Nos acompanhe

Paraíba

MPPB e Municípios de Logradouro e Borborema celebram TAC sobre festividades juninas

Publicado

em

A Promotoria de Justiça de Bananeiras celebrou mais dois termos de ajustamento de conduta (TAC) em virtude da realização das festividades juninas e com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas de segurança nos eventos. Os TACs propostos pela promotora de Justiça Airles Kátia Borges Rameh de Souza foram assinados, na semana passada, pelos prefeitos e procuradores dos municípios de Logradouro e Borborema.

Em relação à festa “São João de Todos”, que começa nesta quarta-feira (15/06) e continua até domingo (18/06), no município de Logradouro, a promotora de Justiça instaurou o Procedimento 059.2023.001041, tendo ficado estabelecido no TAC, que os shows na cidade deverão ser encerrados, nos dias 15 e 16 de junho, às 0h30min, com tolerância de 30 minutos e, nos dias 17 e 18, às 3h da madrugada do dia seguinte, impreterivelmente.

Já em relação à festa “São João Vespertino”, que será promovida pelo Município de Borborema, no período de 22 a 25 de junho, a promotora de Justiça instaurou o Procedimento 059.2023.001037, ficando estabelecido no TAC que os shows deverão ser encerrados às 22h30, com tolerância de 30 minutos.

O TAC também traz medidas que deverão ser adotadas em relação à segurança do evento (o que inclui questões como prevenção e combate a incêndio e pânico e funcionamento de parques de diversão, por exemplo); à proteção de crianças e adolescentes (funcionamento do Conselho Tutelar e proibição do fornecimento e venda de bebida alcoólica etc); à prestação de serviço de saúde para casos de emergência; aos cuidados para não emissão de poluição sonora e à higiene dos locais.

Sobre a prática de possível crime ambiental de poluição sonora, tanto em relação aos veículos “paredões” como em relação às residências com sons em níveis desconformes com as normas ambientais, a Promotoria orienta a Polícia Militar a proceder a devida aferição do som com instrumento “decibelímetro”, recomendando, ainda, consignar em relatório o nome de, no mínimo, duas testemunhas para auxílio no procedimento investigativo para fins de responsabilização dos infratores.

Em caso de descumprimento das obrigações assumidas, será aplicada multa cominatória diária aos Municípios compromissários no valor de R$ 3 mil, corrigido monetariamente, até o efetivo cumprimento das obrigações. O valor da multa será recolhido ao Fundo Especial de Proteção de Bens, Valores e Interesses Difusos da Paraíba (FDD-PB).

A promotora também celebrou TAC com o Município de Bananeiras, a empresa Meadow Entretenimento, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros com medidas a serem adotadas para garantir a segurança do São João 2023 (saiba mais).

Confira os compromissos assumidos pelos gestores para garantir a segurança no São João dos municípios:

1. Providenciar a devida inspeção das instalações de camarotes, palcos, parques de diversão e outros, pelo Batalhão de Bombeiro Militar competente, com emissão de relatório para a concessão do respectivo alvará de autorização ao funcionamento, tudo com observância à prevenção de incêndio, desabamento e outros. Os Municípios deverão seguir, rigorosamente, todas as orientações dadas pelos Bombeiros, solicitando ao Batalhão que sejam adotadas as medidas cabíveis para que exista, no local do evento, uma unidade mista de combate a incêndio e primeiros socorros, durante a realização de toda a festa;

2. Manter, no local de realização da festa, uma equipe formada por um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e uma ambulância com condutor para o atendimento de urgência à população. A equipe deverá permanecer de plantão do início ao término de cada evento;

3. Acionar o atendimento médico de urgência do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), no decorrer da realização de cada evento e em caso de necessidade;

4. Solicitar que a sede do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente permaneça aberta, em regime de plantão, com a presença dos membros escalados para atuarem durante todo o decorrer do evento;

5. Providenciar local adequado, em ponto estratégico, para posicionar as polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e a equipe médica com ambulância. Eles deverão permanecer durante toda a duração do evento, para o atendimento à população;

6. Garantir a presença de uma equipe de limpeza no local das festas, em regime de plantão, onde deverá permanecer durante todo o decorrer da festa, para o que se fizer necessário;

7. Garantir a boa sinalização das saídas de emergências do local do evento e que, a cada troca da banda musical, seja informado pelo locutor do palco onde se encontram tais saídas;

8. Orientar os responsáveis pelo funcionamento dos parques de diversões, brinquedos, jogos e outras atividades congêneres, sobre o uso de instrumentos sonoros, que deverão ser utilizados, no decorrer do desempenho das atividades no local, de forma que não provoquem emissão sonora ou propagação de ruídos em níveis superiores aos estabelecidos em lei, e, ainda, sobre as idades permitidas ao acesso dos parques, brinquedos e jogos em geral;

9. Proibir a venda e o consumo de bebidas em recipientes e copos de vidro durante a realização do evento, e, ainda, a presença de ambulantes que façam uso de qualquer fonte de energia para cozinhar e preparar comidas em local de significativa concentração de pessoas, devendo ser fixado pelos Municípios o local adequado para o desempenho de tais atividades;

10. Oficiar ao comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar da Paraíba, solicitando a atuação da Polícia Militar para coibir a venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, bem como o uso de carro de som (paredão), ou o uso de implementos acústicos/som que alterem as características dos veículos, com vistas a impedir a prática de poluição sonora e/ou perturbação do sossego alheio, devendo os Municípios, através da imprensa, divulgar as mencionadas proibições.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac pede revisão urgente da resolução 252 do Conanda durante reunião do Fonacriad

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida ” (Fundac), Flavio Moreira, pediu revisão urgente da Resolução N° 252 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, durante a III Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (FONACRIAD), em Cuiabá.

De acordo com Flavio Moreira, apesar de mais de 80% das orientações já serem seguidas na Paraíba, a resolução não traduz a realidade das dificuldades vivenciadas na prática dentro das unidades socioeducativas dos estados brasileiros, especialmente em relação aos procedimentos de segurança, manifestando assim, enorme preocupação com as consequências das limitações de ação que estão previstas na norma, além de que os gestores estaduais não participaram da discussão e entendem necessário serem ouvidos, para que possam apresentar o ponto de vista de quem opera o sistema.

Continue Lendo

Paraíba

Após novo atentado: Audiência para interrogatório de ex-primeira-dama da PB acontecerá nesta 2ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça confirmou esta segunda-feira (18/11) como nova data para realização do interrogatório da ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Monique Cardoso Bório.

A primeira data, 14 de novembro de 2024, foi remarcada por ocasião do novo atentado a bomba registrado na noite da quarta-feira (13/11), na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Pâmela Bório será ouvida em uma Audiência de Instrução a partir das 09h. Na mesma ocasião também serão ouvidas testemunhas que, por ventura, tenham sido arroladas pela defesa da ré.

REDESIGNO para o dia 18/11/2024 a realização da AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO desta Ação Penal, inicialmente designada para 14/11/2024, a ser realizada por videoconferência e presidida pelo Juiz Auxiliar deste Gabinete, André Salomon Tudisco“, diz o documento.

Clique aqui e confira a íntegra do Despacho divulgado em 14/11/2024 e publicado nesta segunda, 18/11/2024.

O caso

O interrogatório se dará porque a ex-primeira-dama passou a condição de ré por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, movimentação, que resultou na depredação dos prédios dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e, de acordo com as investigações, visava um golpe de Estado para impedir que o presidente Lula (PT), eleito em 2022, governasse.

Pâmela é acusada de, pelo menos, sete práticas irregulares, entre elas, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.

A denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República imputa a prática das condutas descritas no art. 288, parágrafo único (associação criminosa armada), no art. 359-L (tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito), no art. 359-M (golpe de Estado), no art. 163, parágrafo único, I, III e IV (dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima), todos do Código Penal, e no art. 62, I, da Lei n. 9.605/1998 (deterioração de patrimônio tombado), observadas as regras do art. 29, caput (concurso de pessoas) e do art. 69, caput (concurso material), ambos do Código Penal“, diz o Despacho.

Pâmela Bório participou dos atos bolsonaristas/extremistas registrados no Distrito Federal, em Brasília, no domingo (08/01/2023), que resultou em vandalismo e depredação das sedes dos Três Poderes.

Na ocasião, a própria Pâmela fez diversas postagens em sua rede social mostrando participação ativa no protesto, inclusive xingando integrantes das Forças Armadas de “covardes”.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 890 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (18/11), 894 vagas de emprego em 11 cidades do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 299, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux e Guarabira.

O maior número de vagas em João Pessoa é para os cargos de ajudante de carga e descarga de mercadoria (20), carpinteiro, estoquista, mecânico de motocicleta, operador de caixa, pedreiro, vendedor interno e servente de pedreiro (10 para cada função). Além dessas, há vagas para motorista de ônibus rodoviário (6), atendente de lojas, atendente de bar, cumim, carregador, embalador e recepcionista de mercadorias (5 para cada cargo), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 147 vagas, com destaque para carregador e descarregador de caminhões, ajudante de obras (9), empacotador e vendedor porta a porta (8 vagas cada). Também há oportunidades para consultor de vendas, repositor de mercadorias (6 vagas cada), auxiliar de cozinha, garçom e açougueiro (4 vagas cada) e outras em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão ofertadas 166 vagas de emprego, entre elas ajudante de carga e descarga de mercadoria, eletricista de veículos automotores (30 vagas cada), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (15), operador de caixa (18), repositor em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 33 vagas distribuídas em várias funções: servente de obras, encanador, vendedor de comércio varejista e costureiro (5 vagas para cada função), conferente de carga e descarga de mercadoria, técnico de refrigeração – instalação e auxiliar de linha de produção (duas vagas cada), soldador, auxiliar de seguros, auxiliar de logística, auxiliar de linha de produção, atendente de telemarketing, ajudante de carga e descarga de mercadoria e motorista de caminhão (uma vaga cada).

No Sine-PB de Cabedelo, as 11 vagas contemplam funções como ferreiro armador na construção civil, atendente balconista e carpinteiro (duas vagas para cada função), cozinheiro geral, embalador e vendedor de serviços (1 vaga para cada). Em São Bento, serão 19 vagas – ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), operador de máquinas fixas em geral (4), entre outras vagas.

Em Guarabira, o Sine-PB traz 149 vagas para diversas funções tais como: costureira em geral (40), ajudante de carga e descarga de mercadoria e operador de caixa, atendente de padaria (15), auxiliar de estoque (10), fiscal de loja (6), açougueiro (5) e conferente de faturas e notas fiscais (3).

Em Bayeux, são 11 vagas – quatro para auxiliar de logística, vendedor interno (3), gerente comercial, encarregado de estoque, assistente de vendas e balconista (1 vaga para cada). Em Sapé, serão sete vagas para vendedor pracista e vendedor interno (2 vagas para cada função), ajudante de cozinha, cozinheiro de restaurante e motorista entregador (1 vaga cada).

No município de Conde, serão 48 vagas – ajudante de carga e descarga de mercadoria (40), empregado doméstico nos serviços gerais (6) e para supervisor de logística (2). Em Mamanguape, serão ofertadas quatro vagas – supervisor de operações de logísticas, retificador de motores de veículos, garçom e auxiliar de fabricação na indústria de artefatos de cimento (1 vaga cada cargo).

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo