Nos acompanhe

Paraíba

Code desperta interesse dos alunos da Rede de Ensino de João Pessoa no mundo da programação

Publicado

em

O programa Iniciativa Code, lançado em março deste ano pela Prefeitura de João Pessoa, vem mudando a realidade digital de milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino. Através de aulas de programação, crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano estão tendo a oportunidade de desenvolver ambientes digitais, como sites e aplicativos, entre inúmeras possibilidades. O programa atualmente está presente em 61 unidades escolares, com mais de 6.500 alunos que estão tendo contato direto com o mundo da programação.

As atividades começaram há pouco mais de um mês, com os estudantes recebendo as aulas de programação no contraturno escolar. A qualificação é comandada por 138 tutores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), todos acompanhados por professores mestres e doutores da área de programação. Além deles, 570 são alunos e também receberam qualificação para atuarem como monitores.

Os alunos monitores recebem uma bolsa mensal de R$ 300, enquanto os tutores ganham R$ 700 para transmitir o conteúdo sobre programação aos estudantes. A Iniciativa Code é realizada através das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Fundação Tecnológica da Paraíba (Funatec-PB).

De acordo com o diretor de Formação, Programação e Robótica da Sedec, Elisson Dutra, a didática de ensino é de forma lúdica, com códigos de programação mais fáceis de manusear, já que muitos alunos não tinham nenhum conhecimento na área. “Esses alunos não sabiam nada de programação e muitos deles não sabiam sequer como acessar sua conta de e-mail. A parte de inclusão digital está sendo feita. Eles passaram a ter esse conhecimento, que nós chamamos de pensamento computacional, que é bem amplo, aprendendo a programar de uma forma lúdica”, destacou.

Futuro na programação – As aulas de programação têm despertado um grande entusiasmo nos estudantes. Este é o caso de Rebeca Luana, aluna do 8º ano na Escola Municipal Leonel Brizola, localizada no bairro Tambauzinho. A animação é tanta que ela pretende seguir carreira na área. “Estou muito satisfeita com as aulas, tanto que quando eu crescer pretendo me formar na área de Tecnologia da Informação para poder trabalhar com isso. Estou aprendendo muito com as atividades da Iniciativa Code, além de poder ajudar a repassar o conhecimento para outros alunos”, contou a estudante, que também atua como monitora na sua escola.

Situação semelhante vive Alisson Martins, que estuda na Escola Municipal João XXIII, no Alto do Mateus. Atualmente colaborando como monitor de turma, ele recebeu um treinamento prévio e tem se apaixonado pelo universo da programação, tanto que já planeja seu futuro nesta atividade profissional. “Tem sido uma experiência incrível, já que nunca tinha tido contato com isso. Então, tem sido algo muito bom. Meu contato com a programação era praticamente zero e hoje tenho aprendido algo que pretendo levar para o meu futuro. Estou muito feliz”, contou.

Inclusão – A Iniciativa Code também é um programa inclusivo. Na Escola Municipal João XXIII, a equipe conta com um aluno autista. Aos 22 anos, João Marcos cursa o 7º ano e contou da alegria de participar do projeto. Ele, inclusive, já ajudou a desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis. “Eu estou achando tudo maravilhoso. Já consegui até fazer um aplicativo chamado ‘Sorteio’. Estou aprendendo muito com as aulas”, revelou João.

O sentimento é de dever cumprido entre os tutores da Iniciativa Code, como é caso de Pedro Guimarães. Estudante do 4º período do curso de Ciência da Computação pela UFPB, ele destacou a alegria de poder contribuir para o crescimento dos alunos da Rede Municipal da Capital.

“Está sendo uma experiência fantástica poder impactar de forma positiva na vida de alunos de escolas municipais de João Pessoa, levando de forma simples e lúdica a programação, tecnologia e inovação. O projeto permite semanalmente a criação de aplicativos para celular desenvolvidos em sala de aula com o auxílio dos monitores, que também são alunos e participantes do projeto. Vejo um futuro promissor nesses jovens e como eles podem trazer inovação para nossa cidade com o pensamento criativo deles”, contou.

