Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Clínicas de Campina Grande realiza exames do pâncreas e de intestino

Publicado

em

O Hospital de Clínicas de Campina Grande amplia a oferta de serviços de diagnóstico por imagem, com exames específicos para o pâncreas e intestino. A partir desse sábado (1º), a unidade conta com a realização de exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e Colonoscopia.

A CPRE é uma técnica que utiliza, simultaneamente, a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças das vias biliares e pancreáticas. O médico endoscopista, Daniel Vilela, explica que comparado a outros exames endoscópicos, o CPRE é um exame de alta complexidade, realizado sempre com a presença do médico anestesista.

“Esse é um procedimento minimamente invasivo para tratamento de doenças das vias biliares, extração de cálculos [pedras], drenagem de tumores obstrutivos e também para esclarecimento de dúvidas diagnósticas. Uma das vantagens do procedimento é que, além de permitir um diagnóstico mais preciso, também é possível tratar doenças sem grandes cirurgias, como a retirada de pequenas pedras ou até a dilatação dos canais biliares com cateteres ou stents”, detalha.

Além do CPRE, o Hospital de Clínicas de Campina Grande também dá início aos exames de colonoscopia. O procedimento consiste em analisar o interior do intestino usando um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta, conhecido como colonoscópio. Com esse aparelho, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.

Para a médica endoscopista, Tamirys Guimarães, a realização dos procedimentos permite mais qualidade e eficiência no resultado dos exames de imagem realizados na unidade. Ela também explica que é um exame de rotina, que precisa ser feito a cada 5 anos, a partir dos 45 anos de idade. “Todas as pessoas, a partir dos 45 anos, já devem realizar esse exame de rastreio, principalmente as que tem um histórico familiar de câncer de intestino, algum desconforto abdominal ou sangramento retal. O início dos dois procedimentos aqui pelo Hospital de Clínicas representa um ganho enorme para a saúde da população, que passa a ter mais uma opção para atender à alta demanda”, avalia.

No primeiro dia de realização dos exames foram beneficiadas duas pacientes com a CPRE e outros cinco com colonoscopia. De acordo com o diretor-geral do hospital, Thyago Morais, inicialmente, os procedimentos serão realizados uma vez na semana, atendendo aos pacientes em fila de espera, já cadastrados.

“Essa era uma necessidade da população e agora podemos atender aqui na unidade. No primeiro momento, vamos realizar os exames só aos sábados, para dar vazão à fila existente, mas nossa expectativa é estender para outros dias da semana e ampliar a oferta”, explica.

O Hospital de Clínicas é referência em cirurgias eletivas para o interior do estado. Já realizou mais de 4 mil cirurgias em 2023. O acesso aos procedimentos no hospital se dá através da regulação por meio da Central Estadual de Regulação do Programa Opera Paraíba, onde o usuário encaminha a solicitação de cadastro junto às USFs das Secretarias de Saúde de cada município.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Sem citar nomes, Cabo Gilberto diz que aguardará definição sobre mudança no comando do PL na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após o resultado das eleições municipais deste ano, lideranças do PL na Paraíba defendem a mudança no comando do partido devido a ausência do atual dirigente, Wellington Roberto, nas campanhas eleitorais principalmente em Campina Grande e João Pessoa.

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), afirmou que aguardará as definições gerais do partido, mas dispara que não serão admitidas articulações como as feitas por Wellington nas eleições majoritárias de 2022, para o parlamentar vistas como “boicote”.

“Eu tô aguardando aí as decisões do partido. Agora obviamente ficar no partido com tanta discussão, pra acontecer o que aconteceu em 2022, onde a gente foi boicotado, ai não é legal. Aí a gente vai aguardar as decisões”, disse durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (30/10).

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Pastor diz que analisará “com calma e humildade” sugestão de disputar Senado ou Governo em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pastor Sérgio Queiroz (Novo) lançou uma enquete através de uma de suas redes sociais oficiais para que o público “decidisse” o seu destino político com vistas às Eleições 2026.

De acordo com a publicação feita pelo pastor, 6.008 pessoas acham que ele deveria disputar uma vaga no Senado no próximo pleito. Já .640 outros participantes da enquete opinaram que ele deveria arriscar uma disputa ao cargo  de governador do Estado.

Sérgio Queiroz agradeceu aos internautas e disse que iria “avaliar com muita calma e humildade” o resultado da enquete.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB emite alerta para mais de 20 prefeitos por atraso no encaminhamento da LDO do exercício 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) alerta os prefeitos municipais que ainda não encaminharam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. Segundo as normas vigentes, a entrega do Balancete de setembro é condicionada à prévia remessa da LDO ao TCE-PB.

Até às 12h da terça-feira (29/10), 23 municípios não tinham cumprido com essa obrigação, conforme registram os dados disponíveis no sistema TRAMITA. A ausência do envio da LDO para o ano de 2025 poderá resultar em sérias consequências, incluindo o bloqueio das contas municipais, uma vez que a não remessa até o dia 31 de outubro impedirá a entrega do Balancete de setembro.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho reitera a importância do cumprimento desse prazo, ressaltando que tanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) quanto os balancetes mensais devem ser enviados por meio do Sistema Tramita, garantindo a transparência e a correta gestão dos recursos públicos. Os prefeitos que ainda não atenderam à demanda devem agir com urgência para evitar complicações na gestão financeira de suas administrações.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

A LDO é um importante instrumento de gestão financeira dos municípios, uma vez que estabelece as diretrizes que serão adotadas na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O documento também é elaborado em consonância com o plano de metas do governo, que leva em consideração três diretrizes; Qualidade de Vida, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade.

Relação dos municípios que ainda não enviaram LDO:

Prefeitura Municipal de Arara

Prefeitura Municipal de Areia de Baraúnas

Prefeitura Municipal de Boa Vista

Prefeitura Municipal de Bom Sucesso

Prefeitura Municipal de Cubati

Prefeitura Municipal de Jericó

Prefeitura Municipal de Lucena

Prefeitura Municipal de Mari

Prefeitura Municipal de Mato Grosso

Prefeitura Municipal de Mulungú

Prefeitura Municipal de Nazarezinho

Prefeitura Municipal de Olho d´ Água

Prefeitura Municipal de Paulista

Prefeitura Municipal de Pilões

Prefeitura Municipal de Prata

Prefeitura Municipal de Salgadinho

Prefeitura Municipal de Santa Helena

Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe

Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro

Prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó

Prefeitura Municipal de Serra da Raiz

Prefeitura Municipal de Sousa

Prefeitura Municipal de Tenório

Continue Lendo