros benefícios. Além desses, foram disponibilizados serviços básicos de saúde (teste de glicemia e verificação de pressão), vacinação e aulão de ginástica. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SES), Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEPMDH) e Procon.
“A atenção à terceira idade é parte importante, porque não dizer uma das fundamentais, do elenco de políticas públicas adotadas pelo município. Ela atua no sentido de elaborar e promover ações que visem, principalmente, orientar sobre os direitos e proteção previstos em leis e, sobretudo, no Estatuto do Idoso. Iniciativas como essa, cujas atividades retomamos orgulhosamente hoje, fazem parte deste compromisso”, pontuou a secretária de Assistência Social, Cynthia Denize Cordeiro.
O projeto executado em espaço público é uma oportunidade para as pessoas da terceira idade se encontrarem e se divertirem. Morador do Renascer II, seu Antônio Valdevino, 71, do SCFV, veio com a caravana de usuárias para participar do encontro.
“Tudo aqui é muito animado, muito bom. Aqui temos serviço de saúde, encontramos amigos, nos divertimos dançando, fazendo exercícios e isso é muito bom para a saúde da gente. Ultimamente, participei da festa de São João, no Cabedelo Clube e do Trem do Forró. Tendo música e animação, faço questão de participar. Sempre que posso bato pandeiro, triângulo, zabumba e danço mesmo”, disse.
Cidadania e arte– A Ação de Assistência à Pessoa Idosa – Direitos e Cidadania constitui uma forma de promover a cidadania da pessoa idosa, por meio de ações de inclusão, participação e lazer. Esta edição, em especial, constitui a retomada de uma iniciativa que acontecia regularmente, a cada início de mês, antes da pandemia.
“Prover esse segmento populacional de informações básicas, acesso às políticas, prestação de serviços de saúde, cuidados estéticos, atividades físicas e de lazer é necessário e imprescindível. São formas de combater o isolamento, auxiliar na autoestima e mantê-los conectados com os mecanismos de proteção disponíveis, uma vez que é visível o crescimento dessa parcela da população”, acentuou Cynthia.
De acordo com a Semas, a previsão é que, a partir de agora, o projeto volte a acontecer nos moldes anteriores, quando a atenção, os cuidados e a prestação de serviços dão o tom dos encontros.
Tradicionalmente realizado em tendas instaladas em local público, o evento se caracteriza pela reunião das equipes dos serviços vinculados a secretaria como Cras, Creas, Serviços de Convivência, Bolsa Família, Cartão do Idoso, Cad Único, Coordenação da Pessoa com Deficiência, com a prestação de serviços direcionados a pessoas idosas.
Ao longo das edições, além da Semas e da SES, secretarias parceiras, a exemplo do Procon e Secretaria da Mulher, disponibilizam equipes para serviços especializados de suas competências. A cada encontro, também há a incorporação de música, dança e café da manhã.