Nos acompanhe

Paraíba

DPE-PB vai integrar comitiva dos Serviços de Justiça Itinerante na Paraíba

Publicado

em

O programa Defensoria Itinerante, que leva o atendimento da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) para as cidades que não têm comarca ou defensor público, acompanhará, a partir de agosto, os Serviços de Justiça Itinerante, uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13) e Tribunal Regional Federal (TRF5),  que atende a Resolução nº 460/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante reunião nesta segunda-feira (19), a equipe que integra a Comissão Interinstitucional dos Serviços de Justiça Itinerante elegeu a cidade de Guarabira para sediar a primeira ação deste ano, no período de 21 a 25 de agosto. A iniciativa vai beneficiar, diretamente, a população de Guarabira, Araçagi, Cuitegi, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, além da comarca de Alagoinha, que inclui o município de Mulungu.

A DPE-PB tem assento na Comissão Interinstitucional e é representada pela coordenadora do programa Defensoria Itinerante, Josefa Elizabete Barbosa. Além dela, os subdefensores públicos-gerais do Estado, Ricardo Barros e Sylvio Porto, participaram da reunião desta segunda-feira, que definiu as responsabilidades dos entes da comissão, com base em um Termo de Cooperação Técnica.

A Comissão também é formada ainda por integrantes do Poder Judiciário estadual, Ministério Público estadual, Justiça do Trabalho e Justiça Federal. Nesse primeiro momento, serão analisadas matérias de Família, Previdenciária, Trabalhista e Registro Público.

Nesse primeiro momento, serão analisadas matérias de Família, Previdenciária, Trabalhista e Registro Público.

Para o subdefebsor Institucional, Ricardo Barros, a iniciativa do CNJ é importante, pois facilita o acesso das pessoas à Justiça. “Nós, da Defensoria Pública, já realizamos com muito sucesso um programa de atendimento itinerante, justamente para facilitar o acesso das pessoas à Defensoria – e consequentemente à Justiça – naqueles municípios que não têm comarca. Até porque a Defensoria é a porta de entrada de mais de 80% dos jurisdicionados em todo o estado. Então a gente fica feliz em contribuir com essa iniciativa, levando a experiência e o know-how da Defensoria Itinerante para essa ação”, ressaltou Ricardo Barros.

A reunião contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio José de Oliveira Araújo; do corregedor do TJPB, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho;  do juiz-corregedor do TJPB, Antônio Carneiro de Paiva Júnior; a  juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga; o promotor Alexandre César Fernandes Teixeira; o juiz Lindinaldo Silva Marinho (Justiça do Trabalho) e o juiz Arthur Napoleão Teixeira Filho (Justiça Federal) e a gerente de Projetos e Gestão Estratégica do TJPB, Ana Carolina Leal.

Continue Lendo

Paraíba

“Eu quero Cícero Lucena prefeito”, diz presidente do PT no segundo turno das eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, que viu o próprio partido ser esfacelado no período prévio do primeiro turno das Eleições 2024 e terminar em um longínquo 4º lugar com o candidato da legenda, Luciano Cartaxo, conseguindo apenas 11,77% do total de votos (49.110 votos), decidiu se pronunciar através de um dos seus perfis oficiais da internet e declarar apoio ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP) no segundo turno das Eleições 2024.

O que venho dizendo há um ano se confirmou no resultado final! A luta é contra o fascismo, a direita conservadora e os anti-vacina. Tem muita gente que pensa que sabe das coisas, mas não sabem de nada. Não podemos brincar com os rumos de João Pessoa. Eu quero Cicero Lucena prefeito!”, declarou Macêdo

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba cresce nas eleições de 2024 e elege 50 prefeitos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O partido Republicanos consolidou sua força na Paraíba nas eleições de 2024, elegendo 50 prefeitos e 492 vereadores, um reflexo do intenso trabalho de articulação política promovido desde do ano de 2018.

O aumento no número de representantes do executivo e legislativo demonstra o compromisso do partido em expandir sua base e atuar de forma mais presente nas gestões municipais, buscando sempre representar os interesses da população.

O presidente estadual dos Republicanos, deputado federal Hugo Motta, destacou o esforço contínuo para fortalecer a legenda no estado. “Nosso trabalho nas cidades foi direcionado para uma construção sólida do partido, ouvindo as demandas das lideranças locais afim de garantir que o republicanos esteja alinhado com os anseios da população, destinando recursos para realizar obras importantes”, afirmou. Motta ressaltou ainda que o partido priorizou o diálogo aberto com os municípios, criando uma relação de proximidade e confiança, o que permitiu uma maior adesão ao projeto político do Republicanos.

Na cidade de Patos, principal cidade do sertão, a gestão republicana do atual prefeito garantiu a reeleição com uma votação história. Nabor Wanderley foi reeleito para o seu quarto mandato com 37.613 votos, o que corresponde a 73,76%, uma diferença em relação ao segundo colocado de 26.242 votos.

Além da consolidação em diversos municípios, o Republicanos também ganhou as eleições e ampliou o alcance em novas cidades. Um exemplo disso é o o município de Lagoa de Dentro, que elegeu o servidor público Camaf Douglas com 2.765 votos, 41,72% dos votos válidos.

Segundo o presidente, o resultado das eleições de 2024 reflete o crescimento e a força do partido. “Nossa meta foi colocar o partido em uma posição de destaque, com candidaturas fortes e comprometidas com o desenvolvimento de suas cidades. O sucesso nas urnas demonstra que estamos no caminho certo, e isso nos motiva a seguir ampliando nossa atuação, sempre focados em fazer mais e melhor pelo povo paraibano”, completou Hugo Motta.

Continue Lendo

Paraíba

Taxa de renovação na Câmara Municipal de Campina Grande é de quase 40%; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As Eleições 2024 proporcionaram a eleição de 09 (nove) novos nomes para a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e a reeleição de 14 (quatorze) para mais quatro anos de mandato, perfazendo um total de 23 (vinte e três). parlamentares.

Os números se traduzem em um percentual de 39,13% em se tratando de renovação na Casa de Félix Araújo.

Confira abaixo a nova composição da CMCG:

Novos nomes:

Rafafá (União)
Márcio da Eletropolo (PSB)
Severino da Prestação (MDB)
Pâmela Vital (MDB)
Wellington Cobra (PSB)
Aninha Cardoso (Republicanos)
Waleria Assunção (PSB)
Tertuliano Maracajá (Republicanos)
Frank (Podemos)

Candidatos reeleitos:

Jô Oliveira (PC do B)
Carol Gomes (União)
Ivonete Ludgério (União)
Alexandre do Sindicato (União)
Dinho do Papaléguas (PSDB)
Fabiana Gomes (União Brasil)
Saulo Germano (Podemos)
Valéria Aragão (Republicanos)
Saulo Noronha (MDB)
Anderson Pila (PSB)
Pimentel Filho (PSB)
Luciano Breno (Avante)
Rostand Paraíba (PP)
Dr. Olímpio (Podemos)

Continue Lendo