Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena autoriza obras de reestruturação da USF Bairro das Indústrias I e II

Publicado

em

A saúde foi mais uma área de gestão contemplada na agenda do programa Prefeitura no Meu Bairro, que está na região do Bairro das Indústrias nesta quarta-feira (7). No final da manhã, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra autorizaram as obras de reestruturação da Unidade de Saúde da Família Bairro das Indústrias I e II.

“Quando assumimos a Prefeitura de João Pessoa, determinamos que encararíamos os problemas dessa cidade por maior que eles fossem. O simbolismo da ordem de serviço nesta unidade é muito grande. Queremos acabar com as áreas descobertas em Atenção Básica e até o final deste ano vamos criar 40 novas equipes do programa Saúde da Família”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que, quando atuou como vereador, visitou a unidade e batalhou muito pela reforma. “Quantas vezes solicitei à gestão anterior uma atenção maior aos bairros, pois o Bairro das Indústrias era abandonado. Vamos reformar todas as Unidades de Saúde da Família de João Pessoa”, declarou.

A unidade vai receber recuperação da coberta, revitalização da fachada, pintura, instalação de cerâmica, revisão elétrica e hidráulica, troca de luminárias e esquadrias, climatização, manutenção externa e paisagismo. O padrão é o mesmo das outras 30 unidades reestruturadas em toda a cidade.

O secretário municipal da Saúde, Luis Ferreira, disse que com a superação da pandemia a gestão pôde se voltar para a atenção em Saúde como um todo. “O cenário era devastador. Todos os prédios sucateados, sem condições mínimas de atendimento e o prefeito traçou como meta reformar todas as unidades. Essa meta será alcançada com certeza”, observou.

O prefeito aproveitou o dia para visitar alguns moradores do bairro que passaram por atendimento de saúde, como exames e cirurgias. Foi o caso da vendedora Maria José Araújo, que passou por uma erneoplastia no Hospital Municipal Santa Isabel. “Fui muito bem atendida e hoje estou muito bem, graças a Deus”, comemorou.

Educação – Durante a manhã, o prefeito Cícero Lucena ainda vistoriou as obras de reestruturação da Escola Municipal Cantalice Leite, uma das 60 unidades de ensino que estão sendo reformadas pela gestão. A unidade conta com mais de 600 alunos que vão poder contar com o novo padrão estrutural da Educação Municipal, além da tecnologia por meio das salas Google e dos espaços maker.

Agenda – Durante toda essa quarta-feira o prefeito Cícero Lucena, o vice-prefeito Leo Bezerra e secretários da gestão municipal participam de agenda especial focada no Bairro das Indústrias e nos bairros adjacentes: Distrito Industrial, Mumbaba e Jardim Veneza. O prefeito já inaugurou oito ruas pavimentadas e urbanizadas e ainda vai entregar a pavimentação em asfalto da Avenida das Indústrias.

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos do Quinto Constitucional declaram apoio a Harrison Targino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Doze advogados candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJPB), pelo Quinto Constitucional, declararam, nesta segunda-feira (11), apoio a Harrison Targino, candidato à reeleição como presidente da OAB da Paraíba.

Declaram apoio a Harrison e Janny Milanês, Romulo Palitot, Luiz Pereira, Douglas Beltrão, Fidelis, Chica Leite, Saulo Medeiros, Valdomiro Figueiredo, Nevita Luna, Claudecy Soares, Janayna Nunes, Cristina Alves Moreira e Thiago Leite.

“Fiquei muito feliz com essa confiança depositada em mim por estes advogados e advogadas que tão bem representaram a advocacia na disputa do Quinto Constitucional. Isso só aumenta a nossa responsabilidade de continuar trabalhando e atuando em defesa da nossa classe e pelo fortalecimento da nossa Ordem”, disse Harrison Targino.

A disputa pela vaga de desembargador contou pela primeira vez com a paridade de gênero para a formação da lista sêxtupla ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), oriundo do Quinto Constitucional. Harrison encabeçou essa luta e foi autor da resolução que estabeleceu o critério para a formação da lista com três homens e três mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

‘Operação Integridade’: Corregedoria da DPE divulga Nota Oficial sobre investigações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ sobre a ‘Operação Integridade’, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Polícia Civil e com o apoio da Polícia Militar, na segunda-feira (11/11), com objetivo de apurar possível desvio de finalidade na Defensoria Pública e em outras organizações.

As investigações apontam para indícios de que essas instituições estejam captando indevidamente clientes, em violação ao princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Gaeco, PC e PM investigam uso indevido da Defensoria Pública na PB e judicialização fraudulenta

Na ‘Nota’, a DPE informou que já abriu um procedimento administrativo para afastar temporariamente do cargo o defensor público da comarca de Guarabira que está sendo investigado.

A apuração será realizada com todo o rigor que a lei exige, incluindo o afastamento temporário do cargo durante as investigações”, garantiu o corregedor geral da DPE-PB, Coriolano Sá.

Clique aqui e confira a íntegra da ‘Nota Oficial’

Continue Lendo

Paraíba

PMJP inicia trâmites legais para instituição da ‘Política Municipal sobre Mudanças do Clima’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante a Sessão desta terça-feira (12/11), deu parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 2296/2024, que institui a Política Municipal sobre Mudanças do Clima de João Pessoa (PMMCJP).

A CCJ também aprovou o Sistema Integrado de Mudanças do Clima do Município de João Pessoa (SIMCJP), com vistas à implementação das ações que garantem o cumprimento dos princípios, definições, diretrizes e gestão estratégica.

Na mesma Sessão, também foram aprovados pela CCJ os PLOs 2274/2024 e 2290/2024, com realocação de dotações orçamentárias nos valores de R$ 90 mil e R$ 9 milhões, destinados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania e à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, respectivamente.

Estes quatro projetos aprovados são de autoria do Executivo Municipal.

Matérias de autoria dos vereadores também receberam pareceres favoráveis nesta terça: o PLO 2262/2024, do Coronel Sobreira (Novo), que institui a Cartilha Municipal de Direitos e Orientações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será desenvolvida pelo Poder Executivo, em parceria com organizações da sociedade civil e profissionais especializados no atendimento às pessoas portadoras do TEA; o PLO 2277/2024, do presidente da Casa, Dinho (PSD), reconhecendo como de Utilidade Pública o Grupo de Integração e Valorização a Vida Humana (GIVIM); e o PLO 2288/2024, de Durval Ferreira, dando nome de Rua Maria de Lourdes Gadelha de Lima a uma artéria ainda sem denominação oficial.

Continue Lendo