Continue Lendo

Paraíba

Agir 36 reafirma apoio a Cícero e Leo no segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Executiva Regional do Agir 36, juntamente com a Executiva Municipal de João Pessoa, reuniu nesta sexta-feira (11/10) os ex-candidatos a vereadores e vereadoras, agora vereador eleito e suplentes, para reafirmar o seu compromisso com o prefeito Cícero Lucena (PP) no segundo turno das eleições, que será no dia 27 deste mês.

O presidente estadual, Flávio Moreira, destacou a necessidade de após uma grande vitória partidária nas urnas, que culminou com a eleição de Luis da Padaria, estar nas ruas com toda a militância para assegurar que João Pessoa continue no caminho certo.

“Eleger Cícero é garantir que João Pessoa possa continuar avançando, com a parceria governo do estado e prefeitura, com um prefeito humano e que pensa nas pessoas e não alguém que fez parte do governo responsável pela morte de milhares de brasileiros”, destacou Flávio.

O vereador eleito com 3694 votos, Luís da Padaria, em viagem, foi representado pelo seu filho Tiago Araújo, que destacou que “toda a força da militância de Seu Luís estará nas ruas para garantir uma vitória ainda maior”.

Já Alyne Moreira, presidente regional do AGIR Mulher e 1ª suplente de Vereadora com 3356 votos, relembrou que “enquanto o outro candidato estava se negando a comprar vacina, nosso Prefeito Cícero estava colocando vacina no braço do povo de João Pessoa e salvando vidas. Alguém que não cuida do povo em uma pandemia faria o que com a cidade?”.

O prefeito Cícero Lucena parabenizou o AGIR pela conquista da cadeira na Câmara, ressaltando a importância de ter a legenda com assento no legislativo, registrando a força e perseverança de todo o grupo, relembrando que a campanha depende do esforço coletivo.

Continue Lendo

Paraíba

MP recomenda que parte de processo contra Gusttavo Lima e VaideBet seja encaminhado à Justiça da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público de Pernambuco fez uma recomendação para que parte de processo contra o cantor Gusttavo Lima e a empresa VaideBet seja encaminhada para a Justiça da Paraíba, no foro de Campina Grande, local de residência dos proprietários da empresa. A ação é em decorrência da investigação sobre lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais.

Na última semana, o MP apontou em parecer que faltam indícios de crime do cantor. O episódio representa uma nova divergência entre o Ministério Público e a Polícia Civil na investigação.

Para os promotores, não há ilegalidade demonstrada na transação da venda de uma aeronave por Gusttavo Lima à Esportes da Sorte, depois devolvida pela empresa e posteriormente vendida pelo cantor ao casal José André da Rocha Neto, dono da VaideBet, e Aislla Rocha.

Relembre o caso

Gusttavo Lima foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco por suspeita de lavagem de dinheiro e organização criminosa. O caso está sob responsabilidade da juíza Andréa Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça do estado.

No dia 23 de setembro, a magistrada decretou a prisão preventiva do cantor por suspeita de ajudar foragidos da investigação a ficarem fora do país. A determinação foi revogada um dia depois pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do TJ-PE. Gusttavo Lima estava fora do Brasil e não chegou a ser preso.

Sobre valores apreendidos no cofre da empresa do cantor, o MP-PE afirma que “não há no relatório conclusivo da investigação nada que indique a origem dos valores em espécie apreendidos”.

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto aposta em abstenções de eleitores e votos brancos/nulos para vitória de Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal e coordenador de campanha do PL, Cabo Gilberto (PL), segue unindo esforços na busca pela vitória de Marcelo Queiroga (PL) à Prefeitura de João Pessoa no segundo turno das eleições, que ocorre no dia 27 deste mês.

Para o parlamentar, a principal estratégia do grupo é atrair os quase 110 mil eleitores que se absterem de votar, cerca de 19,28% do total de aptos. Cabo Gilberto também aposta nos votos brancos e nulos, que somaram 39 mil e 887 no primeiro turno.

A disputa no segundo turno será contra o atual prefeito, Cícero Lucena (PP). O gestor obteve 205.122 votos, 49,16% dos votos válidos. Já Queiroga obteve 90.840 votos, 21,77%.

“A vitória é realidade e vamos virar”, afirmou Gilberto.

Confira:

Continue Lendo