Nos acompanhe

Paraíba

Especialista da Prefeitura de JP alerta para os riscos provocados pela fumaça neste período junino

Publicado

em

A temporada de festas juninas traz muita alegria, comidas típicas e tradições culinárias. Aliado a isso, vem a tradicional queima de fogueiras e fogos de artifício, produzindo muita fumaça. Por causa disso, a Prefeitura de João Pessoa faz um alerta sobre os impactos que a inalação da fumaça pode causar na saúde da população, especialmente para quem convive com doenças preexistentes, a exemplo da asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e rinite alérgica.

De acordo com o clínico geral Felipe Montenegro, médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), essa é a época em que todos se deparam com muita fumaça das fogueiras e fogos de artifício, sendo extremamente necessário um cuidado a mais com a saúde ocular e respiratória ao se aproximar desses atrativos juninos.

“A fumaça liberada pode causar efeitos imediatos nocivos à saúde, gerando irritação ocular, nasal e faríngea. A distância da pessoa e o tempo de inalação podem desencadear alergias, exacerbações da asma, rinite ou até um quadro de intoxicação. Pessoas com complicações respiratórias prévias devem evitar o contato com fogueiras e fogos de artifícios, além de outros tipos de fumaça. É mais seguro para essas pessoas ficar bem longe da liberação desses gases. A faixa etária de crianças e idosos merecem uma atenção especial com maior suscetibilidade a problemas respiratórios”, alertou o médico.

Ele ressalta ainda que, caso haja a contaminação por essa fumaça, os pacientes com componente respiratório ou intoxicação devem procurar imediatamente um serviço médico. A evolução do quadro pode gerar sintomas de desorientação, perda do nível de consciência e dor torácica. Caso ainda não haja atendimento médico, é importante ficar em local aberto e arejado até definição de suporte de saúde eficaz.

Onde procurar – A Rede Municipal de Saúde orienta que, em caso de contaminação por fumaça, o cidadão deve procurar imediatamente qualquer uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (Cruz das Armas, Oceania, Bancários e Valentina) da Capital, ou ainda os hospitais que possuem atendimento de portas abertas, como é o caso do Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e, para casos de atendimento em pediatria, o Hospital Municipal do Valentina Figueiredo.

Orientações – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) orienta que o acendimento de fogueiras em áreas urbanas permanece proibido, seguindo Lei Estadual 11.711, de 19 de junho de 2020.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba gera mais de 1,6 mil empregos com carteira assinada em outubro; JP teve melhor saldo geral

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba fechou o mês de outubro com a criação de 1.606 novos empregos com carteira assinada. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 27 de novembro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, são 25,7 mil empregos formais gerados no estado, resultado de 196 mil admissões e 170,3 mil desligamentos.

Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas tiveram saldos positivos na Paraíba em outubro. O destaque ficou por conta do setor de Comércio, que registrou a abertura de 777 novas vagas. Na sequência aparecem a Agropecuária (296), Indústria (284), Serviços (153) e Construção (96).

A capital João Pessoa foi o município com melhor saldo no estado em outubro, tendo gerado 457 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 211.377 empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês no estado aparecem Campina Grande (290), Guarabira (180), Santa Teresinha (149) e Santa Rita (145).

Confira infográfico:

Continue Lendo

Paraíba

Entrega de kit da corrida da Unimed JP será nesta sexta e sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os inscritos para a corrida da Unimed João Pessoa poderão retirar o kit de participação nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). A entrega será realizada no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. A corrida acontecerá no domingo, dia 1º de dezembro, no Largo da Gameleira, às 6h.

Para retirar o kit, basta apresentar um documento oficial com foto e comprovante de pagamento da inscrição ou do e-mail de confirmação da inscrição. Além disso, é preciso doar dois quilos de alimento não perecível. O atendimento ao público será das 10h às 19h, na sexta, e das 9h às 18h, no sábado.

O kit da corrida, tanto para adultos quanto para as crianças, será composto por uma ecobag, camisa, viseira e copo personalizados, número de peito e brindes de patrocinadores.

PROGRAMAÇÃO

Nos dois dias de entrega dos kits serão realizadas atividades gratuitas de promoção à saúde e bem-estar, como demonstração de treino funcional, prática de yoga, auriculoterapia, terapia manual e ventosaterapia. Além disso, haverá um Dj para animar o público e venda de produtos esportivos.

A CORRIDA

A largada e chegada da corrida da Unimed JP serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida (https://unimedjp.com.br/corridasunimed/), estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo