O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) comemora 77 anos de fundação nesta segunda-feira (26), às 8h30, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, com o lançamento do livro “Trilhas, Veredas e Caminhos – Interligado Vidas”, que conta a história do órgão, por meio de uma linguagem literária e poética.
De maneira informativa com relatos, depoimentos, entrevistas e imagens, o leitor encontrará em 288 páginas a história do crescimento estrutural, social e econômico da Paraíba, sob o olhar coletivo daqueles que fazem o DER, que hoje possui uma das melhores malhas rodoviárias do país, cujo investimento é de R$ 6 bilhões. A solenidade contará com as presenças do governador João Azevêdo, diretores e servidores do DER e autoridades em geral.
Uma equipe de jornalistas, formada pelos editores Fernando Moura e Juca Pontes (em memória), Silvana Sorrentino, Bia Melo, Gonzaga Rodrigues e Martinho Moreira Franco (em memória) relatam a trajetória do DER que nasceu com a missão de desbravar matas e caminhos, criar pontes e acessos, construir estradas, tirar municípios do isolamento social e econômico, mas, sobretudo, interligar vidas. Esse livro promete relembrar e contar os feitos do DER, eternizando a sua história.
O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, Carlos Pereira, afirma que “o desenvolvimento da Paraíba chegou e chega na mesma velocidade com que as máquinas (operadas por homens) escavam o solo, fazem a fundação de toda a estrutura, cortam, detonam e retiram as rochas que estão no meio do caminho, fazem a preparação do solo com a terraplenagem e depois a compactação do mesmo”.
O DER-PB foi criado no Governo do Interventor Federal na Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, em 26 de junho de 1946, por meio do Decreto Lei n.º 832, em decorrência da Lei Joppert, que instituiu o Fundo Rodoviário Nacional. Tinha a forma jurídica de autarquia e estava subordinada à extinta Secretaria de Viação e Obras Públicas. O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez foi o fundador e também o primeiro Diretor Geral do DER.
“O prédio onde funciona a sede do DER é considerado o melhor edifício público construído nas últimas décadas no Estado e no Nordeste. Concebido pelo arquiteto Leonardo Stuckert, autor do projeto original, foi inaugurado no dia 9 de agosto de 1967. A obra foi executada por administração direta, na gestão do engenheiro José Carlos Dias de Freitas (1961/1969), por uma comissão composta pelos engenheiros Luiz Alvares Coelho, Hélio Gomes Magalhães e Carlos Pereira de Carvalho e Silva, além do mestre de obras José de Souza – todos servidores efetivos do órgão. O edifício-sede do DER-PB foi inaugurado oficialmente pelo então presidente da República, general Costa e Silva, acompanhado de ministros de Estado e do então governador da Paraíba, João Agripino” (trecho retirado do Livro Trilhas, Veredas e Caminhos – Interligando Vidas).