Nos acompanhe

Paraíba

Forró de Zé Gotinha: Prefeitura de CG realiza vacinação no Parque do Povo nesta terça-feira

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande dá seguimento à campanha “Forró de Zé Gotinha”, nesta terça-feira, 20, no Parque do Povo. A ação vai acontecer na Pirâmide Jackson do Pandeiro, das 18h às 21h30.

Serão ofertadas as vacinas contra a Influenza para todas as pessoas a partir de seis meses de vida e contra a  covid-19 para todos os grupos, de acordo com a idade, também a partir de seis meses. Será oferecida também a Bivalente, para pessoas a partir de 18 anos e imunossuprimidos e pessoas com comorbidades de 12 anos acima. Além disso, haverá oferta de imunizantes do HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos e da Meningite para adolescentes de 11 a 14 anos de idade, como também para profissionais de saúde e da educação.

“Escolhemos esta data por ser dia de um show religioso, com um público mais maduro, que é um dos grupos prioritários das campanhas de imunização”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.

E nas quartas-feiras acontecem as ações na Vila Sítio São João, das 17h às 21h30. Os interessados podem tomar a vacina e ganham um passaporte para entrarem no sítio, gratuitamente. Durante todo o mês de festividades, outras ações vão ser desenvolvidas em espaços como os distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista para ofertar a vacinação durante os festejos juninos.

A campanha une o Zé Gotinha aos personagens da festa junina de Campina Grande nessa edição especial de 40 anos, que são o Sabugildo e a Milharilda. Os personagens do Maior São João do Mundo e o Zé Gotinha são contemporâneos, nasceram nos anos 1980, com missões diferentes, mas que agora se juntam em torno de Vacinação e do São João. Além disso, O Forró de Zé Gotinha remete a símbolos da nossa festa, como O Forró de Zé Lagoa e O Forró de Zé Bezerra.

“No mês de junho acontece a nossa tradicional festa junina e em Campina Grande realizamos O Maior São João do Mundo, que atrai milhões de turistas e canaliza as atenções do público da cidade para os espaços e os temas da festa, como o Parque do Povo. Valendo-se da potencialidade desse período, o objetivo é desenvolver uma campanha de incentivo à vacinação, visto que os índices de imunização continuam baixos e as metas da cobertura vacinal não estão sendo atingidas”, disse o secretário municipal Saúde, o médico Gilney Porto.

Na semana passada, a Prefeitura de Campina Grande adquiriu 30 novas câmaras frias para equipar as salas de vacina do Município. O trabalho da imunização em Campina Grande foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF), que destacou a ação da Busca Ativa Vacinal (BAV) no seu relatório anual de 2023.

A BAV é uma estratégia desenvolvida em cinco municípios brasileiros que leva a vacina até as casas das pessoas, bem como a espaços públicos. Alem da BAV, Campina Grande criou a ação “Carro da Vacina”, com imunização volante, e realiza diversas campanhas ao longo do ano. Outros avanços foram a reabertura e expansão das salas de vacina, a construção da Rede de Frios e a compra de câmaras frias para armazenar os imunizantes.

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho certeza que estaremos no segundo turno”, diz Marcelo Queiroga pouco antes de votar em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), votou na manhã deste domingo (06/10), por volta das 08h30, no Sesquicentenário, localizado no Bairro dos Estados.

Queiroga, que chegou acompanhado da esposa e de assessores, se disse confiante em relação a um possível segundo turno nas Eleições 2024 para prefeito da Capital paraibana.

Tenho certeza que estaremos no segundo turno“, enfatizou o candidato.

Continue Lendo

Paraíba

TRE-PB indefere registro de candidato que teria simulado casamento para ser elegível em Mulungu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de um ‘prefeitável‘ do Município de Mulungu, localizado na Região do Brejo paraibano, após comprovar que ele teria mantido união estável com uma filha do ex-prefeito da cidade e que, conforme denúncia recebida, teria simulado um casamento com outra mulher para se tornar elegível.

As investigações foram conduzidas pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e comprovaram a má-fé de Pollyan Rebouças, que queria se tornar prefeito da cidade pelo MDB, driblando a legislação eleitoral.

Leia também: MPE investiga suposto casamento que teria sido forjado por candidato a prefeito de Mulungu

A ação foi movida pela coligação da candidata Daniela Ribeiro (Republicanos), representada pela advogada Nathali Rolim e as investigações iniciadas ainda na primeira quinzena do mês de setembro.

Continue Lendo

Paraíba

Grau de Instrução: 2,41% dos candidatos na PB apenas lê e escreve; menos de 30% tem ensino superior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os paraibanos dos 223 municípios do Estado irão escolher, neste domingo (06/10), dia da votação das Eleições 2024, entre os 530 candidatos a prefeito, 541 a vice-prefeito e os 9.163 a vereador, que disputam 2.201 vagas. De acordo com dados do TSE (atualizados em 3 de outubro), do total de candidaturas, 1.740 disputam a reeleição.

Entre os 10,2 mil candidatos no Estado, 66% declararam ser do gênero masculino e 34% do feminino. A maioria (52%) informou ser casado, seguido pelos solteiros (36%), divorciados (9%), viúvos (2%) e separados judicialmente (1%). Quanto à cor e raça, 50,6% são pardos, 39% brancos, 8,87% pretos, 0,34% amarelos e 0,8% indígenas.

Com relação ao grau de instrução, o perfil das candidaturas é o seguinte: ensino médio completo (38,54%), ensino superior completo (27,08%), ensino fundamental incompleto (13,73%), ensino fundamental completo (9,37%), ensino médio incompleto (4,88%), ensino superior incompleto (4%) e 2,41% lê e escreve.

Continue Lendo