Nos acompanhe

Paraíba

Rede municipal de saúde oferece atendimento multiprofissional para pessoas com doença falciforme

Publicado

em

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é nesta segunda-feira, 19 de junho. Em João Pessoa, a rede municipal de saúde oferece assistência especializada para as pessoas que são acometidas por esta doença. O acompanhamento acontece desde a Atenção Básica, nas unidades de saúde da família (USFs), até a Atenção Especializada, tendo como serviço de referência o Centro de Doenças Raras, com atendimento multiprofissional para este público.

A doença falciforme é genética e hereditária, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos no sangue, que dificulta a chegada do oxigênio aos tecidos, desencadeando uma série de sinais e sintomas como dor crônica, infecções e icterícia. Por ser de origem africana, é mais prevalente, mas não exclusiva, em pessoas pretas e pardas.

De acordo com Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde da População Negra da Prefeitura de João Pessoa, a atenção aos usuários com doença falciforme está organizada em linhas de cuidado integral. “Buscamos oferecer integralidade na assistência à saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação, proporcionando ao usuário acesso aos serviços que necessita, desde uma visita domiciliar até uma rede especializada e de urgências”, afirmou.

Na Atenção Básica, as equipes de saúde da família realizam os atendimentos de necessidades individuais e coletivas de menor complexidade para este público, como cadastramento, busca ativa, consultas básicas e encaminhamentos para consultas e exames especializados.

Já o atendimento especializado acontece no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, no bairro dos Bancários, que oferece acompanhamento de hematologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e serviço social, com o objetivo de proporcionar uma assistência integrada ao usuário. Para ser atendido no serviço, o usuário deve ser encaminhado pela sua USF de referência.

Ainda dentro da Atenção Especializada, o atendimento a este público pode ser realizado, de forma complementar, nas policlínicas municipais e nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS). Já a rede hospitalar possui dois serviços de referência em hematologia e doença falciforme: o Hospital Municipal Santa Isabel, para os adultos, e o Hospital do Valentina, para o atendimento pediátrico.

Para otimizar o atendimento prestado às pessoas com doença falciforme, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza qualificações com educação continuada e permanente dos seus profissionais, além da ampliação de equipes e dos serviços que oferecem assistência. “Nós sabemos o impacto da doença falciforme na vida das pessoas. Por isso, seguiremos atuando na perspectiva de equipes cada vez mais qualificadas e serviços especializados em toda nossa rede municipal”, destacou Késsio Brito.

Continue Lendo

Paraíba

“Uma data especial para uma cidade que faz a diferença”, diz Bruno sobre os 160 anos de Campina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União), parabenizou o Município pela chegada dos 160 anos de emancipação política do território campinense.

Segundo Bruno, trata-se de “uma data especial para uma cidade que faz a diferença“.

Em um áudio, o gestor ainda demonstrou todo “o orgulho, a alegria e o amor que a gente sente por essa cidade que já nasceu rainha“.

Os comentários do prefeito foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (11/10).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

“Aceitamos esse convite honroso”, diz Romero sobre coordenar campanha de Bruno no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal campinense Romero Rodrigues (PSC/Podemos) confirmou que coordenará a campanha do prefeito Bruno Cunha Lima (União) no segundo turno das Eleições 2024.

Segundo Romero, as pessoas o conhecem, sabem do seu caráter e compromisso com a cidade de Campina Grande e, portanto, irá pessoalmente, conversar com cada liderança para garantir mais quatro anos de gestão para Bruno.

Os comentários de Romero foram registrados pelo programa Correio Debate, 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (11/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Rafafá minimiza polêmica e diz que Bolinha apenas sugeriu retirada da pauta LGBT+ de CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito em Campina Grande, Rafafá (União Brasil), comentou sobre a polêmica envolvendo a sugestão feita pelo empresário e ex-candidato à Prefeitura da cidade, Artur Bolinha (Novo), que ao declarar apoio a Bruno Cunha Lima (União Brasil) no segundo turno, solicitou ao atual prefeito e candidato à reeleição a exclusão de propostas voltadas à população LGBTQIAP+ do Plano de Governo.

Durante o ato de apoio à candidatura de Bruno, Bolinha manifestou descontentamento com políticas de inclusão da comunidade LGBTQIAP+, reiterando críticas que já haviam sido feitas durante sua campanha no primeiro turno.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta sexta-feira (11/10), Rafafá atribuiu a movimentação de Bolinha como uma condição e ressaltou que acredita na gestão de Bruno em não aderir a retirada da pauta LGBT do governo.

“O pedido de bolinha não foi uma condição, ele não condicionou a Bruno e o apoio em troca de Bruno retirar a pauta LGBT. Bolinha entende que todo mundo tem seus direitos, todo mundo tem que lutar pelos seus ideais. Esse pedido de bolinha em relação a Bruno é uma decisão que Bruno vai tomar, que eu acredito que não vai acontecer, porque eu conhecendo o Bruno e sabendo a forma que Bruno faz pelas pessoas, o ser humano que Bruno ,é o cara consciente de que tem que ter políticas públicas pra todo mundo, eu acredito que nada vai se alterar”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo