Forrozeiros encantados! Foi assim a recepção do público ao Cortejo Junino, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), que saiu pelas ruas do Parque do Povo levando muita música e dança ao público presente.
Com uma mistura de ritmos, o grupo Batuque Nagô conduziu o desfile, que partiu da Pirâmide, animando as pessoas que estavam na cidade cenográfica do Quartel General do Forró, celebrando a penúltima noite da edição histórica dos 40 anos do Maior São João do Mundo.
O Cortejo, que percorreu pela Catedral, Vila Nova da Rainha, e outras ruas do Parque do Povo, teve a participação dos grupos folclóricos Ariús e Caetés, que levaram danças tradicionais da nossa cultura popular, além de muita beleza, cores e desenvoltura, despertando o olhar atento das pessoas.
A diretora do Grupo Caetés, Rosilene Gorgônio, comentou sobre a importância do evento como forma de divulgação da cultura da Rainha da Borborema.
’Participar desse Cortejo é divulgar a cultura de Campina Grande para o maior número de pessoas, que esperam para assistir a esse espetáculo’, ressaltou ela.
Destacando o Cortejo e o considerando como inovador, o coreógrafo do Grupo Ariús, Roberto Gomes, frisou a importância de estar participando do desfile.
’Estar aqui promovendo a cultura popular, enquanto grupo folclórico, é um ato de resistência. Esse ano está sendo um diferencial esse Cortejo, percorrendo o Parque do Povo com vários grupos reunidos’, enalteceu Roberto.
Ainda durante o desfile, a Trupe Junina divertiu os forrozeiros, juntamente com os Mascotes do Maior São João do Mundo, Milharilda e Sabugildo, ensinando passos de dança, como xaxado, xote e baião aos forrozeiros.
Encantados com o Cortejo Junino, o público não só parou para dançar e acompanhar o desfile, mas também para tirar fotos e registrar a intervenção cultural.
A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, comemorou o sucesso do Cortejo, apontando a valorização das tradições do ciclo junino através do evento.
’O Cortejo é uma forma de rememorar e salvaguardar as nossas tradições culturais, convidando as pessoas que estão aqui para acompanharem e participarem ativamente desse momento tão bonito, que faz parte do São João de Campina Grande’, enalteceu Giseli.
O desfile seguiu pela Arena cidade do Parque do Povo e reuniu um grande número de pessoas na área de restaurantes, que pararam para aplaudir, dançar e participar do momento.
Após a parada e a interação com o público, o Cortejo Junino seguiu com o desfile, retornando a Pirâmide do Parque do Povo, onde foi finalizado sob os aplausos da população.
Confira imagens: