Nos acompanhe

Paraíba

Sem Camisinha, Sem Xenhenhém: Prefeitura distribui mais de 8 mil preservativos em festas juninas

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na semana passada a campanha Sem Camisinha Sem Xenhenhém, de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já foram distribuídos 8.200 preservativos em vários espaços da festa.

As equipes do Centro Municipal de Infectologia Silvestre Gonçalves Maia estão atuando de quinta-feira a domingo, das 19h30 às 23h, no Parque do Povo. Os profissionais também estão trabalhando no distrito de Galante, durante o dia nos finais de semana. As equipes distribuem preservativos masculinos e femininos, campanha educativa e orientam sobre testagem e serviços de referência.

A campanha também conscientiza sobre prevenção antes, durante e depois da exposição ao vírus HIV/Aids, orientando sobre a prevenção à transmissão congênita na gestação, o uso da Profilaxia Pré-exposição (PREP), para quem se relaciona com parceiros que tenham HIV; uso de preservativos e Profilaxia Pós-exposição (PEP), para após o contato potencial com o vírus; além do tratamento, que consiste na assistência e no acompanhamento que, em Campina Grande, é realizado pelo Centro Municipal de Infectologia.

Em 2022, o Centro diagnosticou 108 novos casos em Campina Grande. No ano passado, 584 pessoas passaram pela Profilaxia Pós-exposição e 36 fizeram a Profilaxia Pré-exposição. Atualmente, 1.236 pessoas fazem tratamento na cidade, sendo 843 residentes no município e 393 de outras cidades.

O Centro funciona na Avenida Floriano Peixoto, 1877, no bairro de Santo Antônio. O serviço é uma unidade de referência, implantada no ano passado, para diagnóstico, atendimento, assistência e acompanhamento às pessoas com ISTs, como Aids/HIV, sífilis, hepatites e outras doenças transmitidas através da relação sexual ou por outros meios, como a transmissão congênita.

O serviço oferece testagem, acompanhamento multidisciplinar com médico infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Na unidade, os pacientes fazem coletas para exames, recebem medicação e são encaminhados para realizarem procedimentos específicos.

Continue Lendo

Paraíba

“Uma data especial para uma cidade que faz a diferença”, diz Bruno sobre os 160 anos de Campina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União), parabenizou o Município pela chegada dos 160 anos de emancipação política do território campinense.

Segundo Bruno, trata-se de “uma data especial para uma cidade que faz a diferença“.

Em um áudio, o gestor ainda demonstrou todo “o orgulho, a alegria e o amor que a gente sente por essa cidade que já nasceu rainha“.

Os comentários do prefeito foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (11/10).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

“Aceitamos esse convite honroso”, diz Romero sobre coordenar campanha de Bruno no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal campinense Romero Rodrigues (PSC/Podemos) confirmou que coordenará a campanha do prefeito Bruno Cunha Lima (União) no segundo turno das Eleições 2024.

Segundo Romero, as pessoas o conhecem, sabem do seu caráter e compromisso com a cidade de Campina Grande e, portanto, irá pessoalmente, conversar com cada liderança para garantir mais quatro anos de gestão para Bruno.

Os comentários de Romero foram registrados pelo programa Correio Debate, 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (11/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Rafafá minimiza polêmica e diz que Bolinha apenas sugeriu retirada da pauta LGBT+ de CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito em Campina Grande, Rafafá (União Brasil), comentou sobre a polêmica envolvendo a sugestão feita pelo empresário e ex-candidato à Prefeitura da cidade, Artur Bolinha (Novo), que ao declarar apoio a Bruno Cunha Lima (União Brasil) no segundo turno, solicitou ao atual prefeito e candidato à reeleição a exclusão de propostas voltadas à população LGBTQIAP+ do Plano de Governo.

Durante o ato de apoio à candidatura de Bruno, Bolinha manifestou descontentamento com políticas de inclusão da comunidade LGBTQIAP+, reiterando críticas que já haviam sido feitas durante sua campanha no primeiro turno.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta sexta-feira (11/10), Rafafá atribuiu a movimentação de Bolinha como uma condição e ressaltou que acredita na gestão de Bruno em não aderir a retirada da pauta LGBT do governo.

“O pedido de bolinha não foi uma condição, ele não condicionou a Bruno e o apoio em troca de Bruno retirar a pauta LGBT. Bolinha entende que todo mundo tem seus direitos, todo mundo tem que lutar pelos seus ideais. Esse pedido de bolinha em relação a Bruno é uma decisão que Bruno vai tomar, que eu acredito que não vai acontecer, porque eu conhecendo o Bruno e sabendo a forma que Bruno faz pelas pessoas, o ser humano que Bruno ,é o cara consciente de que tem que ter políticas públicas pra todo mundo, eu acredito que nada vai se alterar”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo