Sucesso de público e também de satisfação das marcas e entidades participantes, o Brasil Cachaças 2024 reafirmou o protagonismo da cachaça na história, cultura e economia brasileiras. Nos dois dias em que o evento foi aberto ao público (25 e 26 de outubro), mais de 6.500 pessoas passaram pelo festival, que aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
O evento reuniu produtores, distribuidores, confrarias e o público em geral para celebrar a bebida genuinamente brasileira. Além disso, o festival teve um grande impacto social com a arrecadação de alimentos e premiou talentos da mixologia e da gastronomia, que participaram de concursos onde a cachaça era a protagonista.
E diante do grande sucesso da edição deste ano, os organizadores do Brasil Cachaças já confirmaram a realização do próximo evento, em outubro de 2025.
“Estamos muito felizes com a recepção do público e com os resultados extremamente positivos para os profissionais que trabalham na cadeia produtiva da cachaça”, avaliou Fernanda Melo, organizadora do festival. “Conseguimos colocar o Brasil Cachaças no calendário dos grandes eventos anuais e nossa expectativa é de que o festival cresça cada vez mais”, completou.
Como parte da ação social do evento, que concedeu ingressos sociais mediante doação de alimentos, o Brasil Cachaças 2024 arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos, que serão entregues a instituições sociais.
Neste ano, além da Feira das Melhores Cachaças do Brasil, o evento incluiu concursos de drinks e sobremesas, o Encontro das Confrarias, a visita de uma comitiva de Portugal para diversos engenhos da Paraíba, o Salão do Queijo da Paraíba e o Encontro de Mulheres da Cachaça.
Vencedores dos concursos de drinks e sobremesas
Durante o festival, foi realizado o Concurso de Drinks e Sobremesas, voltado para bartenders, chefs confeiteiros, profissionais e estudantes de gastronomia que desenvolvem bebidas ou sobremesas com cachaça.
No concurso de drinks, o primeiro lugar ficou com Jonathan Magno, pelo cocktail “Alavantu”, utilizando a cachaça Estância Moretti. “‘Alavantu’ é um cocktail que homenageia a quadrilha, composto por apenas dois ingredientes, para simbolizar os noivos, protagonistas do tradicional folguedo junino. Por ser uma comemoração de origem francesa, escolhi a Estância Moretti envelhecida em carvalho francês para representar o noivo e a frança, enquanto o brasil, o nordeste e a noiva, são representados por um cordial de banana com especiarias (cravo, canela e cardamomo)”, explicou Jonathan.
Confira a lista completa de vencedores:
1° lugar: Jonatan Magno, cockatil Alavantu com a cachaça Estância Moretti.
2° lugar: Rafael Campos, cocktail Maracaju Atômico com a cachaça Engenho Nobre
3° lugar: Javier Ortiz (Drinks e Mais), cocktail AmA com a cachaça São Paulo
4° lugar: Iza, cocktail Cunhã-poranga com a cachaça Serra Velha
5° lugar: Thomas, cocktail Pererê com a cachaça Harmonie Schnaps
No concurso de sobremesas, a vencedora na categoria profissional foi a chef Iviih Souto, com a sobremesa “Cartola Embriagada”, uma releitura da tradicional sobremesa cartola utilizando a cachaça Germana.
Na categoria estudantes, os premiados foram os seguintes:
1° lugar: Isaque & Silvani: Torta Matuta – Cachaça Baraúna
2° luga: Gabriela & Vanessa: Noivinha Arretada – Cachaça Nobre
3° lugar: Danielle & Edna: Alquimia do Sertão – Cachaça Gregório
O Concurso de Drinks e Sobremesas Brasil Cachaças foi realizado com a chancela da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e apoio do Senac.